Pular para o conteúdo principal

Poeira Lunar - Resenha


É bem provável que eu já tenha dito por aqui que ficção-científica é o meu amor em literatura e filmes. A fantasia fica em segundo lugar, pra mim. E eis que em 1961, Arthur C. Clarke — um dos maiores mestres da sci-fi — lançava "A Fall Of Moondust", e que foi relançado agora em 2018 — ano em que se completam dez anos do falecimento do escritor — pela editora Aleph, com o título de "Poeira Lunar".

Eu já conhecia a promessa do livro, mas confesso que nunca havia lido a obra — ainda que lançada aqui em 1984 pela Nova Fronteira —, e sempre fiquei intrigado com a ideia de Clarke para a narrativa: de que a superfície lunar era composta por uma espessa camada de poeira e, em determinados pontos, em suas crateras, profunda o suficiente para podermos considerar como lagos e mares de poeira. 
Sobre lagos e mares da lua, nada melhor do que uma embarcação espacial para navegar por essas superfícies. Para isso existia a Selene, uma nave que cumpre esse papel — onde podemos fazer um trocadilho, porque esse é o peso exercido pela embarcação, afinal ela está navegando sobre poeira! 

Mas como assim, poeira? Sim, enquanto Clarke escrevia “Poeira Lunar”, a primeira viagem do homem à lua ainda não havia ocorrido, então essa era a ideia do autor, em meio a tantas outras, de tantos outros grandiosos nomes. E que, se pararmos para pensar, é muito válida ao observarmos as fotos da lua, daquela época! Além disso, toda a física aplicada no contexto da teoria, torna tudo muito mais crível e extremamente admissível, mesmo agora em 2018. 

Na histórias, eis que a Selene viaja por essas "águas" feitas de poeira metálica lunar, fazendo expedições turísticas, em meio a um cenário de colonização da lua, onde o homem já construiu algumas bases que recebem visitantes da Terra para um passeio pelo nosso amado satélite. Tudo visando o poder monetário envolvido pelas possíveis atrações do "passeio" — obviamente. 

Acontece que se há algo em Arthur que aumenta meu amor por ele, é que o cara faz questão de mostrar como o Universo deve ser respeitado em seus enigmas e infinitos, e que muitos deles não cabem aos homens decifrar, através de nossos limitados cérebros, tão menos estão em favor do dinheiro e da ganância humana. Por isso, um tremor lunar — podemos chamar de lunemoto? Hahaha, gosto desse nome — faz com que Selene naufrague e afunde na poeira, sem deixar rastros na superfície, como se engolida como qualquer objeto afundado em um pote de farinha de trigo. 
A partir desse naufrágio, começa todo o núcleo da narrativa, onde a tripulação precisa enfrentar uma jornada de sobrevivência, enquanto o pessoal lá de fora, tenta encontrar a nave, para um possível resgate. 

O livro não traz nada grandioso, se comparado com outras histórias sobre sobrevivência e resgate de desastres, mas "Poeira Lunar" tem todo um envolvimento de física, química e o ambiente sci-fi que acrescentam um clima muito mais incrível à narrativa, fazendo com que todo amante desse gênero se delicie com cada página do livro. Sério, eu li cada capítulo com um brilho extra nos olhos e com um coração mais aquecido a cada página virada. 

Tudo muito bem amarrado e dentro do universo — na verdade, fora, hahaha — que precisa estar, para fazer sentido. Arthur Clarke sabia o que estava fazendo enquanto escrevia sobre seu próprio universo criado, mesmo sem conhecer realmente como era a lua, e o fez com grande maestria!

Avaliação:

Ficha Técnica
Título: Poeira Lunar
Autora: Arthur C. Clarke
Editora: Aleph
Páginas: 304

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indomável - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Indomável", último livro da trilogia "Damas Rebeldes", da autora Julia Quinn, lançado pela Editora Arqueiro. Finalmente cheguei no livro de William Dunford! HAHHAA. Ele aparece nos livros anteriores " Esplêndida " e " Brilhante ", e deixa nós leitores apaixonados e doidos para conhecer ainda mais esse personagem libertino tão charmoso! HAHAHA. Ele fica completamente chocado quando descobre que herdou um título e uma propriedade na Cornualha. Dunford, viaja imediatamente para conhecer a propriedade que ele herdou, o que ele não imaginava é que encontraria uma mulher administrando a propriedade e que ela se tornaria sua responsabilidade junto a herança do título.  "Belle bateu palmas. Que fantástico! Dunford acabara de receber uma herança inesperada. Ela torcia para que fosse algo bom. Uma de suas amigas tinha acabado de herdar, a contragosto, 37 gatos. " Pág: 12. Henrietta Barrett, ou apenas Henry,

Missão Romance - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Missão Romance”, segundo livro da série  “Clube do Livros dos Homens”, lançado pela editora Arqueiro e é da autora Lyssa Kay.  Nossa, como me diverti com o romance anterior da série, foi uma verdadeira surpresa, então estava super ansiosa por essa leitura e posso dizer que ele superou as expectativas, simplesmente devorei o livro! Hahaa. Liv Papandreas, é irmã de Thea, cunhada de Gavin, o casal protagonista do primeiro livro da série. Ela atualmente trabalha no restaurante mais famoso de Nashville,  com o tirano Royce Preston. Ele na TV é uma mega celebridade e seu restaurante é frequentado pelos mais ricos da sociedade, mas internamente ele é podre e trata seus funcionários como se fossem lixo. Todo mundo acha que Liv tem sorte de trabalhar para ele, mas poucos sabem o quão mau caráter ele é. Thea, sempre tenta fazer Liv, desistir desse emprego e montar sua própria confeitaria com a sua ajuda financeira. O problema é Liv, que vencer na vida por