Oi Povo, tudo bem?
Hoje vamos falar do livro “Ventos de Mudanças”, primeiro livro da série “Mulheres Pioneiras", da autora Beverly Jenkins, lançado pela Editora Arqueiro. Ganhei essa lindeza de natal e tinha adicionado ele na lista quando vi um vídeo da Anastacia do Notas Literárias, falando super bem dele. Então, comecei a leitura com certeza que eu ficaria encantada com o enredo. Querido companheiro de blog, esse livro é um romance sim, mas também é uma verdadeira lição de vida.
O livro se passa no sul do Estados Unidos, na cidade de Nova Orleans, o cenário é completamente caótico, depois do final da guerra civil. Nesse momento extremamente conturbado, conhecemos a querida Valinda Lacy. Ela morava com sua família em Nova York, e se mudou provisoriamente para Nova Orleans com o objetivo de ajudar a comunidade de ex-escravizados por meio da educação. Como professora, ela acredita que pode mudar o destino de muitas pessoas.
“Retribuindo a acolhida com sorrisos e saudações, os alunos se acomodaram nos bancos de madeira rústica no fundo da sala e no chão de terra batida. Era um grupo com idades e gêneros variados, mas com uma coisa em comum: todos eram ex-escravizados que tinham sido libertados depois que o Sul se rendera. Agora queriam aprender a ler e a escrever, na esperança de um futuro melhor.” Pág:07.
Valinda consegue montar uma escola improvisada no celeiro, e apesar da situação não ser a melhor possível, ela está feliz por ter começado. O problema é que os supremacistas não suportam a ideia de ex-escravos aprendendo a ler e escrever, e com isso acabam destruindo a escola e atacando Valinda. Por sorte do destino nesse momento ela é socorrida pelo capitão Drake LeVeq.
“Olhando para a professora sentada em silêncio ao seu lado, desejou poder voltar no tempo e apagar o terror que vira em seus olhos castanhos ao se aproximar. O incidente não seria algo que ela esqueceria facilmente, e ele queria puni-los por isso também.” Pág: 27.
A família LeVeq é super conhecida e respeitada na cidade. Drake apesar de ter um tamanho de um urso, tem um coração enorme. Ele acredita firmemente que a cidade deve ser reconstruída, e principalmente que os ex-escravos devem ser tratados de maneira respeitosa, além de terem direito à educação. Quando ele socorre Valinda, fica extremamente encantando com a determinação e força de vontade dela. Afinal, depois do que passou é surpreendente, ela ter coragem de sair na rua e de continuar a dar aulas.
O romance de Drake e Valinda é extremamente fofo e não vou contar mais detalhes sobre isso, porém preciso comentar que eu queria fazer parte da família LeVeq. Eles são sensacionais. Outro ponto importante é que nesse livro conheci melhor uma parte da história dos Estados Unidos que é chocante e extremamente triste. O mais chocante é que, depois de tantos anos, o preconceito ainda existe e é combatido diariamente. Quando será que vamos conseguir mudar isso?!
Comentários
Postar um comentário