Pular para o conteúdo principal

Resenha - Caçador Em Fuga


É certo que ao ouvir o nome de George R. R. Martin, as pessoas logo mentalizem Game Of Thrones, mas o escritor também possui outras obras, como Caçador Em Fuga, sobre a qual falaremos hoje. Gardner Dozois e Daniel Abraham se juntaram a George para construir um livro que tem uma ideologia um tanto sci-fi, com alienígenas, tecnologias futuristas, colonização e uma raça humana um tanto afetada.
Finalmente isso tudo ficou pronto, após trinta anos! Vem comigo para entender mais sobre essa obra que vale adicionar na lista de leituras.

O livro começa contando sobre o estado de Ramón Espejo, um latino-americano que ao tentar fugir de algumas confusões que aprontou e tentar a sorte grande para se sair bem, acabou se metendo com uma raça alienígena, que agora o escravizou para que ele encontre um outro fugitivo que possui algumas informações valiosas sobre os aliens.
A primeira parte da narrativa é um pouco lenta e pode ficar até mesmo chata para quem não curte muito esse tipo de literatura, mas depois de certo ponto a história engrena na ação e flui de maneira bem mais fácil, até mesmo porque é curta, com apenas 304 páginas.

Eu não me arriscaria a caracterizar Caçador Em Fuga como um livro de ficção científica. Acredito que tenha faltado uma boa quantidade de características sci-fi na obra, ou, pelo menos, um melhor aprofundamento nela. Não basta colocar exploração do universo, naves e alienígenas pra dizer que é ficção científica. Existe toda uma necessidade de desdobrar os acontecimentos para que tenhamos um conteúdo inserido em sci-fi.

O humor do livro é um ponto positivo para a obra. Ramón é desbocado, instável, com personalidade e gênio forte. Então, quando é conectado a Maneck, que ainda não compreende sobre o comportamento humano, garante a diversão do leitor. Com certeza o leitor cairá na risada em alguns momentos de devaneios e implicâncias entre Ramón e o alien.
A narrativa não se aprofunda em muitos pontos, até mesmo porque precisa fechar todos eles em poucas páginas, então algumas coisas são superficiais e assumem o tom de naturalidade, fazendo com que o leitor aceite, sem explicações de como aconteceram ou surgiram. Porém é suficiente para criar um universo aceitável e consistente.

Podem me julgar, mas eu não gosto de Game Of Thrones, no entanto, resolvi dar uma outra chance a Martin e confesso que o cara ainda não conseguiu me convencer. Não sei se teria gostado do livro, caso Dozois e Abraham não estivessem junto.
Caçador Em Fuga é um bom livro para quem estiver procurando uma aventura ou uma leitura rápida, que mais parece um roteiro de filme.

Avaliação: Nota 4/5

Ficha Técnica:
Título: Caçador Em Fuga
Autores: George R. R. Martin / Gardner Dozois / Daniel Abraham
Editora: LeYa
Páginas: 304

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proteções Duvidosas - Resenha

 Oi Povo, tudo bem? “Proteções Duvidosas” segundo livro da série "Os órfãos de ST. James" da Lorraine Heath. Quem leu a resenha do primeiro livro, sabe o quanto amei, mas esse segundo se tornou um dos favoritos da vida!! Nesse livro vamos conhecer melhor Jack Dodger, quem leu o primeiro livro sabe que ele aprontou poucas e boas, também sabe que dos “meninos de Feagan”, ele talvez seja até o mais parecido com o velho Feagan, mesmo não sendo filho dele. Jack, passou por tanta coisa e descobrimos tantas coisas no decorrer do enredo que posso afirmar que o Jack que conhecemos no primeiro capítulo é completamente diferente do personagem que encontramos no último capítulo.  Do outro lado conhecemos Olivia Stanford, a lady que foi criada para ser perfeita e obediente, e infelizmente ela sempre foi obediente, primeiro ao pai e depois ao marido, Conde Lovingdon. Ela não era feliz, mas criar o pequeno Henry, enchia seu coração de grandes momentos felizes.   A vida de...

Pactos Ousados - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Tem bastante tempo que não escrevo uma resenha, ser mãe é algo que ocupa muito tempo! Haha. Porém, aos poucos estou voltando aos hábitos que sempre fizeram sentido na minha vida, ler e resenhar sobre os livros foi algo que sempre me moveu para um lugar que amo. Para voltar com chave de ouro escolhi “Pactos Ousados” primeiro livro da série "Os órfãos de ST. James" da Lorraine Heath, autora que sou fã de carteirinha.  Já havia comentado anteriormente, mas a edição de luxo desse livro está simplesmente maravilhosa! Parabéns à editora Harlequin por todo o cuidado.  Mas, voltando a “Pactos Ousados” nele conhecemos o Luke ou conde Claybourne ou melhor conde Diabo como é popularmente conhecido! Hahaha. Ele vive entre dois mundos, o primeiro é o da sociedade Londrina, que ele evita ao máximo se integrar. E o segundo, onde convive com os seus amigos, mas conhecidos com os meninos de Feagan, que viveram junto com ele os maiores perrengues da sua infância. Luke, não é...