Pular para o conteúdo principal

Do que você tem medo? - Resenha


Oi  pessoal! Tudo bom?

Hoje eu (Priscila) apresento para todos a resenha de um livro  um pouco fora do padrão que as fadas costumam compartilhar com vocês. Sei que muitos fogem de livros cujo o gênero é religioso, que envolve espiritualismo, os de estilo auto-ajuda bastante diversificados e ainda mais aqueles escritos por um pastor, mas tentem manter a mente aberta para assim conseguirem ampliar suas perspectivas sobre o assunto. Eu pertencia a esse grupo alguns anos atrás, quando tive uma grata surpresa ao ler livros espíritas e psicografados, assim espero que deixem de lado um pouco esse preconceito já estabelecido e foquem no tema e na escrita do autor.

De certo, Do que você tem medo? do Dr David Jeremiah não se enquadra nos ditos padrões de leitura de nosso cotidiano e quando verifiquei que esse livro estava entre os que foram cedidos no evento da Aliança de Blogueiros do RJ pela editora  CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus, fiquei mega curiosa, pois temos que concordar que só o título por si chama muita atenção por abordar um assunto tão atual e universal.

Desta maneira, lá fui eu me aprofundar nesse universo e tenho que confessar que me identifiquei bastante com várias passagens e capítulos, um exemplo claro disso é retratado logo nas primeiras páginas, onde o leitor descobre que não só ele passa por episódios de medo, mas também que várias celebridades possuem medos incontroláveis tais como:


  • Jennifer Aniston, Cher e Whoopi Goldberg que são aerodromofóbicas – elas têm medo de voar.;
  • Barbara Streisand que é xenófoba, ela se sente desconfortável com estranhos, um medo que nunca imaginei que existia;
  •  Michael Jackson também tinha um, ele era misófobo e era assombrado pelo medo da contaminação, infecções e doenças, em parte confesso que tenho uma tendência mesmo que mínima para esse medo;
  •  Ainda temos George Whashington que morria de medo de ser enterrado vivo;
  •  Napoleão Bonaparte que tinha pavor de gatos.
 Sem pertencer a essa lista de famosos e encabeçando a lista de episódios irracionais de medos que presenciei de perto, temos:

  •  a médica do meu trabalho com Musofobia -Medo de ratos - que ficou extremamente transtornada,  paralisada, chegando ao ponto de sair gritando e correndo pela empresa por causa de um rato e ainda se recusou a trabalhar enquanto não colocasse seus olhos no cadáver do rato; 
  • mais próximo de mim a minha irmã que tem aracnofobia - medo de aracnídeos e quando vê um reage da mesma forma e fica paralisada enquanto a aranha se aproxima;
  •  e por último a minha mãe que é acrofobia – tem medo exagerado e irracional de altura, ela evita passarelas e afins, porém quando minha irmã precisou urgentemente dela lá foi ela viajar de avião e helicóptero, acredito que o pavor e paralisia que sentia antes quando eu era criança tenha sanado um pouquinho depois dessas experiências recentes, mas o medo ainda reside no fundo de seu ser.


Assim, após analisar diversas situações eu (Priscila) constatei que não possuo medo irracional das coisas como muitos, tenho sim certos receios como citei ao falar do Michael, porém nada tão alarmante e paralisante como o dos famosos e anônimos. E ao ler que alguns medos assaltam-nos apenas momentaneamente, passando quase tão rapidamente quanto surgem me identifiquei bastante, pois tenho esses medos momentâneos que passam como flashes e logo eu esqueço. Mas outros, incluindo os que presenciei, tem a plena capacidade de atacar por toda a vida. Onde se instala na mente tão fixamente que aniquila todo senso de segurança e, por vezes, chegam até a assumir o controle da vida, algo muito intenso e que em minha opinião deve ser tratado e acompanhado, já que ser refém a tal ponto deve ser mesmo terrível, tanto que nem consigo imaginar essa proporção.

David Jeremiah em Do que Você tem Medo? identifica e explica o real motivo de nove de nossos maiores medos e estabelece um plano bíblico para vencer cada um deles. Examina também um determinado medo que deve fazer parte de nossa vida diária: o temor de Deus e independente de suas respostas, uma coisa é certa: Deus é a resposta para todos os seus medos.

