Pular para o conteúdo principal

O Pássaro - Resenha

Oi Povo, tudo bem?


Vocês já devem ter observado que amo um romances de época, né? Rsrs
Hoje vamos falar de “O Pássaro” um romance de época de uma autora nacional! \o/ \o/ \o/
Antes de começar a falar do livro em si, preciso comentar desta capa. Que capa mais linda é essa?! Confesso, que quando vi simplesmente me apaixonei.

Barão de Mondevieu é o um dos grandes senhores feudais da época, era conhecido por seus amigos (senhores de terras) por ser uma super educada e amável. Porém, por seus empregados era conhecido com um homem sem coração. Enézio Mondevieu era casado com Antonelle e tinha duas filhas, a mais velha chamada Elizabeth e a mais nova Caroline. Nem com a própria fámilia ele era uma pessoa amável, tratava a esposa e as filhas muitas vezes pior do que os empregados.
Sua filhas foram criadas das mesma maneira, mas tinham gênios completamente diferentes. Elizabeth era calada e não contestava nenhuma decisão do pai. Já Caroline, era questionadora desde de criança.

Ainda olhava a pequena casa, transtornada. Sempre pensou que todos tivessem a mesma vida que ela, todas as famílias com seus castelos, todos felizes. Era a primeira vez que alguém lhe apontava a realidade com o dedo.
Pág: 15

Conforme foi crescendo Caroline não gostaria de ter a vida de qualquer mulher de sua época, ela deseja ser livre e descobrir o mundo. É claro, que esse comportamento não era compatível com o que barão esperava, e o deixava furioso. Ao ver sua irmã sendo obrigada a se casar sem ao menos ter direito de opinar sobre seu futuro esposo, ela bate de frente mais uma vez com o seu pai e acaba sendo punida.

- Com a sua escolha - explicou séria. - Não perguntou se ela aceita, perguntou?
Ela não precisa aceitar o que cabe a mim decidir!!

Pág: 26

Pouco tempo depois ela conhece Bernardo, filho do domador de cavalo e descobre que ele foi o menino que lhe “contou” a realidade a anos atrás. Ela fica impressionada como desprezo que ele tem com as pessoas de sua classe social. Ambos, trocam diversas farpas, mas acabam encontrando um objetivo em comum, eles sonham com a liberdade. Ambos, são prisioneiros da vontade do Barão, ele por ser um mero empregado e ela por ser filha.

Pouco tempo depois Caroline descobre que ficará noiva e se casará em breve, é nesse momento que resolve fugir. Ela pede a ajuda de Bernardo, no principio ele não acredita que ela realmente irá fugir e com isso acaba ignorando Caroline. Quando percebe que ela vai sozinha, ele resolve ajudá-la. Afinal, ela não sobreviveria um segundo sozinha na floresta.

Após horas de espera por um casamento que não aconteceu, o barão dispensou seus convidados. Com votos de boa sorte e promessas de apoio nas buscas, deixaram a propriedade levando consigo a informação oficial: Caroline Mondevieu estava desaparecida.
Pág: 163 

A partir desse momento é impossível largar o livro até saber o que vai acontecer com os personagens. Eles passam por tantas coisas e ainda vão parar num acampamento cigano, tendo que lidar com todos os preconceitos que Caroline tinha com eles. Os preconceitos dela vinham do que aprendeu com o Barão, ele os chamava de malditos, pois alegava que não tinham religião e praticavam roubos.

Não gosto de soltar spoilers, mas tenho que dizer que o caminho que o livro toma é completamente surpreendente e o final é de arrancar muitas lágrimas. Apesar, do livro ter um começo lento, quando toma o ritmo é impossível de largar. O pássaro é o primeiro livro da Samanta que li e devo dizer que virei fã. 

Avaliação:

Ficha Técnica
Título: O Pássaro
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Páginas: 368

Comentários

  1. Oi Iris,
    Realmente a capa é bem linda. Tenho muita curiosidade em ler algo da autora.
    Nossa e o final, logo fiquei pensando se termina em morte, fiquei triste... :(
    Espero ler em breve. Ótima resenha.

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Parece ser do genero de história que eu gosto, não conhecia o livro e já fiquei interessada, obrigada pela dica :D

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blogue: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. Ai caramba, adoro finais surpreendentes e ainda mais de livros que me fazem chorar rsrs, pois é, gosto de sofrer hahaha. Curti a resenha e o livro, obrigada pela dica, pois ainda não conhecia.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  4. Romances de época já são puro amor, ainda mais quando quem escreve é do Brasil! :D Quero leeeeer!
    Ah, e que capa linda é esta? Amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não curto romances de época, mas... que premissa é essa? Gente, fazendo algumas adaptações, daria uma ótima novela mexicana! A história, se não fosse de época, seria mais que maravilhosa! Enfim, obrigada pela resenha, ela transmitiu bastante da história.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Saudações literárias! Amo romances de época, faz viajar ainda mais e imaginar como são os lugares de época e tudo ao seu redor. Amei a capa, sua resenha me fez ficar instigado em ler, vou colocar na fla de desejados do skoob.

