“Surpreendente!” é um título perfeito para esse livro, apesar de já ter ouvido falar muito do talento de Maurício Gomyde não imaginava que iria curti tanto por ser o primeiro livro que leio dele.
No livro conhecemos Pedro Diniz, um jovem de apenas 25 anos que acabou de sair da faculdade e seu sonho é ganhar o “Cacau de Ouro” (grande prêmio do cinema brasileiro). Ele trabalha no últmo cineclube da cidade de São Paulo e em uma locadora na periferia. Pedro acredita que pode melhorar o mundo usando o cinema, e em ambos lugares ele indica clássicos para pessoas que nunca ouviram falar nesse tipo de filme. Além de indicar os filmes, ele sempre faz uma explanação sobre o filme para que a pessoa entenda melhor a moral da história. Nem sempre dá muito certo, mas nem isso é motivo para desanimar nosso heroí. Ele tem certeza que o filme que tem planejado entre um emprego e outro, o fará ganhar o prêmio tão sonhado. Na adolescência, ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego, mas por um milagre divino a doença parou de evoluir deixando Pedro com alguma visão. A maioria das pessoas já considera ele cego, mas só ele sabe o valor daquela pouca visão. Afinal, sem essa pouca visão ele não consegueria execer a profissão que tanto ama.
“O problema estacionara em 70% de visão central no olho direito e 73% no esquerdo. Ele passou até mesmo a sentir orgulho por fazer parte de um time mutante, capaz de desafiar a lógica muitas vezes irrefultável da medicina”. Pág: 22
Ele acabou de terminar um relacionamento de anos, o qual ainda não superou definitivamente, mas seu amigo Fit não o deixa desanimar. No andar a cima de onde funciona o cineclube existe um bar, no local trabalha Mayla como garçonete. Ela é uma das poucas pessoas que torcem para que o cineclube continue funcionando.
Um belo dia Pedro esta passando um dos últimos filmes do cineclube e observa que uma garçonete não para de aparecer e ver um pouco do filme e depois some de novo. Ao falar com a nova garçonete alguma coisa muda no coração de Pedro, ele simplesmente fica encantado com ruiva “respondona”. Com isso ele resolve investir na tentativa de conquista Cristal, pois esta cada dia mais encantado com física nuclear. Sim, não estou louca, ela é física nuclear! Rsrs
“- Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?” Pág: 49.
Como nem tudo são flores na vida de ninguém, ocorre uma série de fatos que levam Pedro a viajar para gravar seu filme. Ele pede ajuda de Fit para conseguir o material necessário para realizar a gravação, é claro que seu amigo ajuda, mas resolve ir junto e ainda levar Mayla e Cristal. Com isso eles colocam o pé na estrada a caminho da casa da vó de Pedro em de Pirenópolis, com o super opala do tio de Fit.
“ - Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos.” Pág: 146.
Nessa viagem muitas aventuras são vividas e lições de vida aprendidas, e isso tudo é documentado para o novo filme. Da viagem só posso dizer que é impossível não se divertir e emocionar.
Pedro e seus amigos são aquele tipo de personagens que qualquer um ficaria feliz de ter como amigo. Afinal, que não curti companhia de pessoas do “bem”?
Super indico, pois além de uma linda lição de vida o livro transmite esperança!!