Oi Povo, tudo bem?
O Fadas Literárias através da Aliança de Blogueiros Literários do Rio de Janeiro foi convidado pela
Editora Nemo do grupo Autêntica para um bate papo sobre HQ. O bate papo super descontraído foi comandando pelo PH do site
Tu já Viu e abriu minha visão para um mundo completamente diferente do que eu imaginava.
Meu primeiro contato com esse mundo foi através da Turma da Mônica e confesso que amava perdidamente, mas conforme fui ficando mais velha passei esse amor para os livros. Isso aconteceu com a maioria dos blogueiros que estavam lá e foi um ponto bastante abordado, pois a maioria das pessoas julgam a HQ como uma literatura apenas para crianças, mas isso está longe de ser verdade. Outra coisa que foi ponto de polêmica foi que muitos pensam que HQs se resumem aos heróis tão conhecidos que já estão até no cinema, outro ponto está longe demais da realidade.
Uma coisa que aprendi e achei maravilhosa é que na França e em outros países Europeus as HQs são tratadas da mesma maneira que os livros, que existem “livrarias“ especializadas nisso. Amei ter visto o vídeo e ver que realmente existe uma diferença gigante no modo que nós brasileiros tratamos o assunto. O PH deu uma verdadeira aula desse mundo e também falou de algumas HQs já lançadas pela Editora Nemo, escolhi algumas:
Placas tectônicas
Sinopse: Aos 35 anos, Margaux Motin narra os erros e acertos que abalaram sua existência em páginas repletas de humor e realidade. Uma separação e um novo amor mudam radicalmente sua vida de mulher com trinta e poucos anos de idade; uma época em que decisões abruptas podem levar a consequências desastrosas.
Como podem observar pela sinopse, essa HQ não tem nada de infantil. Afinal, ela fala da vida de uma mulher de 35 anos que acaba de se separar!!! Um tema super atual que sem sombras de dúvidas chamou a minha atenção Em breve teremos resenha dela, tive a sorte de ganhar!! :D
Deslocamento - Um diário de viagem
Sinopse: Artista, jovem e solteira, Lucy Knisley nunca imaginou que iria escapar do inverno frio de Nova York a bordo de um navio de cruzeiro para o Caribe. Mas quando seus avós idosos planejam uma fuga tropical, Lucy decide acompanhá-los, e nada sai como ela esperava. Durante os sete dias do cruzeiro, Lucy descobre mais sobre si mesma e sua família do que aprendeu durante uma vida inteira. Lidando com a decadência física e mental dos avós que tanto adora, ela é obrigada a confrontar seus próprios medos, anseios e expectativas, navegando pelas delicadas nuances que compõem as relações duradouras, a velhice, o amor e o cuidado. Guiada pelo diário do avô, Lucy desvenda suas próprias raízes, e suas férias acabam se transformando em uma viagem de autodescobrimento.
Uma história que chamou a minha atenção por ser uma autobiografia e por falar de terceira idade, um tema quase nunca abordado. Já adicionei na minha lista de desejados.
Outros exemplos de HQs que eram livros como: O diário de Anne Frank, Frida Kahlo, Orgulho e Preconceito (que em breve terá resenha), Snoopy, Garfield, Peter Pan, Hamlet e muito Shakespeare com: Macbeth, A Tempestade, Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de verão e Otelo. Isso sem falar nas autoras brasileiras super conhecidas como Paula Pimenta e Bruna Vieira;
Não disse que era um mundo incrível? E para encerrar com chave de ouro queremos agradecer imensamente ao Cleber e ao grupo Autêntica pelo convite!!!