    ResponderExcluir
  7. Amo quando o livro chega no final e bumm, surpresa rs.
    Vou dar uma procurada, sua resenha ficou muito boa.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  8. Olá... tudo bem??
    Sabia desse livro, mas jamais imaginei que fosse de época... nem li a sinopse rs... só conheci porque fui a bienal de sampa e vi a autora autografando, mas só rs... bom pelo que percebi de sua resenha o livro é bem intenso e já digo que adorei Caroline... adoro mocinhas tempestuosas e decididas... por saber que envolve um pouco os ciganos meu interesse se solidificou com a obra... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oieee, que capa maravilhosa!

    Romances de época realmente são uns amores, nos faz querer ter nascido em outro século!
    agora estou super a fim de ler este livro, parabéns pela resenha.

    XoXo

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Iris.

    Eu acho capa linda e sua resenha deixar minha curiosidade ainda maior pela leitura desse livro. Vou tentar adquirir ele o mais rápido possivel para matar minha vontade.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Iris lindona ainda não conheço a escrita da autora, mas li muitos elogios a esse livro, a capa é um espetáculo a parte linda demais, amo romances de época e já gostei da protagonista peitando o pai que manda e a trata mal. Vou correr para ler urgente munida de uma caixa de lenços rss. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Como eu adoro romances de época e amores impossíveis, sem dúvida fiquei curiosa com a história. E realmente, essa capa ficou impecável!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre filmes, vem conferir!

    ResponderExcluir
  13. Oiee

    Já ouvi falar tanto da Samanta mas até hoje não tive oportunidade de ler algum livro dela.
    Gostei da resenha, adoro romances de época e a capa é linda.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Hi baby, tudo bem? nossa que capa linda e a premissa também me parece bem interessante, nunca tinha ouvido falar mas vou dar uma chance ;) parabéns pela ótima resenha!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi, adorei a capa, a sinopse também é interessante. Adorei a sua resenha.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, tudo bem?
    Eu amo esse livro <3 Eu li já faz tempo (lá no lançamento da primeira edição) e amei a escrita da autora, tanto que já tenho outros livros dela.
    Me acabei de chorar com esse livro e com o final. Nossa, é muito triste.
    Adorei sua resenha. Essa capa (da nova edição) é muito linda mesmo.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem ?
    Eu li muitos comentários sobre este livro. A capa me trás muita tranquilidade e até certa forma me atrai, sou muito visual e acabo cedendo a diversos livros pela capa. Só que ao saber que trata-se de romance épico, acaba sendo uma enorme barreira para mim :/
    Espero que algum dia, consiga superar isso.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  18. Muito bom saber que há uma autora nacional escrevendo romances de época. Adoro esse gênero literário! Gosto muito de livros cujos finais nos surpreendem e nos arrancam lágrimas de emoção. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Já ouvi falar muito bem da autora, mas não tenho muito interesse em ler romances de época, atualmente estou tomando doses homeopáticas de romances, intercalando um romance a cada cinco que leio, acho importante ler de tudo e vou colocar este para ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Oi...

    Nossa que bom que gostou. ..

    Também amei a capa...ela é mesmo linda..

    Eu não lia romance de época, mas Lu o primeiro e amei...

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Romance de época são uns amorzinhos mesmo <3
    Não conhecia essa leitura mas confesso que fiquei bem curiosa!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha Íris! Estou ansiosa para ler O Pássaro! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  23. Oooi! Tudo bem?

    Flor, compartilho do seu amor por romances de época. É meu gênero literário favorito, junto às distopias. Essa capa realmente é linda, e já escutei falar muito bem da autora, mas infelizmente não tive ainda a oportunidade de ler um de seus romances. Tem ciganos no livro? *--* amo quando retratam esse povo, eles tem uma cultura tão rica e interessante! Quero o livro pra ontem.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oiii!

    Conhecer um livro favorito de alguém é sempre ótimo ne??
    Não conhecia a obra mas assim como você sou apaixonada por esse estilo. Saber que a leitura vai ganhando ritmo me atrai.
    Espero ler me breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Já li muito sobre a autora, mas ainda não li nenhum livro dela. O Pássaro, é um livro que me deixa curiosa, parece um livro que promete muitas emoções.

