15 de fevereiro de 2019

As Crônicas De Gelo e Fogo - Resenha

Olá pessoas! Hoje venho aqui com novidades vindas diretamente de Westeros. Li o primeiro livro de Game of thrones(GOT) e descobri que é muito bom, mas tenho ressalvas comparando o mesmo com a série.

Bom, a primeira temporada da série mostra, de maneira muito fiel, os fatos do primeiro livro. Mas  como todos devem saber, o livro é muito mais assertivo quando se trata de dar profundidade aos personagens. A série perde um pouco, também, quando o assunto é dramaticidade. Não que os atores sejam ruins, mas em comparação com o livro, alguns momentos chaves não recebem a importância que é dada na obra original, como por exemplo, a relação da khaleesi com Khal Drogo. No livro, eles tem um envolvimento muito mais profundo, evoluindo de maneira gradativa. Na série, por sua vez, tudo acontece meio atropelado na relação desse nosso casal, mesmo levando em conta que é uma outra mídia e não se tem tanto tempo para evoluir um personagem, mesmo que Jason Momoa e Emília Clarke (atores que interpretam o casal) sejam bem carismáticos, eles não ganham tanto assim sua admiração quanto na obra literária.

Jason Momoa e Emília Clarke
Um ponto que até mesmo o mestre Martin reconhece, é que os filhos de Ned Stark deveriam ter a idade que lhes foram dada na série, não nos livros, pois todos eles tiveram a idade aumentada para a obra produzida pela HBO. Ele diz que se tivesse feito seus personagens mais velhos teria trazido mais realidade aos livros, e não teria feito um personagem de seus 15 anos lutar uma guerra. Esses fatos não tiram nenhuma vírgula do valor da série, até porque foi através da série que fui convencido a ler os livros.

Tabela comparativa de idade Livro x Série 
Personagens
Idade no livro
Idade na série
Robb Stark/ Jon Snow
14
17
Bran Stark
7
10
Arya Stark
9
11
Sansa Stark
11
13
Rikon Stark
3
6

Bom pessoal; essa foi minha análise (atrasada uns oito anos) do livro de comparação com série, e não esqueçam: “The Winter is coming”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

author
Se você: Cheira livros, se apaixona por personagens, sofre com eles como se fosse alguém da sua família, corre atrás de autógrafos, viaja para outro estado para participar da Bienal do Livro, adora um sebo, procura por eventos literários, entra na livraria para dar um livro de presente e sai com dois para você, então você está no lugar certo!