9 de outubro de 2017

Resenha - Por Lugares Incríveis

Há muito tempo ouço falar desse título, mas ainda não tinha me dado a oportunidade de provar dessa maravilhosa leitura. Não vou fazer mistério nenhum com vocês, eu amei esse livro, amei a escrita, amei os personagens, amei a autora ter falado de algo tão importante, enfim, o ano não acabou mas já adianto que foi a melhor leitura de 2017! Que livro, minha gente, que livro! Para não estragar a experiência de vocês, prefiro não me aprofundar tanto em detalhes, mas saiba, é aquele tipo de livro que termina e você se sente grato pelo privilégio de ter podido ler ele. Mas vamos à história. 


Por Lugares Incríveis vai contar sobre dois adolescentes que aparentemente não tem nada em comum. Ela, Violet Market, vive atormentada pela culpa de ter sofrido um acidente de carro com sua irmã, e escapado sem arranhões enquanto Eleanor perdeu a vida. Ele, Theodore Finch, é a “aberração” do colégio, sofrendo bullyings constantes e com uma família negligente, que vive com mudanças de humor bruscas e trocando sempre de “personalidade” ao ponto de muitas vezes não saber quem é realmente. Um dia, os dois se conhecem na torre do sino da escola, onde estavam ponderando se valia a pena tirar a própria vida. Finch salva Violet, mas ela que leva a fama de heroína por salvar a “aberração”. 

A partir daí, ele se interessa por ela e a escolhe como parceira de projeto na aula de Geografia. Os dois precisariam visitar pontos turísticos de Indiana — que aparentemente não teria nada de interessante à mostrar — e, mesmo que muito resoluta, Violet aceita acompanhar Finch e assim eles vão se aproximando.

“— Você perguntou por que quis fazer o projeto com você. Não é porque você também estava no parapeito, apesar de que, sim, isso tem a ver. Não é porque sinto essa estranha responsabilidade de ficar de olho em você, o que também tem a ver. É porque você sorriu pra mim naquele dia na aula. Um sorriso verdadeiro, não aquele de mentira que você dá pra todo mundo, com os olhos dizendo uma coisa e a boca, outra.”

Theodore é um personagem incrível, daqueles que eu não vou esquecer nunca. Extremamente inteligente, ele sabe exatamente o que dizer, sempre. Esse foi um dos livros que mais marquei quotes e a maioria são falas desse personagem. Finch é cheio de traumas de infância, já que seu pai é extremamente violento e sua mãe totalmente omissa. E tem uma obsessão por pesquisar diversas formas de cometer suicídio. 

“Ser sugado para dentro de um buraco negro deve ser a maneira mais legal de morrer. Não há ninguém que tenha experienciado isso, e os cientistas não conseguem decidir se, depois de atingir o horizonte de eventos, a pessoa passaria semanas flutuando antes de ser despedaçada ou se viraria uma espécie de turbilhão de partículas e acabaria queimada viva. Fico pensando como seria se fossemos engolido. De repente, nada mais importaria. Nunca mais os preocuparíamos com coisas tipo onde ir ou o que vai acontecer ou se vamos decepcionar alguém de novo. Tudo isso... simplesmente... desapareceria. – E não haveria nada”

Violet era aquela garota popular, com um namorado perfeito, amigos descolados e pais amorosos, porém desde a morte de sua irmã ela não consegue ser mais a mesma e muito menos ser feliz. O interessante é observar a mudança que ela vai sofrendo durante o livro e como Theodore trouxe vida à ela.

“Mas esse não é o motivo. O motivo é que nada disso importa. O colégio, a equipe de torcida, os namorados, os amigos, as festas, os cursos de escrita criativa… — Ela gesticula com os braços. — Tudo isso é só pra passar o tempo até a gente morrer.”

Por Lugares Incríveis é um livro — me permita dizer — incrível! Jennifer Niven tem uma escrita maravilhosa! Ela conseguiu trazer temas bem profundos, mas ao mesmo tempo de forma leve e fluida. É um livro que trata de luto, depressão, bipolaridade, suicídio, amor e muito mais. Com certeza se tornou um dos meus livros preferidos da vida e agora eu tenho uma missão de convencer todos os meus amigos a lerem, começando com vocês!

Avaliação:
Ficha Técnica
Título: Por Lugares Incríveis
Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336



2 comentários:

author
Se você: Cheira livros, se apaixona por personagens, sofre com eles como se fosse alguém da sua família, corre atrás de autógrafos, viaja para outro estado para participar da Bienal do Livro, adora um sebo, procura por eventos literários, entra na livraria para dar um livro de presente e sai com dois para você, então você está no lugar certo!