Pular para o conteúdo principal

A Teoria de Tudo - Resenha

Oi Povo, tudo bem?
Hoje vamos falar do livro “A teoria de tudo”, escrito por Jane Hawking ex-mulher do brilhante físico Stephen Hawking. Confesso que quando solicitei o livro pensei que ele seria um pouco parecido com o filme, contudo me enganei completamente. O filme lançado no ano passado nos mostrou Stephen muito mais tranquilo e generoso do que ele realmente foi no livro.

A leitura do livro não é fácil, a vida de Jane e Stephen sempre foi cheia de altos e baixos. O livro é narrado por Jane, então temos a visão dela durante a vida dos dois, na minha opinião ela foi muito sincera (principalmente em relação as traições dele), não posso negar que houveram muito desabafos da parte dela também. Porém, o livro narra mais de vinte de anos de história, quem não desabafaria?! Rsrs

Com apenas vinte e um anos, Stephen tinha acabado de conhecer Jane e pouco tempo depois foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa sem cura. Após, esse diagnóstico eles já sabiam que a vida dele mudaria para sempre e mesmo assim Jane ficou ao lado do homem que amava. Na época as informações, sobre a doença, eram escassas e ela queria aproveitar o tempo que restava com o amado, pois segundo os médicos ele morreria ainda jovem.

“Fiquei imaginando: o destino de Stephen seria pior que a ameaça que pairava sobre todos nós? Vivíamos sob a sombra da nuvem nuclear, e nenhum de nós poderia contar com segurança que chegaríamos à velhice.” Pág: 40. 
O flerte entre o jovem casal virou um casamento, em que todos desacreditaram, mas que durou vinte e cinco anos e gerou três lindo filhos.
Uma das coisa que mais me espantou em Stephen, foi que ele só acreditava ser importante o estudo da física e suas grandes descobertas. Em momento nenhum ele apoia os estudos de Jane, essa foi uma das minhas maiores decepções com o grande físico. O quote abaixo é uma demonstração disso:

“A atitude de Stephen em relação aos estudos medievais não havia amadurecido com os anos. Em sua opinião, eles ainda eram tão inúteis quanto pegar pedrinhas na praia.” Pág: 233.
Como pôde um homem tão inteligente não apoiar o crescimento da própria mulher? Enfim, realmente me revoltei!

O livro nos mostra uma Jane, extremamente guerreira que fez das tripas coração para criar seus filhos e deixar seu marido da maneira mais confortável possível. Reconheço que eu no lugar dela já teria desistido muitos anos antes, afinal a carga carregada por ela não era nada simples.

Os quotes que mais me emocionei:

“Quando se luta contra o destino, apenas os grandes temas - a vida, a sobrevivência e a morte - são de real importância.” Pág: 58.
“- Aos olhos de Deus todas as almas são iguais. Você é tão importante para Deus quanto Stephen.” Pág: 293.

Avaliação:
Ficha Técnica
Título: A Teoria de Tudo
Autor: Jane Hawking
Editora: Única Editora
Páginas: 448

Comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Quando lançaram o filme eu quis ir assistir, mas um problema levou a outro e a mais um e acabei não vendo. Gostei da sua resenha, vou ler a história, eu já conhecia um pouco da história dele, mas não imaginava que era tão maluco quanto outros gênios.

    bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Iris!
    Parece ser um livro interessante, mas espero que não seja tão detalhado. Pelas suas descrições ele parece ser um livro bastante detalhado, aquele tipo de livro que te deixa cansado. Mas posso estar completamente errada. Acho que vou dar uma chance!

    Sucesso com o blog sempre
    Beijos, Belle
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Na verdade o fime foi baseado em dois livros, esse e outro escrito pelo própio Stephen.
    Eu queria ler esse livro, não sou assim tão fã do Stephen, mas amei o filme e queria muito conhecer mais sobre o casal.

    ResponderExcluir
  4. Iris, tudo bem?

    Acredita que eu não quis ler o livro justamente por conta do filme? Porque mesmo lá ele já dá essa impressão: não apoia a mulher que, ironicamente, o apoiou até o último minuto. Não a valoriza. Pra mim, embora ele seja o famoso, ela é a estrela da história, justamente pelo que você disse, aguentou demais. Não sei se eu faria igual.