    Beijos

    Elidiane
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não li muitos livros do gênero, prefiro os romances comuns por assim dizer, mas gostei da história e fiquei feliz e instigada quando você disse que apesar do começo lento o restante foi bem fluido. A capa é linda e a premissa bem instigante. Quem sabe eu nã me anime mais pra frente e o leia.


    bjs

    ResponderExcluir
  27. Realmente, preciso concordar que está capa está linda de mais. Gosto de ver os blogs apoiando a literatura nacional, então parabéns pela iniciativa. Mas o gênero não me conquista, gosto muito de romances mas não os de época, não consigo me conectar as histórias de maneira alguma. Mas por algum motivo gostei desse, gostei da Desventura que a Caroline vai passar quero saber como vai escapar de capa "emboscada". A resenha me instigou bastante!

    ResponderExcluir
  28. Olá!!

    Faz tempo que não leio romance de época e amei a sua resenha, com certeza assim que o skoob voltar (porque tá dificil hj rsrs) vou adiciona-lo na minha "wishlist" de próximas leituras!!

    Bjinhos!
    Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  29. Querida Iris,

    Que resenha mais linda!!! Muito obrigada pelas palavras a respeito de "O Pássaro" e por transmitir a história de forma tão cuidadosa, sem dar spoilers, mas contando o essencial para quem pudesse se interessar!

    Eu já havia amaaaaaado as fotos no Instagram, e adorei ainda mais ao ver tudo junto aqui, texto e fotos!

    Muitos beijossssss e, novamente, obrigada!

    Sam :)

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu li esse livro na primeira edição, quando a capa era outra. Eu simplesmente me apaixonei pela escrita da Samanta. A história é tão envolvente que me emocionei demais e chorei rios por causa do final. Pra mim ele é um dos meus favoritos.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Mais um! e dessa vez Nacional Iris? agora quando estava lendo a sua resenha reparei que até agora não li nenhum livro Nacional que seja romance de época,gosto de finais supreendentes contanto que esse final seja bem feliz kkkkkkk quando leio algum livro e o final me deixa a ver navios e esse mesmo livro não tem continuação eu fico piriri(com raiva)kkkkkkk agora tenho duas listas livros nacionais de época e livros kkkkkkk obrigadinha! abraços

    ResponderExcluir
  32. Que lindo, tenho ele em casa, comprei ele pela capa lindo, o conteúdo melhor ainda ....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Missão Romance - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Missão Romance”, segundo livro da série  “Clube do Livros dos Homens”, lançado pela editora Arqueiro e é da autora Lyssa Kay.  Nossa, como me diverti com o romance anterior da série, foi uma verdadeira surpresa, então estava super ansiosa por essa leitura e posso dizer que ele superou as expectativas, simplesmente devorei o livro! Hahaa. Liv Papandreas, é irmã de Thea, cunhada de Gavin, o casal protagonista do primeiro livro da série. Ela atualmente trabalha no restaurante mais famoso de Nashville,  com o tirano Royce Preston. Ele na TV é uma mega celebridade e seu restaurante é frequentado pelos mais ricos da sociedade, mas internamente ele é podre e trata seus funcionários como se fossem lixo. Todo mundo acha que Liv tem sorte de trabalhar para ele, mas poucos sabem o quão mau caráter ele é. Thea, sempre tenta fazer Liv, desistir desse emprego e montar sua própria confeitaria com a sua ajuda financeira. O problema é Liv, que vencer na vida por

Eleanor & Grey - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Todo mundo que acompanha o blog sabe que sou mega fã de Brittainy C. Cherry, então quando vi que a caixa do “clube da Carina Rissi” vinha com o livro “Eleanor & Grey" e os marcadores de todos os livros da autora lançado aqui no Brasil, fiquei LOUCA. Graças ao bons Deuses dos livros, a Editora disponibiliza a caixa de maneira avulsa e consegui comprar essa lindeza! Rsrs. Sabe aquele tipo de livro que quando você termina, seus pensamentos são: “Obrigada Deus por eu amar ler! Obrigada por livros assim! Que lição de vida! Que autora maravilhosa!!". Quando terminei mandei uma foto da minha cara inchada de tanto chorar para Helyssa (voocomlivro) e Anastacia (notasliterarias_), falando que não estava sabendo lidar com tantos sentimentos. Eleanor, é uma adolescente que ama ler, não é muito social e ainda usa aparelho nos dentes, essa junção é o bastante para chamarem ela de esquisita ou sorriso metálico. Ela nem liga muito para esses comentários, Eleano