O Pássaro - Resenha

30 Comentários A+ a-

Oi Povo, tudo bem?


Vocês já devem ter observado que amo um romances de época, né? Rsrs
Hoje vamos falar de “O Pássaro” um romance de época de uma autora nacional! \o/ \o/ \o/
Antes de começar a falar do livro em si, preciso comentar desta capa. Que capa mais linda é essa?! Confesso, que quando vi simplesmente me apaixonei.

Barão de Mondevieu é o um dos grandes senhores feudais da época, era conhecido por seus amigos (senhores de terras) por ser uma super educada e amável. Porém, por seus empregados era conhecido com um homem sem coração. Enézio Mondevieu era casado com Antonelle e tinha duas filhas, a mais velha chamada Elizabeth e a mais nova Caroline. Nem com a própria fámilia ele era uma pessoa amável, tratava a esposa e as filhas muitas vezes pior do que os empregados.
Sua filhas foram criadas das mesma maneira, mas tinham gênios completamente diferentes. Elizabeth era calada e não contestava nenhuma decisão do pai. Já Caroline, era questionadora desde de criança.

Ainda olhava a pequena casa, transtornada. Sempre pensou que todos tivessem a mesma vida que ela, todas as famílias com seus castelos, todos felizes. Era a primeira vez que alguém lhe apontava a realidade com o dedo.
Pág: 15

Conforme foi crescendo Caroline não gostaria de ter a vida de qualquer mulher de sua época, ela deseja ser livre e descobrir o mundo. É claro, que esse comportamento não era compatível com o que barão esperava, e o deixava furioso. Ao ver sua irmã sendo obrigada a se casar sem ao menos ter direito de opinar sobre seu futuro esposo, ela bate de frente mais uma vez com o seu pai e acaba sendo punida.

- Com a sua escolha - explicou séria. - Não perguntou se ela aceita, perguntou?
Ela não precisa aceitar o que cabe a mim decidir!!

Pág: 26

Pouco tempo depois ela conhece Bernardo, filho do domador de cavalo e descobre que ele foi o menino que lhe “contou” a realidade a anos atrás. Ela fica impressionada como desprezo que ele tem com as pessoas de sua classe social. Ambos, trocam diversas farpas, mas acabam encontrando um objetivo em comum, eles sonham com a liberdade. Ambos, são prisioneiros da vontade do Barão, ele por ser um mero empregado e ela por ser filha.

Pouco tempo depois Caroline descobre que ficará noiva e se casará em breve, é nesse momento que resolve fugir. Ela pede a ajuda de Bernardo, no principio ele não acredita que ela realmente irá fugir e com isso acaba ignorando Caroline. Quando percebe que ela vai sozinha, ele resolve ajudá-la. Afinal, ela não sobreviveria um segundo sozinha na floresta.

Após horas de espera por um casamento que não aconteceu, o barão dispensou seus convidados. Com votos de boa sorte e promessas de apoio nas buscas, deixaram a propriedade levando consigo a informação oficial: Caroline Mondevieu estava desaparecida.
Pág: 163 

A partir desse momento é impossível largar o livro até saber o que vai acontecer com os personagens. Eles passam por tantas coisas e ainda vão parar num acampamento cigano, tendo que lidar com todos os preconceitos que Caroline tinha com eles. Os preconceitos dela vinham do que aprendeu com o Barão, ele os chamava de malditos, pois alegava que não tinham religião e praticavam roubos.

Não gosto de soltar spoilers, mas tenho que dizer que o caminho que o livro toma é completamente surpreendente e o final é de arrancar muitas lágrimas. Apesar, do livro ter um começo lento, quando toma o ritmo é impossível de largar. O pássaro é o primeiro livro da Samanta que li e devo dizer que virei fã. 

Avaliação:

Ficha Técnica
Título: O Pássaro
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Páginas: 368

Eu sou a Iris, não sou a deusa greco/romana das mensagens, mas bem que eu gostaria! Sou pós-graduada em Análise de Sistemas. Adoro minha profissão e tudo que é relacionado a tecnologia, mas meus grandes amores são meus livros e meu super cão Bethoven - O Magnífico. Acho, sinceramente, que a vida não teria graça sem livros. Afinal, viver uma só vida não me bastaria. Não posso esquecer de dizer que adoro uma boa conversa, principalmente se tiver livros no assunto.

