Pular para o conteúdo principal

Surpreendente! - Resenha

Oi Povo, tudo bem?
“Surpreendente!” é um título perfeito para esse livro, apesar de já ter ouvido falar muito do talento de Maurício Gomyde não imaginava que iria curti tanto por ser o primeiro livro que leio dele.

No livro conhecemos Pedro Diniz, um jovem de apenas 25 anos que acabou de sair da faculdade e seu sonho é ganhar o “Cacau de Ouro” (grande prêmio do cinema brasileiro). Ele trabalha no últmo cineclube da cidade de São Paulo e em uma locadora na periferia. Pedro acredita que pode melhorar o mundo usando o cinema, e em ambos lugares ele indica clássicos para pessoas que nunca ouviram falar nesse tipo de filme. Além de indicar os filmes, ele sempre faz uma explanação sobre o filme para que a pessoa entenda melhor a moral da história. Nem sempre dá muito certo,  mas nem isso é motivo para desanimar nosso heroí. Ele tem certeza que o filme que tem planejado entre um emprego e outro, o fará ganhar o prêmio tão sonhado. Na adolescência, ele foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego, mas por um milagre divino a doença parou de evoluir deixando Pedro com alguma visão. A maioria das pessoas já considera ele cego, mas só ele sabe o valor daquela pouca visão. Afinal, sem essa pouca visão ele não consegueria execer a profissão que tanto ama.

“O problema estacionara em 70% de visão central no olho direito e 73% no esquerdo. Ele passou até mesmo a sentir orgulho por fazer parte de um time mutante, capaz de desafiar a lógica muitas vezes irrefultável da medicina”. Pág: 22
Ele acabou de terminar um relacionamento de anos, o qual ainda não superou definitivamente, mas seu amigo Fit não o deixa desanimar. No andar a cima de onde funciona o cineclube existe um bar, no local trabalha Mayla como garçonete. Ela é uma das poucas pessoas que torcem para que o cineclube continue funcionando.
Um belo dia Pedro esta passando um dos últimos filmes do cineclube e observa que uma garçonete não para de aparecer e ver um pouco do filme e depois some de novo. Ao falar com a nova garçonete alguma coisa muda no coração de Pedro, ele simplesmente fica encantado com ruiva “respondona”. Com isso ele resolve investir na tentativa de conquista Cristal, pois esta cada dia mais encantado com física nuclear. Sim, não estou louca, ela é física nuclear! Rsrs

“- Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?” Pág: 49.
Como nem tudo são flores na vida de ninguém, ocorre uma série de fatos que levam Pedro a viajar para gravar seu filme. Ele pede ajuda de Fit para conseguir o material necessário para realizar a gravação, é claro que seu amigo ajuda, mas resolve ir junto e ainda levar Mayla e Cristal. Com isso eles colocam o pé na estrada a caminho da casa da vó de Pedro em de Pirenópolis, com o super opala do tio de Fit.

“ - Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos.” Pág: 146.
Nessa viagem muitas aventuras são vividas e lições de vida aprendidas, e isso tudo é documentado para o novo filme. Da viagem só posso dizer que é impossível não se divertir e emocionar.
Pedro e seus amigos são aquele tipo de personagens que qualquer um ficaria feliz de ter como amigo. Afinal, que não curti companhia de pessoas do “bem”?

Super indico, pois além de uma linda lição de vida o livro transmite esperança!!

Avaliação:

Ficha Técnica
Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 272

Comentários

  1. Ainda não li nada do Maurício, mas estou aguardando a chegada de alguns livros dele, mas surpreendente não tá no "monte" que está chegando. No entanto ainda pretendo lê-lo. Já li várias resenhas sobre ele, o que me deixa bem mais curiosa, acho até que já sei a história toda mesmo sem ler. rsrs. O enredo parece ser bem "pé no chão", sem invenções loucas e nem mesmo clichês. Não vejo a hora de ler.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Iris.
    Gostei da resenha, mas até o momento não tinha despertado curiosidade para conferir a história. Mas vou deixar anotada a dica para caso aparecer uma oportunidade eu possa ler.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Saudações literárias! Adorei esse livro, li ele e pretendo reler, é simplesmente perfeito! O livro é maravilhoso e o autor é super gente fina, sempre interagindo com os leitores. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Estou com muita vontade de ler esse livro, eu queria muito conhecer uma história com deficiência visual, também já gostei da ruiva. Dica anotada o/

