Oi gente, sabe quando você ganha um livro e lê sobre algo ou alguma passagem e pensa: Eu precisava ler isso. Foi assim que me senti ao ler esse livro. O fadas ganhou esse livro da Editora Intelítera, graças ao evento realizado para a Aliança de Blogueiros RJ, e ficou em minhas mãos a missão de ler e resenhar. Só tenho que dizer que foi providencial rs
Acho que a primeira a coisa a se falar é sobre o autor José Carlos de Lucca, que para quem não conhece, escreve livros voltados para a espiritualidade e já realizou mais de 2.500 palestras voltadas para o potencial desenvolvimento espiritual do ser humano. Apesar disso, esse livro não fala em religião. Fala sobre a reflexão de nossas ideias, nossas atitudes. Como tentarmos não cobrar tanto de nós e sermos mais leves.
“Um dos principais caminhos para se ter uma autoestima adequada é desenvolver a capacidade de aceitação de si mesmo.”
Não acho que só por uma questão de maturidade, mas sim de momento de vida de cada um sempre temos aquele momento que achamos que não temos, ou o que fazemos não é o suficiente. Que devemos tentar mais, fazer melhor, mais rápido ou que o do outro é melhor e nunca estamos satisfeitos. Até onde isso é saudável, correto, factível? São esses pensamentos que o livro nos trás, e nos faz refletir.
“O sucesso, via de regra, vem embalado em um kit. Dentro dele estão as coisas que você ama fazer, (...) também aquelas outras coisas de que você não gosta e que não lhe dão satisfação.”
O livro é uma coletânea de textos que não precisam ser lidos de uma vez, a revisão está muito bem feita, espaçamento e fontes estão confortáveis para a leitura e com páginas amareladas.O trabalho na edição está impecável e ainda veio com marcador (adoro marcadores). Cada capítulo inicia com uma pequena citação de autores diferentes e dá vontade de fazer bilhetes e espalhar pela casa.
“ Desesperar Jamais
Aprendemos muito nesses anos
Afinal de contas não tem cabimento
Entregar o jogo no primeiro tempo
Nada de correr na raia
Nada de morrer na praia
Nada, nada! Nada de esquecer…”
(Trecho da Canção “Desesperar Jamais”)
Imagino que seja um livro que muitos possam não querer por causa da religião, mas esse não é o foco. Amo a ideia de ter esse livro na minha estante e em algum momento poder abrir em uma página aleatória apenas para ler um dos textos e esperar que ele seja aquilo que preciso naquele momento. Recomendo a leitura e como presente para alguém.
Os textos que mais gostei foi “Recupere o Fôlego” e “Escalar a Montanha”, podem parecer contrários, mas eram o que eu precisava nesse momento. Que parar não é errado, as vezes precisamos nos recuperar e na verdade podemos fazer isso e junto com esse pensamento também veio o de escalar uma montanha, não é uma missão fácil, requer paradas, recuperar o fôlego e ver aonde queremos chegar e continuar nossa caminhada com um objetivo em frente.
Não foi fácil falar sobre esse livro, pois mexeu bastante com pensamentos e sentimentos meus. Então acho que o objetivo foi atingido rs. Espero ter conseguido passar um pouquinho do que senti lendo e mais pessoas possam se interessar na leitura sem os preconceitos iniciais.
Avaliação:
Ficha Técnica
Título: Pensamentos que Ajudam
Autor: Jose Carlos de Lucca
Editora: Intelítera
Páginas: 249