30 comentários

comentários
26 de janeiro de 2016 22:19 delete

Oi Iris,
Realmente a capa é bem linda. Tenho muita curiosidade em ler algo da autora.
Nossa e o final, logo fiquei pensando se termina em morte, fiquei triste... :(
Espero ler em breve. Ótima resenha.

tenha uma ótima quarta.
Nana - Obsession Valley

Responder
avatar
Daniela RC
Autor
27 de janeiro de 2016 06:28 delete

Parece ser do genero de história que eu gosto, não conhecia o livro e já fiquei interessada, obrigada pela dica :D

Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

beijos,
Daniela RC
Blogue: Doce Sonhadora

Responder
avatar
27 de janeiro de 2016 16:10 delete

Ai caramba, adoro finais surpreendentes e ainda mais de livros que me fazem chorar rsrs, pois é, gosto de sofrer hahaha. Curti a resenha e o livro, obrigada pela dica, pois ainda não conhecia.
Bjo
www.viciadosemleitura.blog.br

Responder
avatar
Yasmin
Autor
27 de janeiro de 2016 17:26 delete

Romances de época já são puro amor, ainda mais quando quem escreve é do Brasil! :D Quero leeeeer!
Ah, e que capa linda é esta? Amei!
Beijos

Responder
avatar
28 de janeiro de 2016 02:37 delete

Olá!

Não curto romances de época, mas... que premissa é essa? Gente, fazendo algumas adaptações, daria uma ótima novela mexicana! A história, se não fosse de época, seria mais que maravilhosa! Enfim, obrigada pela resenha, ela transmitiu bastante da história.

resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

Responder
avatar
Livreando
Autor
28 de janeiro de 2016 13:08 delete

Saudações literárias! Amo romances de época, faz viajar ainda mais e imaginar como são os lugares de época e tudo ao seu redor. Amei a capa, sua resenha me fez ficar instigado em ler, vou colocar na fla de desejados do skoob.

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 05:14 delete

Amo quando o livro chega no final e bumm, surpresa rs.
Vou dar uma procurada, sua resenha ficou muito boa.
Beijo

www.tecontopoesia.com

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 05:51 delete

Olá... tudo bem??
Sabia desse livro, mas jamais imaginei que fosse de época... nem li a sinopse rs... só conheci porque fui a bienal de sampa e vi a autora autografando, mas só rs... bom pelo que percebi de sua resenha o livro é bem intenso e já digo que adorei Caroline... adoro mocinhas tempestuosas e decididas... por saber que envolve um pouco os ciganos meu interesse se solidificou com a obra... Xero!!!!

http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 07:38 delete

Oieee, que capa maravilhosa!

Romances de época realmente são uns amores, nos faz querer ter nascido em outro século!
agora estou super a fim de ler este livro, parabéns pela resenha.

XoXo

www.leituraentreamigas.com.br

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 08:09 delete

Oi Iris.

Eu acho capa linda e sua resenha deixar minha curiosidade ainda maior pela leitura desse livro. Vou tentar adquirir ele o mais rápido possivel para matar minha vontade.

Bjos

http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 08:20 delete

Iris lindona ainda não conheço a escrita da autora, mas li muitos elogios a esse livro, a capa é um espetáculo a parte linda demais, amo romances de época e já gostei da protagonista peitando o pai que manda e a trata mal. Vou correr para ler urgente munida de uma caixa de lenços rss. beijos

Joyce
www.livrosencantos.com

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 08:54 delete

Como eu adoro romances de época e amores impossíveis, sem dúvida fiquei curiosa com a história. E realmente, essa capa ficou impecável!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem post novo no blog sobre filmes, vem conferir!

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 10:13 delete

Oiee

Já ouvi falar tanto da Samanta mas até hoje não tive oportunidade de ler algum livro dela.
Gostei da resenha, adoro romances de época e a capa é linda.

bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

Responder
avatar
Speak Cinema
Autor
29 de janeiro de 2016 10:41 delete

Hi baby, tudo bem? nossa que capa linda e a premissa também me parece bem interessante, nunca tinha ouvido falar mas vou dar uma chance ;) parabéns pela ótima resenha!

Lilian Valentim
http://speakcinema.blogspot.com.br/
beijinhos

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 12:28 delete

Oi, adorei a capa, a sinopse também é interessante. Adorei a sua resenha.

http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 13:18 delete

Oi flor, tudo bem?
Eu amo esse livro <3 Eu li já faz tempo (lá no lançamento da primeira edição) e amei a escrita da autora, tanto que já tenho outros livros dela.
Me acabei de chorar com esse livro e com o final. Nossa, é muito triste.
Adorei sua resenha. Essa capa (da nova edição) é muito linda mesmo.

Beijos
Leitora Sempre

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 17:47 delete

Olá, tudo bem ?
Eu li muitos comentários sobre este livro. A capa me trás muita tranquilidade e até certa forma me atrai, sou muito visual e acabo cedendo a diversos livros pela capa. Só que ao saber que trata-se de romance épico, acaba sendo uma enorme barreira para mim :/
Espero que algum dia, consiga superar isso.
Beijos
www.estilogisele.com.br

Responder
avatar
29 de janeiro de 2016 18:29 delete

Muito bom saber que há uma autora nacional escrevendo romances de época. Adoro esse gênero literário! Gosto muito de livros cujos finais nos surpreendem e nos arrancam lágrimas de emoção. Adorei a sua resenha!

Responder
avatar
30 de janeiro de 2016 07:08 delete

Olá,
Já ouvi falar muito bem da autora, mas não tenho muito interesse em ler romances de época, atualmente estou tomando doses homeopáticas de romances, intercalando um romance a cada cinco que leio, acho importante ler de tudo e vou colocar este para ler.
Abraços

Responder
avatar
30 de janeiro de 2016 07:53 delete

Oi...

Nossa que bom que gostou. ..

Também amei a capa...ela é mesmo linda..

Eu não lia romance de época, mas Lu o primeiro e amei...

Bjs

Responder
avatar
Rebeca B.
Autor
30 de janeiro de 2016 11:34 delete

Romance de época são uns amorzinhos mesmo <3
Não conhecia essa leitura mas confesso que fiquei bem curiosa!

http://blogexplicita.blogspot.com.br/

Responder
avatar
30 de janeiro de 2016 13:46 delete

Parabéns pela resenha Íris! Estou ansiosa para ler O Pássaro! Beijo!

www.newsnessa.com

Responder
avatar
Amanda T.
Autor
30 de janeiro de 2016 19:28 delete

Oooi! Tudo bem?

Flor, compartilho do seu amor por romances de época. É meu gênero literário favorito, junto às distopias. Essa capa realmente é linda, e já escutei falar muito bem da autora, mas infelizmente não tive ainda a oportunidade de ler um de seus romances. Tem ciganos no livro? *--* amo quando retratam esse povo, eles tem uma cultura tão rica e interessante! Quero o livro pra ontem.

Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

Responder
avatar
31 de janeiro de 2016 06:57 delete

Oiii!

Conhecer um livro favorito de alguém é sempre ótimo ne??
Não conhecia a obra mas assim como você sou apaixonada por esse estilo. Saber que a leitura vai ganhando ritmo me atrai.
Espero ler me breve!

Beijinhos

Responder
avatar
31 de janeiro de 2016 18:21 delete

Oi!
Já li muito sobre a autora, mas ainda não li nenhum livro dela. O Pássaro, é um livro que me deixa curiosa, parece um livro que promete muitas emoções.

Beijos

Elidiane
http://www.leituraentreamigas.com.br/

Responder
avatar
31 de janeiro de 2016 19:14 delete

Não li muitos livros do gênero, prefiro os romances comuns por assim dizer, mas gostei da história e fiquei feliz e instigada quando você disse que apesar do começo lento o restante foi bem fluido. A capa é linda e a premissa bem instigante. Quem sabe eu nã me anime mais pra frente e o leia.


bjs

Responder
avatar
3 de fevereiro de 2016 04:05 delete

Realmente, preciso concordar que está capa está linda de mais. Gosto de ver os blogs apoiando a literatura nacional, então parabéns pela iniciativa. Mas o gênero não me conquista, gosto muito de romances mas não os de época, não consigo me conectar as histórias de maneira alguma. Mas por algum motivo gostei desse, gostei da Desventura que a Caroline vai passar quero saber como vai escapar de capa "emboscada". A resenha me instigou bastante!

Responder
avatar
4 de fevereiro de 2016 04:16 delete

Olá!!

Faz tempo que não leio romance de época e amei a sua resenha, com certeza assim que o skoob voltar (porque tá dificil hj rsrs) vou adiciona-lo na minha "wishlist" de próximas leituras!!

Bjinhos!
Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/)

Responder
avatar
4 de fevereiro de 2016 09:32 delete

Querida Iris,

Que resenha mais linda!!! Muito obrigada pelas palavras a respeito de "O Pássaro" e por transmitir a história de forma tão cuidadosa, sem dar spoilers, mas contando o essencial para quem pudesse se interessar!

Eu já havia amaaaaaado as fotos no Instagram, e adorei ainda mais ao ver tudo junto aqui, texto e fotos!

Muitos beijossssss e, novamente, obrigada!

Sam :)

Responder
avatar
15 de fevereiro de 2016 03:51 delete

Olá!
Eu li esse livro na primeira edição, quando a capa era outra. Eu simplesmente me apaixonei pela escrita da Samanta. A história é tão envolvente que me emocionei demais e chorei rios por causa do final. Pra mim ele é um dos meus favoritos.
Amei a sua resenha.
Beijinhos!
http://www.eraumavezolivro.com.br/

Responder
avatar