Oi gente, esse livro veio da parceria com a Editora Arqueiro, foi solicitado pela Anne, porém ela não pode ler e eu ganhei essa oportunidade. Apesar de ler gêneros diferentes, esse não é o estilo de livro que costumo procurar, mas com certeza foi uma leitura encantadora. As Cordas Mágicas é um livro para quem deseja uma história sensível, bonita e mágica.
O livro nos conta a vida de Francisco Presto, do nascimento a sua morte. Na verdade ele já começa em seu funeral e nele somos apresentados ao narrador da história: A música. Sim, a narrativa é em terceira pessoa e quem esteve presente ao lado de Francisco Presto por toda sua vida foi ela. É uma narrativa linda e delicada, e por ser a música ela nos embala até os acordes finais da vida de seu pupilo e só no final saberemos tudo que aconteceu e sobre a morte misteriosa de Francisco.
"Todos os humanos são musicais.
Por que outro motivo o Senhor daria a vocês um coração pulsante."
O livro é dividido em 06 partes, a Dª música sabe conduzir cada uma delas com maestria e em todas as divisões ela me emocionou, não de chorar copiosamente, mas porque Franciso Presto colecionou muitas marcas ao longo de sua vida. Uma infância com muitas tragédias, adolescência de desafios… a música é seu refúgio, sua companheira nessa jornada. Além da narração em terceira pessoa da música, Francisco conheceu muitas pessoas por onde andou e algumas delas também nos contam alguns desses momentos no seu funeral e assim temos pontos de vistas diferentes de pessoas que foram tocadas pelo talento dele.
Ainda não tinha lido nada do autor, mas achei sua escrita tocante e a forma como ele usou a “visão” da música dos fatos, destacando os momentos mais relevantes, tornou a leitura fluida e nos deixando presos na jornada de Frankie. Além de tudo, a forma que a música enxerga o comportamento humano, nos faz refletir em muitas coisas que damos valor ou não e em nossas atitudes. Outro ponto de destaque foi a construção dos personagens secundários, estes também são essenciais não só na vida de Francisco, mas para enriquecer o livro com sua presença e tornando-se queridos por nós leitores.
O enredo não é só de tristeza, é a jornada de uma criança que vira homem, que um dia ganhou 06
cordas sem saber que eram mágicas e com elas, ele vai descobrindo que pode realmente influenciar a vida de outras pessoas com o seu talento e suas ações. O livro fala de amizade, de amor e de como a música faz parte da vida de cada um de nós. Terminei a leitura cativada.

"Eu tenho o poder de fazer você recordar-se das coisas. Absorvo suas memórias; quando me ouve, você revive lembranças. Uma primeira dança. Um casamento. A canção que tocava quando recebeu uma grande notícia. Nenhum outro talento proporciona uma trilha sonora para a sua vida. Sou a Música. Marco o tempo."
Não posso deixar de mencionar o trabalho maravilhoso que a Arqueiro teve com essa edição. A capa está linda, não achei erros de revisão e estou torcendo para que eles possam trazer mais livros do Mitch Albom. E é isso gente, leiam com a mente aberta, dispostos a ouvir a história que a música quer nos contar e espero que também se encantem, assim como eu.
Avaliação: Ficha Técnica:
Título: As Cordas Mágicas
Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro