Pular para o conteúdo principal

Resenha - O Enigma de Blackthorn


É bem provável que você já tenha lido eu falando por aqui, que sou um amante fiel de fantasia. Esse gênero que muita gente considera ser chato, ou quem sabe cansativo de ler. Outros não gostam do ritmo e ainda tem muita gente não entende os universos fantásticos, mas hoje eu venho falar sobre uma fantasia que serve para todo mundo! Me acompanhem pelo Enigma de Blackthorn!

Primeiramente nós vamos voltar no tempo. A história se passa em uma Europa modernista, lá no século XVII, mas os personagens não são dos elementos mais comuns que se podem esperar de uma fantasia. Essa não é mágica! A caça às bruxas já havia passado e deixado sua marca no tempo, ninguém mais queria ser feiticeiro ou de alguma outra classe sobrenatural de personagens, que normalmente já estamos mais acostumados. O Enigma de Blackthorn é muito mais realista e bem próximo ao chão, por isso a narrativa nos trará um contexto político e social, em que a guilda será dos boticários e teremos a ambição como a maior vilã do livro!

Benedict Blackthorn é um mestre boticário e, naquela época, os mestres — que eram as pessoas “formadas” em alguma profissão — tinham aprendizes e assim as profissões eram ensinadas e ganhavam continuidade na história. Christopher Rowe é esse aprendiz de Benedict, que almeja se tornar um grande boticário e viver uma vida feliz ao lado de seu mestre. Há quem defenda que os boticários eram, a grosso modo, uma espécie de farmacêuticos e químicos. Eles criavam remédios através das fórmulas, mas também poderiam fazer bombas com os elementos. Eu — particularmente — prefiro me referir a eles mais como alquimistas.

"Para ser um boticário, você precisa entender uma coisa: a receita é tudo. As poções, os cremes, as geleias e os pós preparados... exigem um toque incrivelmente delicado.
Não é como assar um bolo."

A competitividade devido à concorrência, instigava o estudo e o desenvolvimento de novas fórmulas e a criação de novas soluções pelos mestres, mas isso também gerou o crescimento de algo que pode fazer um estrago bem grande, se não controlado: a ambição pelo poder!
Surge então um rumor sobre certa fórmula, ou elemento único, que seria capaz de mudar o rumo da história do mundo, a favor daquele que o obtivesse o controle de seu poder. Diante disso, o mistério e a ambição fazem com que os boticários comecem suas buscas vorazes para ser o maior alquimista da história, porém uma coisa começa a acontecer ao mesmo... os boticários e seus aprendizes começam a ser assassinados de maneira brutal e o medo vai assolando todo o império.

Em meio ao medo, adrenalina e sede de conhecimento, algo acontece com Benedict. Porém o mestre não era uma pessoa qualquer, era um dos mais inteligentes e provavelmente o mais sábio dentre os boticários. Agora cabe a Chistopher e seu inseparável amigo Tom, desvendarem o enigma que Blacktorn deixou, para descobrirem o que e porque aconteceu. Tudo isso, de maneira sutil, onde a vida está sempre em jogo e que nem sempre todas as pessoas são tão justas quanto parece.

Mestre Benedict adorava ocultar coisas dentro de outras coisas. Códigos dentro de códigos, enigmas para abrir cadeados.

"Mestre Benedict adorava ocultar coisas dentro de outras coisas. Códigos dentro de códigos, enigmas para abrir cadeados."

O livro não é grande, tanto em altura, quanto em quantidade de páginas. Agora some a ansiedade de desvendar o enigma, juntamente com os personagens, e você terminará a leitura muito rapidamente. A história não tem enrolação e eu sugiro que o leitor preste atenção em cada detalhe, eles dão pistas importantes sobre o que vai acontecer.
Além de toda essa dinâmica excelente, quem tiver algum conhecimento de química conseguirá desvendar algumas coisas um pouco antecipadamente e vai se deliciar com as propriedades de massa e reação dos elementos, trabalhando na história. É fantástico, literalmente!

Como eu disse anteriormente, O Enigma de Blacktorn não é uma fantasia arrastada. Kevin Sands acertou em cheio na proposta de misturar uma história mais realista, juntamente com enigmas que trabalham em cima da ansiedade do leitor, com um ritmo de aventura delicioso. Inclusive, entrou para minha lista de favoritos, que possuem poucos títulos!

O final do livro não é desesperador, com um mega plot twist, mas deixa aquela vontade enorme de ler o próximo título da série, que ainda não está disponível aqui no Brasil, mas pode deixar que a gente avisa para vocês quando a LeYa divulgar a previsão de lançamento! E claro, nosso imenso agradecimento à editora pela disponibilização dessa história maravilhosa, em parceria pela divulgação de livros excelentes!

Avaliação:

Ficha Técnica:
Título: O Enigma de Blackthorn
Autor: Kevin Sands
Editora: LeYa
Páginas: 346

Comentários

  1. Parece ser um livro delicioso de ler! Uma fantasia nem um pouco arrastada e na quantidade certa de páginas. A capa também é linda! Adorei a resenha, a parte dos alquimistas me lembrou um pouco um livro que li recentemente chamado A Poção Secreta. É mais leve que esse, mas acredito que você gostaria também


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Indomável - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Indomável", último livro da trilogia "Damas Rebeldes", da autora Julia Quinn, lançado pela Editora Arqueiro. Finalmente cheguei no livro de William Dunford! HAHHAA. Ele aparece nos livros anteriores " Esplêndida " e " Brilhante ", e deixa nós leitores apaixonados e doidos para conhecer ainda mais esse personagem libertino tão charmoso! HAHAHA. Ele fica completamente chocado quando descobre que herdou um título e uma propriedade na Cornualha. Dunford, viaja imediatamente para conhecer a propriedade que ele herdou, o que ele não imaginava é que encontraria uma mulher administrando a propriedade e que ela se tornaria sua responsabilidade junto a herança do título.  "Belle bateu palmas. Que fantástico! Dunford acabara de receber uma herança inesperada. Ela torcia para que fosse algo bom. Uma de suas amigas tinha acabado de herdar, a contragosto, 37 gatos. " Pág: 12. Henrietta Barrett, ou apenas Henry,

Missão Romance - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Missão Romance”, segundo livro da série  “Clube do Livros dos Homens”, lançado pela editora Arqueiro e é da autora Lyssa Kay.  Nossa, como me diverti com o romance anterior da série, foi uma verdadeira surpresa, então estava super ansiosa por essa leitura e posso dizer que ele superou as expectativas, simplesmente devorei o livro! Hahaa. Liv Papandreas, é irmã de Thea, cunhada de Gavin, o casal protagonista do primeiro livro da série. Ela atualmente trabalha no restaurante mais famoso de Nashville,  com o tirano Royce Preston. Ele na TV é uma mega celebridade e seu restaurante é frequentado pelos mais ricos da sociedade, mas internamente ele é podre e trata seus funcionários como se fossem lixo. Todo mundo acha que Liv tem sorte de trabalhar para ele, mas poucos sabem o quão mau caráter ele é. Thea, sempre tenta fazer Liv, desistir desse emprego e montar sua própria confeitaria com a sua ajuda financeira. O problema é Liv, que vencer na vida por