Pular para o conteúdo principal

E Se Fosse a Gente? - Resenha

Eu não sei porque ainda insisto em escrever sobre os livros de Becky Albertalli, visto que falarei todas as vezes que seus livros são absolutamente perfeitos. E como vocês já leram as resenhas dos livros da autora aqui no blog — pois, com toda a certeza, são minhas fãs e leem tudo que posto — sabem que repito mil elogios todas as vezes. Mas é aí que Adam Silvera entra, ele formou essa gloriosa parceria com minha miga Becky e, juntos, deram à luz a E Se Fosse a Gente? Logo, tenho a OBRIGAÇÃO de não só resenhar pra não fazer desfeita com meu novo migo, como também, adivinhem? Isso mesmo, fazer MIL ELOGIOS A BECKY

Arthur está passando as férias de verão em Nova York, pois sua mãe é uma grande advogada e precisa trabalhar por um tempo na filial da cidade. Por ser uma mulher muito influente na empresa, consegue um estágio de verão para Arthur. Entre suas tarefas, Arthur é pedido para ir buscar um café na rua, no caminho, ele acaba se deparando com um menino que lhe interessa demais na frente da agência dos correios, e, claro,  resolve entrar atrás dele. Apesar de se atrapalhar o tempo inteiro, Arthur consegue manter um papo legal com seu novo crush, mas então, são interrompidos no meio da conversa por um flash mob bizarro de pedido de casamento, e o garoto misterioso desaparece no meio da confusão. Agora Arthur não consegue parar de pensar nele e no fato de não ter pego o seu número de telefone, tão pouco saber seu nome. 

Assim, não quero me empolgar muito nem nada, mas veja bem: conheço um garoto bonito e fofo e, cinco segundos depois, estou no meio de um pedido de casamento com direito a flash mob? Poderia haver mensagem do universo mais clara do que essa?

Ben está em recuperação durante o verão. É nisso que dá faltar às aulas para ficar namorando. O engraçado é que agora ele não só terminou o namoro, como vai ser obrigado a dividir a sala de aula com o ex durante todo o verão. Apesar de ter que ficar perto de Hudson todos os dias, ele não tem coragem de entregar sua caixa de término de namoro pessoalmente, então, resolve enviar pelos correios. Quando chega na agência, encontra um menino com lindos olhos azuis e descobre que seu nome é Arthur, pois o garoto não parava de falar um minuto, mas então eles são interrompidos tragicamente por um flash mob ridículo. Durante o ocorrido, Ben resolve ir pra casa com a caixa, mas quando chega, se dá conta de que saiu da agência sem nem pegar o número de Arthur. 

E então ele olha para mim.
E então ele sorri.
E droga.
Droga, droga, droga. É o garoto mais fofo de todos os tempos. Talvez seja o cabelo ou as sardas ou o tom rosado das bochechas. E digo isso como alguém que nunca notou as bochechas de outra pessoa na vida.

Desconsiderem minha brincadeira inicial sobre todos os livros da Becky serem perfeitos e blá blá blá. Não é um livro perfeito, mas eu curti bastante a parceria de Adam e Becky na escrita. É visível para o leitor que conhece os outros trabalhos de pelo menos um dos autores, quem escreveu cada protagonista. O que funcionou muito bem no quesito personalidade de cada personagem. Os capítulos, apesar de serem divididos entre os dois personagens principais, e autores, são muito bem interligados. 

A minha crítica é justamente para algo que também elogiei, a personalidade de Ben e Arthur. Em algumas partes do livro eu quis SOCAR a cara de cada um. Arthur é um fofo e me representa como turista em Nova York ( eu também iria querer tirar foto de tudo e ir a todos os musicais) mas é extremamente imaturo, ok, eu sei que ele só tem 16/17 anos de idade, mas não precisava ser uma criança completa em algumas ações. Apesar de muita gente não ter gostado de Ben, eu o achei um protagonista melhor, mas a sua obsessão pelo ex namorado também irrita. Ele literalmente pisava em uma pedra e pensava “Uma vez eu estava andando com o Hudson por aqui e pisei em uma pedra, foram tempos tão felizes”. 

Passada a parte “críticas ácidas de uma leitora irritada”, vamos enaltecer as qualidades do livro. Além das coisas boas já ditas, preciso dizer que mesmo me irritando as vezes, em momento algum fiquei entediada. O enredo te envolve, os personagens secundários são incríveis, a amizade de Ben e Dylan é algo invejável, ainda mais se tratando de um gay e um hétero. Os diálogos e mensagens de texto trocadas são muito naturais, o modo como os autores retratam o relacionamento familiar dos protagonistas é ótimo. Novamente Becky nos trouxe tabus de um modo natural, como deveria ser sempre. 

Apesar de nunca ter lido algum trabalho solo de Adam Silvera, fiquei sabendo que suas narrativas e finais de livros são um tanto melancólicas, ao contrário de Becky,  que é sempre alegre e bem humorada. A junção dos dois estilos de escrita foi perfeita, temos humor e melancolia na dose certa. O livro não foi perfeito, mas poderia ser, na verdade, chegou perto. 


Avaliação:                                                                       
Ficha Técnica
Título: E Se Fosse a Gente?
Autor: Becky Albertalli e Adam Silvera 
Editora: Intrínseca
Páginas: 352

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão Romance - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Missão Romance”, segundo livro da série  “Clube do Livros dos Homens”, lançado pela editora Arqueiro e é da autora Lyssa Kay.  Nossa, como me diverti com o romance anterior da série, foi uma verdadeira surpresa, então estava super ansiosa por essa leitura e posso dizer que ele superou as expectativas, simplesmente devorei o livro! Hahaa. Liv Papandreas, é irmã de Thea, cunhada de Gavin, o casal protagonista do primeiro livro da série. Ela atualmente trabalha no restaurante mais famoso de Nashville,  com o tirano Royce Preston. Ele na TV é uma mega celebridade e seu restaurante é frequentado pelos mais ricos da sociedade, mas internamente ele é podre e trata seus funcionários como se fossem lixo. Todo mundo acha que Liv tem sorte de trabalhar para ele, mas poucos sabem o quão mau caráter ele é. Thea, sempre tenta fazer Liv, desistir desse emprego e montar sua própria confeitaria com a sua ajuda financeira. O problema é Liv, que vencer na vida por

Eleanor & Grey - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Todo mundo que acompanha o blog sabe que sou mega fã de Brittainy C. Cherry, então quando vi que a caixa do “clube da Carina Rissi” vinha com o livro “Eleanor & Grey" e os marcadores de todos os livros da autora lançado aqui no Brasil, fiquei LOUCA. Graças ao bons Deuses dos livros, a Editora disponibiliza a caixa de maneira avulsa e consegui comprar essa lindeza! Rsrs. Sabe aquele tipo de livro que quando você termina, seus pensamentos são: “Obrigada Deus por eu amar ler! Obrigada por livros assim! Que lição de vida! Que autora maravilhosa!!". Quando terminei mandei uma foto da minha cara inchada de tanto chorar para Helyssa (voocomlivro) e Anastacia (notasliterarias_), falando que não estava sabendo lidar com tantos sentimentos. Eleanor, é uma adolescente que ama ler, não é muito social e ainda usa aparelho nos dentes, essa junção é o bastante para chamarem ela de esquisita ou sorriso metálico. Ela nem liga muito para esses comentários, Eleano