E se para conhecer sua história você tivesse que conhecer a morte?
Conseguir a paz você precisasse morrer?
Essas são as questões que Nina tem que lidar nos seus 17 anos.
Você começa o livro meio confuso, pois a Nina não sabe o motivo de nada do que acontece de estranho em sua vida, acreditando ser a garota mais azarada do mundo. Situações loucas aparecem na vida dela, desde pequena e junto com sua mãe, Stela, super protetora, muda-se de cidades e países mais de uma vez por ano até.
O livro já começa com um desses episódios estranhos e a mudança para Nova York. Vida, casa, escola e pessoas novas, o que ela já está cansada de ter que encarar já que sonha com uma vida normal e que sua mãe explique o porquê de toda neurose e entender as situações sinistras na vida dela.
“Eu estava era ficando realmente preocupada. Não poderia ser só azar. Tinha que haver alguma explicação para todos aqueles “quase” acidentes em minha vida, mas me faltava coragem para enfrentar minha mãe.” - Nina
O que mais gostei na Nina é que apesar de todas suas dúvidas e medos, ela busca a verdade, e mesmo tendo sido arrasada por alguém em quem confia, ela continua nos narrando sua trajetória e lutando até o fim, ainda que seja para escolher como sua vida terminará. Ela comete seus erros, pois tem apensa 17 anos e muitas escolhas para fazer; você quer gritar: “Não! Isso vai dar errado!”, porém não tem como parar de torcer por ela.
Na nova escola seremos apresentados a maior parte das pessoas que terão momentos importantes no que se desenrolará na vida de nossa mocinha. Conhecermos Melly, que a meu ver mereceu seu espaço nessa resenha, pois é uma ruiva simpática que viu na menina nova e estranha uma nova a amiga, e não foi intimidada pela barreira que Nina usa para não se aproximar das pessoas.
“Gosto do seu jeitão, acho que vamos nos dar bem” – Melly
A escola gosta de aceitar alunos novos, e dentre eles teremos Kevin Brum por quem Nina solta suspiros, e Richard Trent com quem solta faíscas de ódio.
“Então ele apareceu: o cretino do ladrão de balas alheias! O aluno novo que acabava de chegar era justamente aquele idiota egoísta.”
Outro ponto positivo foi que o livro apesar de infanto juvenil e começar na escola, ele não se prende a esse cenário. Digamos que Nova York não será a ultima parada de Nina e Cia.
Obviamente não poderia deixar de comentar o romance entre Nina e Richard, sim ela suspirou por Kevin, mas quem vai acabar na frente é Richard com seus hipnotizantes olhos azuis, ar sombrio, corpo definido e suas cicatrizes.
Apesar de não ter visto claramente o desenvolvimento de sentimentos entre eles, pois achei que ficou intenso muito rápido. Tive a sensação de ter perdido alguma coisa, mas não dá para negar a química entre eles.
Richard é o responsável pela maior parte da tensão que acontece no livro, ao mesmo tempo em que você o ama, quer colocar no colo e consolar, você vai detestá-lo. Tem momentos que você não entende porque ele toma certas atitudes, e você continua sem entender. Ele foi treinado para um trabalho, tem suas crenças e acredita nelas até se deparar com nossa heroína e algumas dessas certezas serem abaladas.
“Eu sou a sua morte, Nina — murmurou. — Eu não posso esquecer que sou a sua morte…” – Richard
O legal do livro, é que a autora nos deixa ansiosos até o final, loucos para ter repostas e saber como termina.
Não dá para falar muito dos personagens sem soltar spoilers sobre suas participações na loucura que a vida de Nina Scott se transforma. Porém, quero falar no John que ganhou espaço no meu coração por se mostrar alguém confiável no fim das contas, principalmente com Nina tão debilitada, após passar por perdas e decepções, ter tido seu mundo virado de ponta cabeça e mesmo assim sem poder parar para respirar.
O que em alguns pontos me incomodou um pouco, já que a narração é em primeira pessoa, e a história ter que continuar com ela podendo ou não participar ativamente, porém autora mais uma vez mostrou a que veio e conseguiu levar a tensão e os mistérios ao ápice. Com cenas de ação e romance que nos fazem querer ler até a última página.
Em suma foi isso, F M L Pepper nos presenteou com um mundo novo, onde se fala em céu e inferno sem precisar dessas palavras, um romance que apesar de improvável e proibido, não é lindo e fofo como estamos acostumados a ler, têm personagens muito bem construídos e com um enredo que te deixa louco para descobrir em quem confiar qual caminho seguir e o que acontecerá em seguida.
Já adquiri o segundo volume na Amazon, “Não Olhe”, pois preciso saber o que vai acontecer no final dessa trilogia sobrenatural e nacional.
That’s all!
 |
Autora com "Mortes" na Bienal do Rio 2015 |
Avaliação:
Ficha Técnica
Título: Não Pare!
Autor: FML Pepper
Páginas: 280
.
Compre Aqui: