Pular para o conteúdo principal

Fortaleza Impossível - Resenha


Hey, hey! Normalmente eu venho aqui para falar de livros de fantasia ou de ficção científica, certo? No entanto hoje eu venho trazendo uma resenha sobre a exaltação da cultura geek que nos é apresentada por “Fortaleza Impossível”.

Se tem uma coisa que me encanta sempre um pouco mais nesse meu universo geek — dentre tantas e tantas coisas — é a cultura dos anos 80. Ah se eu pudesse voltar no tempo... E “Fortaleza Impossível” vai nos transportar exatamente para lá! Onde Vanna White era a apresentadora da Roda da Fortuna e motivo da loucura de muitos homens.
Naquela época — sem internet —, as revistas masculinas faziam muito sucesso. Dentre elas, a famosa Playboy costumava fazer mais barulho do que as concorrentes, principalmente por trazer a mulherada da celebridade, e então chega o dia em que eles estampam ninguém menos do que Vanna White em uma das edições.

Billy e seus amigos — adolescentes nerds e tarados — simplesmente piram ao descobrirem que a apresentadora saiu na revista, então surgem dois problemas: 1 – eles PRECISAM da revista, 2 – eles ainda não têm 18 anos para comprar a revista.
A partir daí, os garotos começam a bolar inúmeros planos mirabolantes para conseguir a revista, desde implorar a homens mais velhos, para que comprem a revista para eles, até chegar ao ponto de decidirem invadir uma loja para roubar a Playboy.

O plano era infalível, até que uma garota — Mary —, filha do dono da loja, entra no circuito e se torna tanto uma ponte, como uma ameaça ao plano dos garotos. Uma ponte porque eles podem tentar conseguir a senha do alarme da loja com ela, e uma ameaça porque a garota é muito inteligente e os meninos sempre acabam fazendo alguma besteira.
Sobre a história, eu paro de falar por aqui, porque senão vai perder a graça de saber o que acontece e como acontece e como tudo se desenrola. Mas eu preciso falar mais coisas sobre o livro... continuem me acompanhando!

Como eu falei, a história se passa nos anos 80, no entanto o livro é um Young Adult e a galera dessa idade não viveu essa década deliciosa — porém a história é boa demais, mesmo para os mais jovens —, então o presente maior desse livro fica para o pessoal mais vivido e que curte uma história leve de YA, porque as referências e a nostalgia que se aplicam na leitura são muito gostosas!
A descrição dos cenários, da cultura e dos personagens são muito bem trabalhadas e certamente quem já assistiu a Stranger Things, vai fazer uma analogia entre os ambientes.

O título do livro é o nome de um game, que um dos pontos principais da história, e a editora Arqueiro simplesmente criou um hotsite para que possamos jogar o Fortaleza Impossível! É uma declaração de amor muito grande ao universo geek, não é mesmo?! Certamente eu tenho o link aqui para vocês - https://goo.gl/yzQxST
Ah, e ainda falando sobre o game, preste atenção em como ele funciona — o livro explica —, porque a própria história tem uma referência a ele! E quando você encontrar, vai achar simplesmente incrível! Sério, é muito bem bolado!

Fortaleza Impossível é certamente um dos melhores livros para os amantes da cultura pop, para quem sente saudades dos anos 80 e para todos os que vivem dentro do universo geek! Leitura com uma trama deliciosa e cativante, recheada com tudo de bom. Entrou fácil — e sem dúvidas — para a lista de favoritos!

Avaliação:

Ficha Técnica
Título: Fortaleza Impossível
Autora: Jason Rekulak
Editora: Arqueiro
Páginas: 272

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Fada - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de um livro que mais uma vez tem haver com o nome do blog! Rsrs “A Fada” é o livro que fez Carolina Munhóz ser eleita como melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro. Durante o bate papo na bienal do livro desse ano, Carol explicou que estava passando por um momento muito ruim quando teve um sonho com uma fada e depois disso ela começou a escrever o livro. Detalhe o livro foi escrito quando Carol tinha apenas 16 anos. Melanie Aine é uma menina caseira, que não é muito popular no colégio e vive uma vida solitária. Ela mora com seus pais numa mansão e nunca comemorou um aniversário, mas seus pais resolveram fazer uma festa surpresa para comemorar seus 18 anos. Como ela não tem muitos amigos, na festa só tem de convidados seus amigos Olinda e Vicento. O pai de Mel lhe dá um livro super grosso e antigo de presente, como ama ler, ela fica super feliz e vai dormir com uma sensação boa. “Recebi um livro grosso, marrom, mui...

Ligeiramente Escandalosos - Resenha

Oi Povo, tudo bem? “Ligeiramente Escandalosos” é o terceiro livro da série “Os Bedwyns” da autora Mary Balogh publicada pela Editora Arqueiro. Sou completamente apaixonada por romances de época, então teremos muitas resenhas!! Rsrs Para saber maiores informações dos livros basta clicar no nome do livro: Ligeiramente Casados e Ligeiramente Maliciosos . O livro começa com Freyja no caminho da cidade de Bath a convite de sua amiga Charllote. Ela só aceitou o convite de passar essa temporada numa cidade tão sem graça, para fugir das comemorações do nascimento do primeiro filho de seu amor Kit, com sua esposa perfeita Lauren. Afinal, aquele filho deveria ser dela e não de outra. Na metade do caminho ela se vê obrigada a parar numa estalagem que seu irmão Wulfric não aprovaria para sua estadia, pois é de baixo nível. O quarto da estalagem não tem tranca na porta e pelo bons costumes a empregada de Freyja deverá dormir com ela. Mas, ela é uma mulher livre e não se permitirá ficar ass...