Pular para o conteúdo principal

Resenha - Caçador Em Fuga


É certo que ao ouvir o nome de George R. R. Martin, as pessoas logo mentalizem Game Of Thrones, mas o escritor também possui outras obras, como Caçador Em Fuga, sobre a qual falaremos hoje. Gardner Dozois e Daniel Abraham se juntaram a George para construir um livro que tem uma ideologia um tanto sci-fi, com alienígenas, tecnologias futuristas, colonização e uma raça humana um tanto afetada.
Finalmente isso tudo ficou pronto, após trinta anos! Vem comigo para entender mais sobre essa obra que vale adicionar na lista de leituras.

O livro começa contando sobre o estado de Ramón Espejo, um latino-americano que ao tentar fugir de algumas confusões que aprontou e tentar a sorte grande para se sair bem, acabou se metendo com uma raça alienígena, que agora o escravizou para que ele encontre um outro fugitivo que possui algumas informações valiosas sobre os aliens.
A primeira parte da narrativa é um pouco lenta e pode ficar até mesmo chata para quem não curte muito esse tipo de literatura, mas depois de certo ponto a história engrena na ação e flui de maneira bem mais fácil, até mesmo porque é curta, com apenas 304 páginas.

Eu não me arriscaria a caracterizar Caçador Em Fuga como um livro de ficção científica. Acredito que tenha faltado uma boa quantidade de características sci-fi na obra, ou, pelo menos, um melhor aprofundamento nela. Não basta colocar exploração do universo, naves e alienígenas pra dizer que é ficção científica. Existe toda uma necessidade de desdobrar os acontecimentos para que tenhamos um conteúdo inserido em sci-fi.

O humor do livro é um ponto positivo para a obra. Ramón é desbocado, instável, com personalidade e gênio forte. Então, quando é conectado a Maneck, que ainda não compreende sobre o comportamento humano, garante a diversão do leitor. Com certeza o leitor cairá na risada em alguns momentos de devaneios e implicâncias entre Ramón e o alien.
A narrativa não se aprofunda em muitos pontos, até mesmo porque precisa fechar todos eles em poucas páginas, então algumas coisas são superficiais e assumem o tom de naturalidade, fazendo com que o leitor aceite, sem explicações de como aconteceram ou surgiram. Porém é suficiente para criar um universo aceitável e consistente.

Podem me julgar, mas eu não gosto de Game Of Thrones, no entanto, resolvi dar uma outra chance a Martin e confesso que o cara ainda não conseguiu me convencer. Não sei se teria gostado do livro, caso Dozois e Abraham não estivessem junto.
Caçador Em Fuga é um bom livro para quem estiver procurando uma aventura ou uma leitura rápida, que mais parece um roteiro de filme.

Avaliação: Nota 4/5

Ficha Técnica:
Título: Caçador Em Fuga
Autores: George R. R. Martin / Gardner Dozois / Daniel Abraham
Editora: LeYa
Páginas: 304

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Fada - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de um livro que mais uma vez tem haver com o nome do blog! Rsrs “A Fada” é o livro que fez Carolina Munhóz ser eleita como melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro. Durante o bate papo na bienal do livro desse ano, Carol explicou que estava passando por um momento muito ruim quando teve um sonho com uma fada e depois disso ela começou a escrever o livro. Detalhe o livro foi escrito quando Carol tinha apenas 16 anos. Melanie Aine é uma menina caseira, que não é muito popular no colégio e vive uma vida solitária. Ela mora com seus pais numa mansão e nunca comemorou um aniversário, mas seus pais resolveram fazer uma festa surpresa para comemorar seus 18 anos. Como ela não tem muitos amigos, na festa só tem de convidados seus amigos Olinda e Vicento. O pai de Mel lhe dá um livro super grosso e antigo de presente, como ama ler, ela fica super feliz e vai dormir com uma sensação boa. “Recebi um livro grosso, marrom, mui...

Ligeiramente Escandalosos - Resenha

Oi Povo, tudo bem? “Ligeiramente Escandalosos” é o terceiro livro da série “Os Bedwyns” da autora Mary Balogh publicada pela Editora Arqueiro. Sou completamente apaixonada por romances de época, então teremos muitas resenhas!! Rsrs Para saber maiores informações dos livros basta clicar no nome do livro: Ligeiramente Casados e Ligeiramente Maliciosos . O livro começa com Freyja no caminho da cidade de Bath a convite de sua amiga Charllote. Ela só aceitou o convite de passar essa temporada numa cidade tão sem graça, para fugir das comemorações do nascimento do primeiro filho de seu amor Kit, com sua esposa perfeita Lauren. Afinal, aquele filho deveria ser dela e não de outra. Na metade do caminho ela se vê obrigada a parar numa estalagem que seu irmão Wulfric não aprovaria para sua estadia, pois é de baixo nível. O quarto da estalagem não tem tranca na porta e pelo bons costumes a empregada de Freyja deverá dormir com ela. Mas, ela é uma mulher livre e não se permitirá ficar ass...