Pular para o conteúdo principal

Um Tom Mais Escuro de Magia - Resenha


Uma das autoras internacionais mais populares do ano passado foi Victoria Schwab, que também veio à Bienal Internacional do Livro, que aconteceu aqui no Rio de Janeiro.
Eu já havia ouvido falar muito bem de Schwab e gostei muito de "Um Tom Mais Escuro de Magia", até que percebi que ainda não havia exaltado esse livro por aqui.

Acredito que todos tenham uma visão de como é Londres, mas Victoria nos apresenta mais três versões da capital inglesa. Assim como indicado na capa do livro, há uma Londres Branca, outra Londres Cinza, uma outra Londres Vermelha e também uma Londres Preta, onde vivem os protagonistas da história, separadas por dimensões diferentes. Dentre eles há Kell, um dos últimos Viajantes que podem transitar entre a magia das cidades.

Até que um dia, em sua mania de colecionar itens das quatro Londres, o Antari — nome dado aos humanos que podem usar magia, como Kell — se depara com um objeto misterioso. Daí em diante, sua vida corre perigo. Na verdade, a vida de todo o mundo passa a correr perigo. Como não ser atraído por essa história?

A história é narrada em terceira pessoa, o que achei ideal para poder descrever melhor tantos cenários — que são muito ricos — e personagens. Acredito que faltariam detalhes coerentes para explicar características de cada cidade — que são bem diferentes uma da outra — caso isso não fosse feito por um personagem próprio de cada local e que fosse um tanto onisciente. E fique tranquilo, porque Victoria explica tudo o que precisamos saber.

Embora possa parecer um universo muito grande e complexo para ser compreendido, a autora nos trará as descrições nos momentos ideais, o que também explica a quantidade de páginas um pouco acima da média. Além disso, para quem está acostumado com livros de fantasia, rapidamente conseguirá interpretar e criar uma imagem de cada Londres.

Kell tem uma responsabilidade muito grande, diante do seu cargo, mas eu fiquei um tanto incomodado com a indiferença do personagem em determinadas situações e circunstâncias. Me pareceu o tempo todo que ele não se importava o tanto que deveria se importar diante de certas urgências. Confesso que gostei muito mais de Lila, que talvez devesse ser uma personagem menos interessante — por ser humana e sem tantas habilidades legais.

Outra coisa que me incomodou um pouco foi a falta de conexão entre os personagens das Londres, deixou um clima ameno, que deveria ser mais intenso devido ao perigo apresentado pela narrativa.

Mesmo com esses incômodos, o livro possui mais qualidades do que defeitos e uma outra que eu gostaria de destacar é a falta de romance! Sim, eu não sou fã do casalzinho protagonista que supera tudo com o amor. Tampouco de triângulos ou outras possíveis amorosas figuras geométricas que o romance possa assumir. Então se você pensou que Lila e Kell formarão um par romântico, pode largar de mão esses coraçõezinhos todos, o foco da história — ainda bem — não é afetado por dilemas de amor.

"— O amor não nos impede de congelar até a morte, Kell — continuou ela. — Ou de passar fome, ou de ser esfaqueada por causa do dinheiro em seu bolso. O amor não nos compra nada, então fique feliz pelo que você tem e por quem tem, porque você pode até querer coisas, mas não precisa delas."

Victoria nos entregou uma narrativa com um ótimo ritmo e com elementos bastante distintos do clichê fantástico, que promete se desenvolver muito bem. Ainda não li o segundo volume — a fila de leitura tá gigante! —, mas espero que a história siga o rumo do sucesso, mantendo as mesmas qualidades presentes em "Um Tom Mais Escuro de Magia".

Avaliação: Nota 4/5

Ficha Técnica:
Título: Um Tom Mais Escuro de Magia
Autora: V. E. Schwab
Editora: Record
Páginas: 420

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indomável - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Indomável", último livro da trilogia "Damas Rebeldes", da autora Julia Quinn, lançado pela Editora Arqueiro. Finalmente cheguei no livro de William Dunford! HAHHAA. Ele aparece nos livros anteriores " Esplêndida " e " Brilhante ", e deixa nós leitores apaixonados e doidos para conhecer ainda mais esse personagem libertino tão charmoso! HAHAHA. Ele fica completamente chocado quando descobre que herdou um título e uma propriedade na Cornualha. Dunford, viaja imediatamente para conhecer a propriedade que ele herdou, o que ele não imaginava é que encontraria uma mulher administrando a propriedade e que ela se tornaria sua responsabilidade junto a herança do título.  "Belle bateu palmas. Que fantástico! Dunford acabara de receber uma herança inesperada. Ela torcia para que fosse algo bom. Uma de suas amigas tinha acabado de herdar, a contragosto, 37 gatos. " Pág: 12. Henrietta Barrett, ou apenas Henry,

Long Shot - Resenha

  Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Long Shot” primeiro livro da série Hoops, da autora Kennedy Ryan, lançado pela Editora The Gift Box. Esse livro mexeu tanto comigo que demorei meses para me sentir segura em escrever essa resenha. A história de August e Iris, é muito surpreendente, mas isso não significa que ela é leve. Minha xará passa por cada situação que nenhum ser humano deveria passar, mas ainda bem que existem pessoas como August. Ele é simplesmente sensacional e ela é uma mulher extremamente forte. Deu para perceber que me encantei pelo casal, né? Rsrs. Iris e August se conhecem num barzinho de um hotel e a conversa dos dois acontece de maneira natural e encantadora, eles acabam conversando sobre assuntos que não assumem para quem conhecem a anos, mas parece que abrir o coração é algo natural entre eles. O problema é que tudo que é bom dura pouco e a noite acaba, e ambos tem que voltar para a vida normal. “Eu fico parado, absorvendo o som de seu nome, absorvendo o olhar