Oi Povo, tudo bem?
Hoje vamos falar do livro “A teoria de tudo”, escrito por Jane Hawking ex-mulher do brilhante físico Stephen Hawking. Confesso que quando solicitei o livro pensei que ele seria um pouco parecido com o filme, contudo me enganei completamente. O filme lançado no ano passado nos mostrou Stephen muito mais tranquilo e generoso do que ele realmente foi no livro.
A leitura do livro não é fácil, a vida de Jane e Stephen sempre foi cheia de altos e baixos. O livro é narrado por Jane, então temos a visão dela durante a vida dos dois, na minha opinião ela foi muito sincera (principalmente em relação as traições dele), não posso negar que houveram muito desabafos da parte dela também. Porém, o livro narra mais de vinte de anos de história, quem não desabafaria?! Rsrs
Com apenas vinte e um anos, Stephen tinha acabado de conhecer Jane e pouco tempo depois foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa sem cura. Após, esse diagnóstico eles já sabiam que a vida dele mudaria para sempre e mesmo assim Jane ficou ao lado do homem que amava. Na época as informações, sobre a doença, eram escassas e ela queria aproveitar o tempo que restava com o amado, pois segundo os médicos ele morreria ainda jovem.
“Fiquei imaginando: o destino de Stephen seria pior que a ameaça que pairava sobre todos nós? Vivíamos sob a sombra da nuvem nuclear, e nenhum de nós poderia contar com segurança que chegaríamos à velhice.” Pág: 40.

O flerte entre o jovem casal virou um casamento, em que todos desacreditaram, mas que durou vinte e cinco anos e gerou três lindo filhos.
Uma das coisa que mais me espantou em Stephen, foi que ele só acreditava ser importante o estudo da física e suas grandes descobertas. Em momento nenhum ele apoia os estudos de Jane, essa foi uma das minhas maiores decepções com o grande físico. O quote abaixo é uma demonstração disso:
“A atitude de Stephen em relação aos estudos medievais não havia amadurecido com os anos. Em sua opinião, eles ainda eram tão inúteis quanto pegar pedrinhas na praia.” Pág: 233.
Como pôde um homem tão inteligente não apoiar o crescimento da própria mulher? Enfim, realmente me revoltei!
O livro nos mostra uma Jane, extremamente guerreira que fez das tripas coração para criar seus filhos e deixar seu marido da maneira mais confortável possível. Reconheço que eu no lugar dela já teria desistido muitos anos antes, afinal a carga carregada por ela não era nada simples.
Os quotes que mais me emocionei:
“Quando se luta contra o destino, apenas os grandes temas - a vida, a sobrevivência e a morte - são de real importância.” Pág: 58.
“- Aos olhos de Deus todas as almas são iguais. Você é tão importante para Deus quanto Stephen.” Pág: 293.