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, não conhecia o livro e fico feliz que tenha gostado. O livro parece ser uma leitura bem leve e rápida até, mas confesso que não despertou a minha curiosidade.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho ouvido muitos elogios a esse autor e, claro, já estou muito curiosa para ler os seus livros. Acho que começarei por este, pois se além de divertido ele no transmite uma lição de vida e passa uma mensagem de esperança, acho que é tudo o que preciso nesse momento. Gostei muito da sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  7. Nossa, é bem fininho mesmo! Tão bom saber que de fato o livro é surpreendente. Li os primeiros livros do Maurício, quando ainda estava iniciando sua carreira, e a escrita ainda deixava um pouquinho a desejar. Fico feliz em saber que ele cresceu como autor também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro chama muita atenção com sua sinopse. Eu ainda não tive oportunidade de ler, mas tenho visto muitas resenhas positivas sobre ele. E estou com muita vontade de colocá-lo na estante.
    Quero conhecer Pedro e seus amigos, aprender e me emocionar.
    Sua resenha está ótima.
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Mais uma resenha maravilhosa para esse livro! Ainda não tive oportunidade de ler, mas com certeza eu ia adorar o Pedro, uma pessoa super do bem!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, iris.
    Eu só li um livro do autor até agora e foi o que bastou para eu me interessar em ler os outros. Ele escreve muito bem. E acho que ele gosta de cinema porque o livro que eu li a história também falava sobre isso hehe. Assim que der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Não li nada do autor ainda, mas quero comprar esse livro e assim que possível, lê-lo.

    Beijos,
    Leia a resenha de "O filtro dos sonhos"

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha Íris! Estou ansiosa para ler Surpreendente! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Adoro a simplicidade desta capa, e a sinopse me atrai bastante. Amei a resenha, passou toda a beleza que o livro deve possuir. Achei a história bem cativante e bonita e com certeza está na minha lista. Espero ler em breve. Fico mais feliz ainda por ser nacional.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Iris!! Gostei muito da sua resenha. Não conhecia a obra tão a fundo, já vi divulgações e comentários mas nunca havia parado para ler uma resenha.
    Me surpreendi!!
    Mais um para a lista
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sou suspeita para falar porque amo a intrínseca. Acho que nenhum livro que eu li deles foi ruim. :)


    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Ola
    Nao conhecia o livro, mas pela sua resenha parece ser muito bom.
    Uma leitura leve e linear.
    Adorei o fato de existir uma personagem ruiva.
    Não gostei muito da capa, mas o nome é sugestivo.
    Ficara para uma futura leitura

    ResponderExcluir
  17. Eu já vi bastante esse livro por aí, mas não me atraiu. Parece ser um livro bem interessante, mas não entrara na minha lista de livros a ler por enquanto.

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que resenha incrível! Confesso que já peguei esse livro diversas vezes na livraria pra comprar, mas por algum motivo acabo deixando de lado e trazendo outras coisas! Dá próxima vez não vou pensar em nada e, com certeza, vou trazer o livro para ler, porque sua resenha me deixou muito animada para conhecer o livro do Maurício Gomide, sem contar que a edição é linda e eu amo azul! rs

    Bj
    Keyla - http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ele sempre estava em promoção nas lojas, nunca comprei por que não chamou minha atenção, mais agora com a sua resenha, achei interessante 👏👏👏👏parabéns linda pelo belo trabalho 😚😚😚😚

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Indomável - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Indomável", último livro da trilogia "Damas Rebeldes", da autora Julia Quinn, lançado pela Editora Arqueiro. Finalmente cheguei no livro de William Dunford! HAHHAA. Ele aparece nos livros anteriores " Esplêndida " e " Brilhante ", e deixa nós leitores apaixonados e doidos para conhecer ainda mais esse personagem libertino tão charmoso! HAHAHA. Ele fica completamente chocado quando descobre que herdou um título e uma propriedade na Cornualha. Dunford, viaja imediatamente para conhecer a propriedade que ele herdou, o que ele não imaginava é que encontraria uma mulher administrando a propriedade e que ela se tornaria sua responsabilidade junto a herança do título.  "Belle bateu palmas. Que fantástico! Dunford acabara de receber uma herança inesperada. Ela torcia para que fosse algo bom. Uma de suas amigas tinha acabado de herdar, a contragosto, 37 gatos. " Pág: 12. Henrietta Barrett, ou apenas Henry,

Fadas Literárias 1 Ano - Promoção

Oi Povo, tudo bem?? O " Fadas Literárias " está completando 1 ano, mês que vem, mas quem ganha o presente é você!!!! \o/ \o/ \o/ Para comemorar essa data super especial vamos sortear 3 super kits: Kit 1: - 1 Exemplar “O Mundo Imaginário de __” da Editora Intrínseca - 15 Marcadores diversos (13 diversos + 2 blog) - 1 Ecobag “Guerra Civil” da Novo Século Kit 2: - 1 Exemplar “As Cores do Entardecer” da Editora Novo Conceito - 15 Marcadores diversos (13 diversos + 2 blog) - 1  Capa de livro de pano Kit 3: - 1 Exemplar “Oníra” da Verus Editora Novo - 9 Marcadores diversos (7 diversos + 2 blog) - 1 Ecobag “Mochilão da Record” - 6 cards Como participo do sorteio? - Curta a fã page no Facebook. - Compartilhe a imagem oficial da promoção em modo público no Facebook. - Siga o blog no GFC (Lateral do blog na opção "Seguidores", basta clicar em “Participar deste site”). - Preencha o formulário no final desse post. Como faço para ter m