Mar de Histórias volume 4: Do Romantismo ao Realismo - Resenha

0 Comentários A+ a-

 

Oi pessoal! Tudo bom?

Como vocês sabem as Fadas Literárias fazem parte do grupo Aliança de Blogueiros RJ, e com essa parceria surgiu a oportunidade de eu conhecer o livro Mar de Histórias volume 4: Do romantismo  ao realismo cedido pela editora Nova fronteira dos tradutores Aurélio Buarque de Holanda Ferreira  e Paulo Ronai. 
Assim, para aqueles amantes da literatura eu posso dizer destacar a sua escrita diversificada que introduz o leitor em um verdadeiro mar de histórias  assim como diz o título da série, fazendo-o mergulhar imediatamente na época característica em destaque. Nesse caso do volume 4  a temática destacada vai desde o romantismo e toda a sua essência  até o triste e cruel realismo. Apesar de longo,  misturar vários contos dentro  de um mesmo volume, cada qual destacando um único período eu gostei de boa parte da leitura por sua fluidez e por possuir ricos detalhes retratados.

Logo a Nova Fronteira  aderiu a uma campanha única, no qual  apresenta para os leitores uma obra completa da coleção Mar de Histórias, antologia do conto mundial e composta de 10 volumes independentes que podem ser dente.Cada volume é tão independente um do outro que podem ser lidos separadamente sem afetar a sua cronologia. Em seu total essa série contém nada menos que 239 contos escolhidos entre os melhores de 192 autores pertencentes a 41 literaturas totalmente diferentes. De maneira que todas elas foram empreendidas há mais de quarenta anos por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e Paulo Rónai.

Todo o material está disposto por ordem cronológica em relação a publicação dos contos. Onde cada um deles é precedido de uma introdução que o situa na obra de seu autor e na respectiva literatura. Essas notas abundantes são de extrema importância para ambientar o leitor naquele  universo e também assim facilitar  a compreensão dos textos.

Esta viagem pelo oceano imenso das histórias mostra a transição entre o romantismo e o realismo. Ela abre um leque das variantes românticas mais diversas, onde em uma das tramas de " Mimi Pinson ", eterniza Musset  de forma  graciosa de uma figura parisiense.

Outro exemplo é da "Morte heroica", de Baudelaire, que é descrita como uma espécie de um poema em prosa. A ficção histórica relatada na " Última corrida de touros em Salvaterra" e ainda o realismo destacado em " Gitje " juntamente com um erotismo  totalmente escandaloso para a época descrita.

Afinal, esse mix diferenciado e com um que moderno demostra e celebra um verdadeiro oceano de narrativas, muitas delas célebres e inovadoras para as datas de suas publicações,  já outras traduzidas pela primeira vez para a língua portuguesa,  trazem para o cenário nacional um raro momento de apreciação.

Dou-lhes uma dica, leiam com a mente aberta e se preparem para imergir em variados períodos da literatura. Boa Leitura !

Avaliação:                                                                                                                   Ficha Técnica:

                 Título no Brasil: Mar de Historias volume 4
Do Romantismo ao Realismo
                                                             Tradutores : Aurélio Buarque de Holanda e Paulo Ronai 
Coleção: Mar de Historias
Número de páginas: 368
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Romance
 Formato: Físico
                                                                                                                                                Edição:
                                                                                                                                                Ano: 2013