Neste livro, o autor Dr. David aborda de maneira única e diferenciada os dez tipos de medos, que são: Tragédias (o medo dos desastres da natureza), Enfermidades (o medo de doenças graves) no qual já expliquei anteriormente tenho uma pequena tendência a ele, Dívidas (o medo do colapso financeiro) que também me identifiquei bastante, ainda mais nos tempos de crise em que estamos passando no Brasil, Derrotas (o medo do fracasso) quem nunca se pegou com ele ao escolher um profissão, passar por uma entrevista ou praticar um esporte? Eu já fiz vivenciei esses receios em vários momentos da minha vida e não foi nada legal vivenciá-los; Solidão (o medo de ficar sozinho) muitos tem e é tão patológico que passam a aceitar estar ao lado de qualquer pessoa só para não ficarem sozinhos; Desaprovação (o medo da rejeição); Perigos (o medo de problemas súbitos); Depressão (o medo do colapso nervoso) esse especificamente li em um artigo que é um dos que este mais presente no dia a dia da população, ela chega rasteira, sem apresentar muitos sintomas e quando nos deparamos já esta instalada e necessitando com máxima urgência de tratamento; Morte (o medo de morrer) e Divindade (o temor a Deus).

Em cada capítulo o autor aborda cada medo de modo muito particular e com referencias de versículos bíblicos, usando trechos da Bíblia como exemplos, para retratar a grandiosidade de Deus e que ele está no comando de tudo,  não havendo assim nenhuma razão para se temer nada. No entanto, ele diz que o medo é algo muito comum, todo mundo teme alguma coisa, independente de seu status financeiro, faixa etária e religião, em algum momento a ansiedade descabida, pode se apoderar de todos nós, sem distinção, principalmente no mundo corrido de hoje. Assim, ele deixa a mensagem que a alternativa para todos esses infortúnios é ter fé, e acreditar que tudo dará certo. Enfim, o Dr David Jeremiah mostra que aceitar Deus na sua vida é a única maneira de você se livrar do medo. Claro que os problemas ainda existirão, mas com fé em Deus você não precisa mais ter medo deles.

Mantenham sempre seus horizontes abertos e Boa Leitura!




Avaliação:                                                                                                                 Ficha Técnica:

Título no Brasil: Do que você tem medo? 
Derrotando seus medos pela fé
Título Original: What are you afraid of?
Face down your fears with faith
Gênero:  Religião e Espiritualidade
Autor: Dr. David Jeremiah
Número de páginas: 260
Editora:  CPAD
 Formato: Físico
Ano: 2016

Comentários

  1. Gostei bastante deste livro. Ele nos dá um caminho para enfrentarmos o medo. Independente da nossa fé, vale a pena ser lido pelo simples fato de entendermos melhor nossos medos mais comuns. É um bom livro pra se ter na cabeceira.
    Anna Carolina
    Além de 50 Tons: https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Indomável - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Indomável", último livro da trilogia "Damas Rebeldes", da autora Julia Quinn, lançado pela Editora Arqueiro. Finalmente cheguei no livro de William Dunford! HAHHAA. Ele aparece nos livros anteriores " Esplêndida " e " Brilhante ", e deixa nós leitores apaixonados e doidos para conhecer ainda mais esse personagem libertino tão charmoso! HAHAHA. Ele fica completamente chocado quando descobre que herdou um título e uma propriedade na Cornualha. Dunford, viaja imediatamente para conhecer a propriedade que ele herdou, o que ele não imaginava é que encontraria uma mulher administrando a propriedade e que ela se tornaria sua responsabilidade junto a herança do título.  "Belle bateu palmas. Que fantástico! Dunford acabara de receber uma herança inesperada. Ela torcia para que fosse algo bom. Uma de suas amigas tinha acabado de herdar, a contragosto, 37 gatos. " Pág: 12. Henrietta Barrett, ou apenas Henry,

Long Shot - Resenha

  Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Long Shot” primeiro livro da série Hoops, da autora Kennedy Ryan, lançado pela Editora The Gift Box. Esse livro mexeu tanto comigo que demorei meses para me sentir segura em escrever essa resenha. A história de August e Iris, é muito surpreendente, mas isso não significa que ela é leve. Minha xará passa por cada situação que nenhum ser humano deveria passar, mas ainda bem que existem pessoas como August. Ele é simplesmente sensacional e ela é uma mulher extremamente forte. Deu para perceber que me encantei pelo casal, né? Rsrs. Iris e August se conhecem num barzinho de um hotel e a conversa dos dois acontece de maneira natural e encantadora, eles acabam conversando sobre assuntos que não assumem para quem conhecem a anos, mas parece que abrir o coração é algo natural entre eles. O problema é que tudo que é bom dura pouco e a noite acaba, e ambos tem que voltar para a vida normal. “Eu fico parado, absorvendo o som de seu nome, absorvendo o olhar