Pular para o conteúdo principal

Vento de Mudanças - Resenha

Oi Povo, tudo bem? 
Hoje vamos falar do livro “Ventos de Mudanças”, primeiro livro da série “Mulheres Pioneiras", da autora Beverly Jenkins, lançado pela Editora Arqueiro. Ganhei essa lindeza de natal e tinha adicionado ele na lista quando vi um vídeo da Anastacia do Notas Literárias, falando super bem dele. Então, comecei a leitura com certeza que eu ficaria encantada com o enredo. Querido companheiro de blog, esse livro é um romance sim, mas também é uma verdadeira lição de vida. 

O livro se passa no sul do Estados Unidos, na cidade de Nova Orleans, o cenário é completamente caótico, depois do final da guerra civil. Nesse momento extremamente conturbado, conhecemos a querida Valinda Lacy. Ela morava com sua família em Nova York, e se mudou provisoriamente para Nova Orleans com o objetivo de ajudar a comunidade de ex-escravizados por meio da educação. Como professora, ela acredita que pode mudar o destino de muitas pessoas. 

“Retribuindo a acolhida com sorrisos e saudações, os alunos se acomodaram nos bancos de madeira rústica no fundo da sala e no chão de terra batida. Era um grupo com idades e gêneros variados, mas com uma coisa em comum: todos eram ex-escravizados que tinham sido libertados depois que o Sul se rendera. Agora queriam aprender a ler e a escrever, na esperança de um futuro melhor.” Pág:07.

Valinda consegue montar uma escola improvisada no celeiro, e apesar da situação não ser a melhor possível, ela está feliz por ter começado. O problema é que os supremacistas não suportam a ideia de ex-escravos aprendendo a ler e escrever, e com isso acabam destruindo a escola e atacando Valinda. Por sorte do destino nesse momento ela é socorrida pelo capitão Drake LeVeq.  

“Olhando para a professora sentada em silêncio ao seu lado, desejou poder voltar no tempo e apagar o terror que vira em seus olhos castanhos ao se aproximar. O incidente não seria algo que ela esqueceria facilmente, e ele queria puni-los por isso também.” Pág: 27.

A família LeVeq é super conhecida e respeitada na cidade. Drake apesar de ter um tamanho de um urso, tem um coração enorme. Ele acredita firmemente que a cidade deve ser reconstruída, e principalmente que os ex-escravos devem ser tratados de maneira respeitosa, além de terem direito à educação. Quando ele socorre Valinda, fica extremamente encantando com a determinação e força de vontade dela. Afinal, depois do que passou é surpreendente, ela ter coragem de sair na rua e de continuar a dar aulas. 
O romance de Drake e Valinda é extremamente fofo e não vou contar mais detalhes sobre isso, porém preciso comentar que eu queria fazer parte da família LeVeq. Eles são sensacionais. Outro ponto importante é que nesse livro conheci melhor uma parte da história dos Estados Unidos que é chocante e extremamente triste. O mais chocante é que, depois de tantos anos, o preconceito ainda existe e é combatido diariamente. Quando será que vamos conseguir mudar isso?! 


Avaliação:


Ficha Técnica
 Título: Vento de Mudanças
Série: Mulheres Pioneiras #1
Autor: Beverly Jenkins
Páginas:240
Editora: Arqueiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Placas Tectônicas - HQ - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar do “Placas Tectônicas”, o exemplar foi cedido pela Editora Nemo, do grupo Autêntica, para um bate papo sobre HQ. Para saber maiores detalhes sobre o que rolou durante essa conversa, confira o nosso post . O que uma separação aos trinta e poucos anos representa para uma mulher?  Como lidar com o fim de um relacionamento? Como refazer seus planos de futuro?  Como criar sozinha uma filha?  Como se comportar em um novo relacionamento?  São esses exemplos que Margaux Motin nos mostra durante a leitura. A HQ é uma maneira que autora usou para “rir de si mesma”. Logo no começo acompanhamos quadrinhos de “casada X divorciada” e encontramos diversos exemplos de como o comportamento da mulher muda de acordo com seu status amoroso. Nada da vida da personagem saiu como planejado e ela precisa aprender a lidar com sua realidade que é ter trinta e poucos anos e estar divorciada, ser mãe solteira e morar num apartamento com vista para as lixeiras

Eleanor & Grey - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Todo mundo que acompanha o blog sabe que sou mega fã de Brittainy C. Cherry, então quando vi que a caixa do “clube da Carina Rissi” vinha com o livro “Eleanor & Grey" e os marcadores de todos os livros da autora lançado aqui no Brasil, fiquei LOUCA. Graças ao bons Deuses dos livros, a Editora disponibiliza a caixa de maneira avulsa e consegui comprar essa lindeza! Rsrs. Sabe aquele tipo de livro que quando você termina, seus pensamentos são: “Obrigada Deus por eu amar ler! Obrigada por livros assim! Que lição de vida! Que autora maravilhosa!!". Quando terminei mandei uma foto da minha cara inchada de tanto chorar para Helyssa (voocomlivro) e Anastacia (notasliterarias_), falando que não estava sabendo lidar com tantos sentimentos. Eleanor, é uma adolescente que ama ler, não é muito social e ainda usa aparelho nos dentes, essa junção é o bastante para chamarem ela de esquisita ou sorriso metálico. Ela nem liga muito para esses comentários, Eleano