Pular para o conteúdo principal

O Ódio Que Você Semeia - Cinema

O Ódio Que Você Semeia é uma das adaptações cinematográficas mais esperadas do ano. Ela conta com Amandla Stenberg (nossa amada Rue de Jogos Vorazes) no papel da protagonista, Starr, e outros nomes como Russell Hornsby, Anthony Mackie e Regina Hall. Sendo “distribuído” (MUITAS ASPAS AQUI) pela Fox Film do Brasil, o longa estreou dia 06 de dezembro, em pouquíssimas salas de cinema em poucas partes do Brasil. 

Starr Carter é uma adolescente negra de 16 anos que, ao voltar de uma festa, presencia o assassinato de seu amigo de infância, Khalil, por um policial branco. Depois desta noite traumática, ela é forçada a testemunhar no tribunal, pois era a única que estava presente no ato do crime. Como mora em um bairro marginalizado e comandado por um traficante muito influente, ela começa a sofrer ameaças por parte dele, pois o menino morto vendia drogas, e ela poderia acabar “falando demais” sobre os esquemas do tráfico para a polícia. Apesar das ameaças, Starr sabia que para defender a honra de seu amigo, e dos inúmeros mortos todos os dias pela violência policial contra negros nos Estados Unidos, poderia usar a arma mais poderosa dada ao ser humano, a voz. 



Devo enaltecer a atuação de Amandla Stenberg, ela fez um trabalho excepcional, conseguiu transparecer todas as emoções com uma clareza absurda, nos emocionando durante todo o filme (eu chorava de 5 em 5 minutos por causa dessa garota). Com toda a crítica social que o filme carrega, ele te faz refletir sobre seus próprios privilégios, e te dá 5 tapas na cara por minuto. Além de denunciar e explicar a apropriação cultural de uma forma bem didática, mostrando o comportamento dos alunos na escola que Starr frequenta, localizada em um bom bairro, longe do ‘bairro dos negros” . 

“A Starr da Williamson não usa gírias; se é algo que um rapper diria, ela não diz, mesmo que os amigos brancos digam. As gírias o tornam descolados. As gírias a tornam “daquele jeito”. (...) Basicamente, a Starr da Williamson não dá motivo para que alguém a chame de garota do gueto.”

Uma coisa que reparei foi a direção de fotografia (nunca pensei que falaria essa frase em toda a minha vida). Para diferenciar o bairro periférico e a escola de classe alta, foram usados filtros diferentes. As cores nas cenas da escola, eram mais azuladas e frias, já no bairro, foi utilizada uma paleta com tons mais amarelados, nos trazendo um ambiente um pouco mais quente e familiar. Isso serviu para nos mostrar o contraste entre os dois lugares e as classes que dominam cada um. 



O Ódio Que você Semeia é um filme tão importante que deveria ser exibido nas escolas, assim como o livro deveria estar nas estantes de suas bibliotecas. Ele também deveria estar disponível em grande parte dos cinemas do Brasil, o que, infelizmente, não vai acontecer. Então, se você mora em alguma capital brasileira ou tem acesso a algum cinema que esteja exibindo esse filme, vá e aproveite, pois infelizmente, está sendo um “privilégio” para poucos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entre Nós – Resenha

Oi gente! Tudo certinho? Hoje, rufem os tambores / o / o  / acreditem se quiserem, eu (Priscila) estou escrevendo a minha primeira resenha desde que comecei a fazer parte das Fadas Literárias, apesar de já estar algum tempo esta escrevendo sobre as cabines de imprensa dos mais variados filmes, e para a minha imensa alegria estou iniciando por um livro que conheci em um evento literário em 2015, diretamente pelas mãos da autora Cátia Mourão que  ao relatar a história me fez imediatamente virar fã de carteirinha, em parceria com a Aliança de Blogueiros do RJ . Então, Entre Nós é o primeiro livro da série Mais Além da Escuridão , dos escritores Jonathan Souza e Cátia Mourão . Sou um pouquinho suspeita ao abordar o tema vampiros, pois desde que me entendo por gente e principalmente pelo filme/livro entrevista com vampiros da querida Anne Rice tenho uma paixonite/amor platônico por esse gênero e sim grito mesmo aos sete cantos do universo o quanto sou envolvida c...

Editora Sextante e Arqueiro - Evento

Encontro com Livreiros e Blogueiros - Editora Sextante e Arqueiro Quem é parceiro da Editora sabe que todos os eventos ou encontros realizados por eles são maravilhosos. Gosto muito da equipe, pois são pessoas que sabem ser divertidos, atenciosos e profissionais aos mesmo tempo, e adorei conhecer os donos e sua mãe (fofa d+). Todos são apaixonados por livros, assim como nós e é maravilhoso poder ver o carinho e dedicação que faz com que essas obras cheguem em nossas mãos. O evento começou com um bate-papo com Vladimir Netto , autor do livro Lava Jato . Vladimir é um repórter investigativo, e quando se deparou com a operação Lava Jato percebeu que essa seria diferente. O intuito do livro é contar os detalhes e bastidores da investigação. Para isso, ele realizou entrevistas com os dois lados, os acusadores e acusados. Gostei muito do bate papo com o autor, ele é uma pessoa divertida e irreverente, contou algumas situações de suas entrevistas durante a escrita do livro e mom...