    Beijos

    www.leitorasinquietas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e fiquei curiosa para saber mais sobre esse grande físico e seu problema de saúde.
    Já fiquei muito revoltada também pelo fato dele não apoiar Jane em seus estudos.
    Ainda não assisti ao filme e espero fazer o comparativo entre eles em breve.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii Iris, tudo bem?
    Realmente eu não sei se teria vontade de ler esse livro, porque eu já assisti ao filme e sempre acho que isso estraga sabe? Assistir antes de ler, mas parabéns pela sua resenha que ficou incrível, além do mais a edição é linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Já faz um tempo que eu quero ver o filme e fico adiando haha'
    Eu optei por não ler o livro pois tem muita coisa na fila e que é mais importante para mim agora, mas depois que você falou que o livro tem alguns aspectos diferentes, vou adicionar de novo na lista =D
    Não sei se eu me daria bem com a história, mas acho que vai ser uma boa leitura! Adorei a resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li o livro mas já vi o filme. Eu gostei muito e não vejo a hora de realizar a leitura. Confesso que mesmo pelo filme eu me revoltei com a esposa dele, imagino quando eu fizer a leitura, que acho que deve ser muito mais detalhada que o livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Iris, tudo bem?
    Eu tive a oportunidade de ler esse livro há algum tempo e confesso que a leitura foi muito mais difícil do que eu achei que seria.
    Talvez o fato de conhecermos os acontecimentos com base no ponto de vista de Jane nos faça simpatizar pouco com o Stephen, né?! Durante toda a leitura eu ficava me perguntando "o que diabos essa mulher está fazendo com esse cara arrogante?". Sério, foi difícil (impossível) sentir empatia por ele. Claro que a condição dele não é nada fácil e o fato de ele conseguir chegar onde chegou é adimirável, mas ele tinha é que dar o devido crédito a toda a entrega de Jane.
    Não sei se ele chegaria tão longe sem ela.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, não sabia que ele não apoiava os estudos da mulher! Realmente revoltante. E isso não fica tão evidente no filme. Parece ser uma leitura bem válida e comovente, acho que iria simpatizar muito com a Jane e tudo o que eles enfrentaram juntos. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu cheguei a assistir a adaptação para o cinema da história, e me falaram que tem diversas diferenças. Mesmo assim, fiquei curiosa para conferir o livro e saber mais detalhes da história deles.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não sabia que essa história tinha livro e muito menos que foi escrita pela esposa do Stephen. Eu morro de vontade de ver o filme e agora quero muito ler o livro também.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Fiquei com raiva desse quote de fundo machista do Stephen, mas isso não mancha a brilhante história dele. Não sei se leria, mas parece uma ótima chance de conhecê-lo melhor.

    ResponderExcluir
  14. Oie!!
    Que resenha linda, parabéns!
    Eu conhecia o livro por causa do filme, a princípio acho que não é o tipo de livro que eu leria no momento. Mas confesso que tenho uma certa curiosidade para a leitura.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Olá! É uma história fascinante! Ele é um gênio e ela foi uma mulher forte. Boas lições foram tiradas desse livro, é uma história de determinação e também de amizade. Beijos!



    ResponderExcluir
  16. Estou querendo muito ler esse livro. Vi o filme e amei, é uma história muito bonita. Adorei a sua dica e a resenha. Lerei o livro, assim que possível.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Ooi! Passada que ainda teve traições :( eu não sabia sobre essa questão e sobre o egoísmo dele. Eu quero assistir ao filme e agora com a visão mais voltada para o que retrata no livro, irei assistir sem expectativas.
    Beeijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha, está na fila 😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  19. Amei a resenha ,já era super curiosa com a estória de Stephen, depois do livro me encantei ,acho a Jane do livro uma pessoa forte e que realmente ama muito e lutou do lado dele ,mas a do livro foi retratada de maneira bem diferente, como sempre prefiro o livro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Indomável - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Indomável", último livro da trilogia "Damas Rebeldes", da autora Julia Quinn, lançado pela Editora Arqueiro. Finalmente cheguei no livro de William Dunford! HAHHAA. Ele aparece nos livros anteriores " Esplêndida " e " Brilhante ", e deixa nós leitores apaixonados e doidos para conhecer ainda mais esse personagem libertino tão charmoso! HAHAHA. Ele fica completamente chocado quando descobre que herdou um título e uma propriedade na Cornualha. Dunford, viaja imediatamente para conhecer a propriedade que ele herdou, o que ele não imaginava é que encontraria uma mulher administrando a propriedade e que ela se tornaria sua responsabilidade junto a herança do título.  "Belle bateu palmas. Que fantástico! Dunford acabara de receber uma herança inesperada. Ela torcia para que fosse algo bom. Uma de suas amigas tinha acabado de herdar, a contragosto, 37 gatos. " Pág: 12. Henrietta Barrett, ou apenas Henry,

Missão Romance - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Missão Romance”, segundo livro da série  “Clube do Livros dos Homens”, lançado pela editora Arqueiro e é da autora Lyssa Kay.  Nossa, como me diverti com o romance anterior da série, foi uma verdadeira surpresa, então estava super ansiosa por essa leitura e posso dizer que ele superou as expectativas, simplesmente devorei o livro! Hahaa. Liv Papandreas, é irmã de Thea, cunhada de Gavin, o casal protagonista do primeiro livro da série. Ela atualmente trabalha no restaurante mais famoso de Nashville,  com o tirano Royce Preston. Ele na TV é uma mega celebridade e seu restaurante é frequentado pelos mais ricos da sociedade, mas internamente ele é podre e trata seus funcionários como se fossem lixo. Todo mundo acha que Liv tem sorte de trabalhar para ele, mas poucos sabem o quão mau caráter ele é. Thea, sempre tenta fazer Liv, desistir desse emprego e montar sua própria confeitaria com a sua ajuda financeira. O problema é Liv, que vencer na vida por