Pular para o conteúdo principal

Saga Encantada - Resenha

Olá galera,

hoje venho trazer para vocês a resenha da Saga Encantadas, como é uma trilogia bem curtinha e divide muitas opiniões no mundo literário, resolvi fazer um apanhado geral. Sarah Pinborough reescreve os Contos de Fadas principais numa aura mais Irmãos Grimm do que Disney, que particularmente gostei bastante. No decorrer de séculos cada autor acrescentou ou mudou algo a esses contos, de maneira que ninguém mais é capaz de separar o real do imaginário, mas nessa trilogia ninguém é capaz de definir onde começa e termina a maldade ou bondade de cada personagem, e isso nos lembra que podemos culpar os outros ou as circunstância pelas nossas ações, mas no final as ações ainda são nossas.
A Editora Única fez uma diagramação fofa nos capítulos, adoro detalhes assim e eles estão de parabéns! Os contos têm a história principal, além de outros personagens que conhecemos, os três livros estão conectados e veremos personagens de um livro em outro, por isso apesar da ordem de lançamento, aconselho a leitura na ordem dos acontecimentos.

Lançamento   Leitura
Veneno          →  Poder
Feitiço           →  Veneno
Poder             →  Feitiço

Poder
Há muito tempo atrás, uma Feiticeira das Águas e um Rei se apaixonam, e contrariando a natureza se casam. Eles tem uma linda filha, que está destinada a um futuro terrível.
Quase 100 anos depois, um rei está decepcionado de ver em que seu único filho e futuro rei se transformou. Para ganhar a confiança de seus súditos, o Rei envia o Príncipe em busca das riquezas de um Reino a muito esquecido, mas é claro que ele não colocaria seu filho em perigo. Sendo assim, o melhor caçador da floresta é "solicitado" a ajudar o Príncipe em sua jornada.
No decorrer do caminho, eles conhecem Petra, uma jovem que vive na floresta com sua avó, Petra que vive perto do tal Reino, protegido por uma parede quase impenetrável, resolve ajudar os dois, já que ela mesma tem grande curiosidade sobre o que há  depois de todos aqueles espinhos. O Reino parece deserto e enquanto avançam descobrem que todos os seus habitantes então em sono profundo, porém vivos. O Castelo tem muitos guardas, mas do que o necessário e isso por si só já deixa os pelos da nuca do caçador arrepiados, durante uma busca no Castelo eles encontram uma linda jovem adormecida e ao seu redor um mar de sangue que parece pingar de seu dedo. O caçador rasga um pano e amarra ao dedo da linda dama, ao mesmo tempo que um Príncipe lhe dá um beijo de Amor verdadeiro. E enquanto Petra observa, a Rainha Bela acorda.

E agora que terríveis segredos esse Reino esconde?

Envolto em mistérios, uma Jovem, um Príncipe, um Caçador, um Lobo e um Traidor irão descobrir o Poder da Fera.

Veneno
Aqui a Branca de Neve e sua madrasta tem os velhos problemas de sempre. Achei a Branca de Neve super divertida e alto astral, mas devo acrescentar que bebe muito. O que é claro faz com que a Rainha a considere apenas uma criança mimada. Apesar de Lilith, a Rainha, ser realmente má eu até entendo um pouco da revolta dela pela liberdade que a Branca de Neve tem, quando ela foi tratada com tanta rigidez por toda a sua vida e no final ainda foi obrigada a se casar com um homem velho que ela nem ao menos conhecia e evidentemente não ama. Acredito que se pararmos para analisar, não se pode exigir amor e compaixão de uma pessoa que não foi criada com esses sentimentos. Para ser sincera, até gostei da Rainha.
E o que falar do Príncipe Encantado, particularmente o descreveria com os seguintes adjetivos: preconceituoso, covarde, machista, neurótico e outros mais. Gostaria de contar muito mais e infelizmente não posso, se não qual é a graça né.

Devido ao quote resumido abaixo, eu gostaria de entender melhor quando Lilith passou a não gostar da Branca de Neve, fiquei bastante curiosa. Apesar de achar que a culpa é daquele espelho chato!

 - Tem certeza de que isso é uma boa idéia.
O que quer dizer com isso. Vai ser divertido.
 - Tenho certeza de que pode ser engraçado. - Mas não sei ao certo se sua madrasta tem senso de humor.
 - É aí que você se engana - sorriu Branca de Neve.
 - Pelo menos ela tinha. Logo que chegou aqui. Eu me lembro que costumávamos rir muito juntas. Ontem ela riu. - Ela virou para o lado. - Ela só perdeu seus motivos para se divertir, só isso. Talvez seja isso que o casamento faz com você.

Feitiço
Com a perda do jornal que comandava, o pai de Cinderela está a cada dia com menos dinheiro. O que ele não sabe é que sua filha tem um grande amigo, Buttons, que leva alguma comida e carvão para eles e outras pessoas necessitadas da cidade. Mas, apesar da falta de dinheiro, essa é a chance de sua enteada Rose de conseguir um casamento real, então a madrasta de Cinderela gasta cada centavo que eles possuem para ir com a filha ao baile, é claro que Cinderela sente um turbilhão de emoções ao mesmo tempo, raiva, ciúme, inveja e decepção. E enquanto ela vê a carruagem se afastar em direção ao baile, eis que surge sua “fada madrinha”.

Assim que chega ao baile Cinderela descobre que o príncipe parece já ter sua favorita, e não é ninguém menos que sua meia irmã, Rose. Contudo quando o príncipe a vê, nada mais importa, pois a mágica dos sapatinhos de diamantes entra em ação, e Cinderela fica muito feliz, mas a que custo?

A vida no Castelo não é o que ela esperava, o príncipe mal lhe dirige a palavra, o Rei está obviamente decepcionado com a escolha e durante sua revista pelo Castelo, a mando da Fada Madrinha, ela descobre que seu futuro marido não passa as noites em seu próprio quarto. Como vocês podem ver, as coisas não vão bem para ela.

Em Feitiço a autora prendeu cada ponta solta perfeitamente. Pena que são só três livros, gostaria de mais!

Avaliação da Saga:
Ficha Técnica
Saga: Encantadas
Autora: Sara Pinborough
Editora: Única


Comentários

  1. Oiii Anne

    Achei bem interessante essa nova ordem que vc recomenda para a leitura dos livros. Bom saber, acho que a gente desfruta mais das histórias conforme vamos acompnhando a evolução dos personagens. É muito chato quando de um livro estamos em um determinado ponto e ai no livro seguinte eles voltam os fatos pra contar alguma coisa... Por isso não gosto de ler contos, porque geralmente seguem essa tendência. Vou anotar a ordem recomendada porque quero começar essa série em breve

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Sou louca por essa saga, comprei pela submarino mas ainda não chegou... Ansiosa pelos livros
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Talvez Agora - Resenha

  Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Talvez Agora”, que é continuação de "Talvez um dia” de Colleen Hoover lançado no ano passado pela Galera Record. Sou muito fã da autora e quando terminei “Talvez um dia”  fiquei sem saber o que fazer da vida porque eu não estava acreditando que a história terminava daquela maneira. Fiquei tão revoltada que comprei “Talvez Agora” no lançamento, mas levei meses para criar coragem e voltar para aquele universo. Vocês também são assim? HAHAHA. Espero sinceramente não ser a única!! HAHAHA. Ridge e Sydney, depois de tanto tempo, estão namorando. Sydney finalmente se sentiu segura para começar algo mais com Ridge. Ele por sua vez parece estar nas nuvens porque finalmente eles poderão viver um amor sem culpa e do jeito que sempre sonharam. Porém, isso não significa que tudo vai ocorrer nas mil maravilhas, afinal Ridge e Warren são as únicas pessoas no mundo que Maggie pode contar, e esse detalhe pode mudar tudo.  Maggie sabe que tem fibrose c

Heidi - Filme

Olá galera, Esse ano tem me surpreendido, pois conheci dois clássicos infantis maravilhosos e tenho refletido muito sobre os valores que passamos para nossas crianças de hoje, devemos incentivar livros/filmes/desenhos que estimulem a reflexão e boas atitudes. No início desse ano fiz a resenha de  Heidi, a menina dos Alpes , me encantei com a história e fiquei muito curiosa em conhecer mais dessa menina fofa. Não é que numa madrugada de insônia e  passeando pelas séries/filmes do Netflix me deparo com algo maravilhoso. Sim, é isso mesmo, o filme baseado no livro, e não é só isso, o filme é maior do que o primeiro livro, me levando a crer que se refere ao primeiro e parte do segundo, ou o segundo livro é menor (ainda não tive oportunidade de ler). Apesar de ter adorado o filme, o livro é tão curtinho que poderiam ter contado, de fato, toda a história com mais detalhes, pois ela é bem inspiradora e faltaram coisas importantes. Apesar disso, eu amei. O elenco é ótimo e a fot