Pular para o conteúdo principal

Descomplique. Seja Leve - Resenha

Oi Povo, tudo bem?
“Descomplique seja leve” é um livro que ganhamos da editora Dufaux no evento da Aliança de blogueiros do Rio de Janeiro. Confesso que não imaginava o que esperar da leitura e para a minha grande surpresa me encantei com o livro. Sei que parece loucura, porém li esse livro no momento certo e na hora certa, parece que foi intercessão divina. Por incrível que pareça até os blogueiros tem problemas pessoais!! Só para vocês terem noção o livro terminou com mais de 20 marcações!! Rsrs

O livro explica de uma maneira leve, simples e fluída, como você deve e pode descomplicar sua vida. Cada capítulo tem um tópico importante e depois o autor descreve sua opinião sobre o assunto. Ele dá conselhos e exemplos que nos fazem refletir e pensar: “Caramba, isso faz todo o sentido! Porque simplesmente não pensei nisso antes?”. Para exemplificar melhor do que se trata o livro, vou separar três tópicos que mais mexeram comigo e explicar um pouco do que entendi de cada um.

  • Você não é responsável pelas pessoas que ama

Neste capítulo o autor fala sobre a “mania” de levar o mundo nas costas, pode ser pesado e super desgastante para a pessoa que carrega ele nas costas. Que cada um é responsável por suas atitudes, então não devemos carregar ninguém nas costas.

“Livre-se do peso das escolhas que pertencem aos outros. Livre-se do que lhe faz mal. Amor ao próximo é outra coisa.”

  • Autocobrança: Qual a razão para exigir tanto de si mesmo?

Tudo tem um limite até a cobrança que fazemos de nós mesmo. As vezes devemos aceitar que não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, que nem tudo sairá perfeito. Deixar de ser seu maior inimigo para ser seu maior apoiador, foi a grande lição aprendida.
 
“A vida é para ser vivida de forma leve. Mais importante que a força e a rigidez é a direção que você imprime aos seus esforços. Ninguém nasceu para carregar o mundo nas costas.”

  • Amar não é se afundar com quem não quer caminhar 

Esse tópico sem sombra de dúvida foi o que mais me identifiquei, pois sempre tentei agir dessa maneira. Só fica do meu lado quem quer crescer junto comigo, amar não é sofrer como diz a música. O amor que deixa você doente e te impede de crescer não é amor.

“Por incrível que pareça, até amar existe limite. Se este não for respeitado você poderá até adoecer, porque o seu cuidar se transforma em sacrifício, e onde surge o sacrifício, a conta costuma ser alta.”
Não é simplesmente perfeito? Fiquei pensando porque quase nunca coloco isso tudo em prática!! Ah não posso esquecer de comentar que a diagramação do livro está ótima, deixando assim a leitura ainda mais agradável e rápida.

Avaliação:

Ficha Técnica
Título: Descomplique. Seja Leve
Autor(a): Wanderley Oliveira
Editora: Dufaux Editora
Páginas: 238

Comentários

  1. Existem livros que ganham um enorme significado pra gente exatamente por conta do momento em que nós os lemos, né? As vezes é bem o que a gente andava precisando ler. Tenho certeza que vou gostar desse livro também, porque só pelos trechos que vc colocou, eu já me identifiquei muito!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Fada - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de um livro que mais uma vez tem haver com o nome do blog! Rsrs “A Fada” é o livro que fez Carolina Munhóz ser eleita como melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro. Durante o bate papo na bienal do livro desse ano, Carol explicou que estava passando por um momento muito ruim quando teve um sonho com uma fada e depois disso ela começou a escrever o livro. Detalhe o livro foi escrito quando Carol tinha apenas 16 anos. Melanie Aine é uma menina caseira, que não é muito popular no colégio e vive uma vida solitária. Ela mora com seus pais numa mansão e nunca comemorou um aniversário, mas seus pais resolveram fazer uma festa surpresa para comemorar seus 18 anos. Como ela não tem muitos amigos, na festa só tem de convidados seus amigos Olinda e Vicento. O pai de Mel lhe dá um livro super grosso e antigo de presente, como ama ler, ela fica super feliz e vai dormir com uma sensação boa. “Recebi um livro grosso, marrom, mui...

Clichê - Resenha

Oi pessoal, o fadas esse ano é parceiro da autora Carol Dias e com isso ganhamos a oportunidade de ler o livro Clichê. Já tinha ouvido falar do livro quando conheci a autora em um evento realizado aqui no Rio e acabei o adquirindo, entretanto o li apenas há pouco tempo. Ele tem a capa rosa e nos títulos de cada capítulo tem uns coraçõezinhos que ficaram muito fofos com cada palavra chave que a autora escolheu como título.  Estive lendo vários romances hot ou suspenses e precisava de algo mais leve, porque não um “Chick Lit” (são romances leves e divertidos com mulheres independentes, como não amar?) para dar uma aliviada e ainda por cima poder conhecer e apresentar o trabalho da autora? E assim, meio que sem querer, comecei mais um livro sem esperar muito e tive uma leitura prazerosa. Clichê é um livro que retrata as vidas de Killan Manning e Marina Duarte, duas pessoas que normalmente não teriam seus destinos cruzados, muito menos se apaixonariam. Marina é uma imigran...