Pular para o conteúdo principal

Conhecendo melhor o mundo HQ

Oi Povo, tudo bem?
O Fadas Literárias através da Aliança de Blogueiros Literários do Rio de Janeiro foi convidado pela Editora Nemo do grupo Autêntica para um bate papo sobre HQ. O bate papo super descontraído foi comandando pelo PH do site Tu já Viu e abriu minha visão para um mundo completamente diferente do que eu imaginava. 

Meu primeiro contato com esse mundo foi através da Turma da Mônica e confesso que amava perdidamente, mas conforme fui ficando mais velha passei esse amor para os livros. Isso aconteceu com a maioria dos blogueiros que estavam lá e foi um ponto bastante abordado, pois a maioria das pessoas julgam a HQ como uma literatura apenas para crianças, mas isso está longe de ser verdade. Outra coisa que foi ponto de polêmica foi que muitos pensam que HQs se resumem aos heróis tão conhecidos que já estão até no cinema, outro ponto está longe demais da realidade. 

Uma coisa que aprendi e achei maravilhosa é que na França e em outros países Europeus as HQs são tratadas da mesma maneira que os livros, que existem “livrarias“ especializadas nisso. Amei ter visto o vídeo e ver que realmente existe uma diferença gigante no modo que nós brasileiros tratamos o assunto. O PH deu uma verdadeira aula desse mundo e também falou de algumas HQs já lançadas pela Editora Nemo, escolhi algumas:

Placas tectônicas

Sinopse: Aos 35 anos, Margaux Motin narra os erros e acertos que abalaram sua existência em páginas repletas de humor e realidade. Uma separação e um novo amor mudam radicalmente sua vida de mulher com trinta e poucos anos de idade; uma época em que decisões abruptas podem levar a consequências desastrosas.

Como podem observar pela sinopse, essa HQ não tem nada de infantil. Afinal, ela fala da vida de uma mulher de 35 anos que acaba de se separar!!! Um tema super atual que sem sombras de dúvidas chamou a minha atenção Em breve teremos resenha dela, tive a sorte de ganhar!! :D 

Deslocamento - Um diário de viagem

Sinopse: Artista, jovem e solteira, Lucy Knisley nunca imaginou que iria escapar do inverno frio de Nova York a bordo de um navio de cruzeiro para o Caribe. Mas quando seus avós idosos planejam uma fuga tropical, Lucy decide acompanhá-los, e nada sai como ela esperava. Durante os sete dias do cruzeiro, Lucy descobre mais sobre si mesma e sua família do que aprendeu durante uma vida inteira. Lidando com a decadência física e mental dos avós que tanto adora, ela é obrigada a confrontar seus próprios medos, anseios e expectativas, navegando pelas delicadas nuances que compõem as relações duradouras, a velhice, o amor e o cuidado. Guiada pelo diário do avô, Lucy desvenda suas próprias raízes, e suas férias acabam se transformando em uma viagem de autodescobrimento.
 
Uma história que chamou a minha atenção por ser uma autobiografia e por falar de terceira idade, um tema quase nunca abordado. Já adicionei na minha lista de desejados.

Outros exemplos de HQs que eram livros como: O diário de Anne Frank, Frida Kahlo, Orgulho e Preconceito (que em breve terá resenha), Snoopy, Garfield, Peter Pan, Hamlet e muito Shakespeare com: Macbeth, A Tempestade, Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de verão e Otelo. Isso sem falar nas autoras brasileiras super conhecidas como Paula Pimenta e Bruna Vieira;

Não disse que era um mundo incrível? E para encerrar com chave de ouro queremos agradecer imensamente ao Cleber e ao grupo Autêntica pelo convite!!!

Comentários

  1. O encontro parece ter sido incrível <3
    Queria ter podido ir, mas ultimamente tenho sido enfermeira em tempo integral, rs.
    Estou doida para ler Diferença Invisível, que a Nemo lança agora em maio, se não me engano.

    Beijocas,
    Thati Machado.
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  2. O encontro foi simplesmente perfeito....foi o meu primeiro evento com o Aliança e eu amei...espero poder ir a outros e amando fazer parte nessa família .. Bjks

    thebestwordsbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca fui muito fã de HQ, mas noto o aumento no interesse do publico adulto. Gosto de ver como classicos estão sendo adaptados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Que demais! Eu também lia muitos quadrinhos da turma da mônica, mas quando descobri a biblioteca na minha escola, eu acabei substituindo pelos livros haha. Tenho muita vontade de voltar a ler, principalmente as HQ's de super heróis da Marvel e da DC. Adorei saber o valor que elas têm em outros países e fiquei bastante curiosa em ler algumas que você mencionou, principalmente Shakespeare e Jane Austen,cujas capas estão lindíssimas. Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Iris.
    Sou apaixonada por quadrinhos e fiquei babando nesse encontro. Deve ter sido incrível!!
    Apresento o clube do livro autêntica aqui em São Paulo e já tivemos a chance de ler a HQ da Frida Kahlo! O trabalho da Nemo é incrível!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    O encontro parece ter sido muito legal, eu adoraria que aqui na minha cidade tivesse eventos do tipo. Infelizmente, não sou fã de HQ, mas ultimamente tenho visto que essas obras tem ganhado um grande público.
    Não sabia que o Diário de Anne Frank tinha ganhado uma HQ e achei bem legal, pois é uma ótima maneira de incentivar a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Amo quadrinhos, cresci com eles, nunca fui muito fã dos heróis, lia mais gibis infantis e mangás para adultos e Jovem Adulto. Agora leio verdadeiros livros em forma de quadrinhos com histórias que deveriam estar nas escolas como é o Caso de Maus que mostra o horror da Guerra em que o pai do autor sobreviveu.
    Gostei bastante dos dois quadrinhos apresentados vou procurar mais sobre eles.

    ResponderExcluir
  8. Foi maravilhoso o encontro ♥
    Com certeza abriu muito a minha visão de HQ's e me fez reviver muita coisa boa da minha infância! Eu vou tentar pelo menos uma vez por mês conseguir ler uma HQ, pra que eu não perca esse hábito!

    Beijos!
    Paulinha
    www.naoleia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    O Encontro parece ter sido sensacional, ainda mais por tratar de um assunto tão legal. Particularmente, adoro quadrinhos e sempre fico de olhos nas novidades lançadas pela Nemo que faz um trabalho lindo com suas edições.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. HQs são excelentes formas de apresentar leitura às crianças. Eu comecei com as revistinhas da Disney e da Turma da Mônica. Passei pelos mangás e hoje ainda leio algumas que me atraem. Que bom que mais pessoas estão descobrindo esta forma de diversão, lazer e cultura. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não leio hqs com frequência, mas gosto de me manter informada, adorei saber mais sobre o evento!

    ResponderExcluir
  12. Oieee!
    Nunca fui fã de HQ nem quando criança lia turma da monica, mas atualmente tenho visto tantos posts como o seu tecendo tantos elogios que estou seriamente considerando dar a chance para algum deles!
    Ótimas dicas!

    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Eu não leio com tanta frequencia, mas gosto de HQs! Acho que são ótimos para crianças e principalmente por ilustrarem as obras.
    Gostei das dicas!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Indomável - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Indomável", último livro da trilogia "Damas Rebeldes", da autora Julia Quinn, lançado pela Editora Arqueiro. Finalmente cheguei no livro de William Dunford! HAHHAA. Ele aparece nos livros anteriores " Esplêndida " e " Brilhante ", e deixa nós leitores apaixonados e doidos para conhecer ainda mais esse personagem libertino tão charmoso! HAHAHA. Ele fica completamente chocado quando descobre que herdou um título e uma propriedade na Cornualha. Dunford, viaja imediatamente para conhecer a propriedade que ele herdou, o que ele não imaginava é que encontraria uma mulher administrando a propriedade e que ela se tornaria sua responsabilidade junto a herança do título.  "Belle bateu palmas. Que fantástico! Dunford acabara de receber uma herança inesperada. Ela torcia para que fosse algo bom. Uma de suas amigas tinha acabado de herdar, a contragosto, 37 gatos. " Pág: 12. Henrietta Barrett, ou apenas Henry,

Missão Romance - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Missão Romance”, segundo livro da série  “Clube do Livros dos Homens”, lançado pela editora Arqueiro e é da autora Lyssa Kay.  Nossa, como me diverti com o romance anterior da série, foi uma verdadeira surpresa, então estava super ansiosa por essa leitura e posso dizer que ele superou as expectativas, simplesmente devorei o livro! Hahaa. Liv Papandreas, é irmã de Thea, cunhada de Gavin, o casal protagonista do primeiro livro da série. Ela atualmente trabalha no restaurante mais famoso de Nashville,  com o tirano Royce Preston. Ele na TV é uma mega celebridade e seu restaurante é frequentado pelos mais ricos da sociedade, mas internamente ele é podre e trata seus funcionários como se fossem lixo. Todo mundo acha que Liv tem sorte de trabalhar para ele, mas poucos sabem o quão mau caráter ele é. Thea, sempre tenta fazer Liv, desistir desse emprego e montar sua própria confeitaria com a sua ajuda financeira. O problema é Liv, que vencer na vida por