28 de julho de 2017

Resenha - Caçador Em Fuga


É certo que ao ouvir o nome de George R. R. Martin, as pessoas logo mentalizem Game Of Thrones, mas o escritor também possui outras obras, como Caçador Em Fuga, sobre a qual falaremos hoje. Gardner Dozois e Daniel Abraham se juntaram a George para construir um livro que tem uma ideologia um tanto sci-fi, com alienígenas, tecnologias futuristas, colonização e uma raça humana um tanto afetada.
Finalmente isso tudo ficou pronto, após trinta anos! Vem comigo para entender mais sobre essa obra que vale adicionar na lista de leituras.

O livro começa contando sobre o estado de Ramón Espejo, um latino-americano que ao tentar fugir de algumas confusões que aprontou e tentar a sorte grande para se sair bem, acabou se metendo com uma raça alienígena, que agora o escravizou para que ele encontre um outro fugitivo que possui algumas informações valiosas sobre os aliens.
A primeira parte da narrativa é um pouco lenta e pode ficar até mesmo chata para quem não curte muito esse tipo de literatura, mas depois de certo ponto a história engrena na ação e flui de maneira bem mais fácil, até mesmo porque é curta, com apenas 304 páginas.

Eu não me arriscaria a caracterizar Caçador Em Fuga como um livro de ficção científica. Acredito que tenha faltado uma boa quantidade de características sci-fi na obra, ou, pelo menos, um melhor aprofundamento nela. Não basta colocar exploração do universo, naves e alienígenas pra dizer que é ficção científica. Existe toda uma necessidade de desdobrar os acontecimentos para que tenhamos um conteúdo inserido em sci-fi.

O humor do livro é um ponto positivo para a obra. Ramón é desbocado, instável, com personalidade e gênio forte. Então, quando é conectado a Maneck, que ainda não compreende sobre o comportamento humano, garante a diversão do leitor. Com certeza o leitor cairá na risada em alguns momentos de devaneios e implicâncias entre Ramón e o alien.
A narrativa não se aprofunda em muitos pontos, até mesmo porque precisa fechar todos eles em poucas páginas, então algumas coisas são superficiais e assumem o tom de naturalidade, fazendo com que o leitor aceite, sem explicações de como aconteceram ou surgiram. Porém é suficiente para criar um universo aceitável e consistente.

Podem me julgar, mas eu não gosto de Game Of Thrones, no entanto, resolvi dar uma outra chance a Martin e confesso que o cara ainda não conseguiu me convencer. Não sei se teria gostado do livro, caso Dozois e Abraham não estivessem junto.
Caçador Em Fuga é um bom livro para quem estiver procurando uma aventura ou uma leitura rápida, que mais parece um roteiro de filme.

Avaliação: Nota 4/5

Ficha Técnica:
Título: Caçador Em Fuga
Autores: George R. R. Martin / Gardner Dozois / Daniel Abraham
Editora: LeYa
Páginas: 304

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Se você: Cheira livros, se apaixona por personagens, sofre com eles como se fosse alguém da sua família, corre atrás de autógrafos, viaja para outro estado para participar da Bienal do Livro, adora um sebo, procura por eventos literários, entra na livraria para dar um livro de presente e sai com dois para você, então você está no lugar certo!