Pular para o conteúdo principal

Uma Dobra No Tempo - Resenha


É certo que conhecemos muitos clássicos só de nome e que não paramos para ler a maioria deles, concordam comigo? Então hoje chegou a vez de trazer um deles aqui no #IAmNotAFairy, e em cinco dimensões vamos falar de “Uma Dobra No Tempo”.

Escrito lá atrás, nos anos 60, o livro é apenas o primeiro volume de uma série composta por quatro títulos. E assim como outras obras muito famosas, “Uma Dobra No Tempo” também foi recusada por diversas editoras, antes de conseguir ser publicado. O motivo? Talvez por abordar ciência e crenças em uma mesma história, mas as barreiras foram rompidas e Madeleine L’Engle foi consagrada com sua incrível série de ficção-científica e fantasia, para a nossa alegria!

Lá de 1962, mas que se encaixa muito bem em nosso contexto social de 2017 — temos uma dobra no tempo aqui? —, onde temos uma personagem feminina como protagonista. Meg, filha de dois cientistas, que sofre com o desaparecimento do pai, após alguns testes com a quinta dimensão, terá sua vida mudada quando três criaturinhas entram na história. Qual, Que e Quem surgem para levar Meg, seu irmão caçula e gênio, Charles Wallace e seu amigo Kevin em uma jornada que desafiará as leis da física. Onde, através de dobras no espaço e tempo, os personagens precisarão desbravar planetas, galáxias, criaturas e o inimigo maior — o mal, para salvar o pai de Meg e também a humanidade.

Para quem está acostumado com ficção-científica, quem é fã de Doctor Who ou Doutor Estranho, facilmente pegarão a ideia do livro, mas quem sabe ficarão incomodados com as explicações sobre as dobras no tempo. Por outro lado, isso é ótimo para quem está por fora do assunto e precisa se encaixar no contexto sci-fi. Tudo isso tem uma justificativa muito plausível, afinal, como já mencionei, a história é um clássico lá de 1962, onde era necessário inserir o leitor na narrativa, então leiam com isso em mente, o tempo que foi escrito!
Tenho certeza de que se você ainda não leu, ficará encantado e também se questionando o porquê de não tê-lo feito antes.

O primeiro volume é curto e muito aconchegante de se ler, o que se torna uma leitura muito rápida. No entanto, não se preocupe, porque a autora fecha muito bem a história, assim como tem que ser, pois estamos falando de uma série, então cada livro fecha o seu assunto.

Mas quem sabe você esteja se perguntando o motivo de eu trazer essa resenha agora… e eu explico! A Harper Collins lançou uma mega edição em capa dura do primeiro volume — e também trará os próximos três — para comemorar os cinquenta anos da série! A edição está a coisa mais linda de se ver, daquelas que dão vontade de deixar na cabeceira pra sempre!
E as novidades não param por aqui… porque vai ter adaptação pro cinema, sim! Em 2018 a Disney trará “Uma Dobra No Tempo” para as telonas. É claro que será uma adaptação e talvez sofreremos com algumas coisas, mas é muito bom saber que o clássico terá um grande incentivo à leitura.

Aproveite as férias e corra para garantir seu exemplar de “Uma Dobra No Tempo” e ler antes de assistir ao filme! Ah, vale obrigar os amiguinhos a lerem também porque a história é maravilhosa e eles precisam conhecer, além de fazer aquela companhia no cinema, certo?!

Avaliação:

Ficha Técnica
Título: Uma Dobra No Tempo
Autor: Madeleine L’Engle
Editora: Harper Collins Brasil
Páginas: 240

Comentários

  1. Realmente o livro é bem legal! Eu gostei bastante e achei bem inovador para a data que foi lançada, né? Se eu puder, lerei os outros pra saber o rumo que a história vai tomar e as explicações serão dadas!
    Abração
    Carla Luz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Editora Sextante e Arqueiro - Evento

Encontro com Livreiros e Blogueiros - Editora Sextante e Arqueiro Quem é parceiro da Editora sabe que todos os eventos ou encontros realizados por eles são maravilhosos. Gosto muito da equipe, pois são pessoas que sabem ser divertidos, atenciosos e profissionais aos mesmo tempo, e adorei conhecer os donos e sua mãe (fofa d+). Todos são apaixonados por livros, assim como nós e é maravilhoso poder ver o carinho e dedicação que faz com que essas obras cheguem em nossas mãos. O evento começou com um bate-papo com Vladimir Netto , autor do livro Lava Jato . Vladimir é um repórter investigativo, e quando se deparou com a operação Lava Jato percebeu que essa seria diferente. O intuito do livro é contar os detalhes e bastidores da investigação. Para isso, ele realizou entrevistas com os dois lados, os acusadores e acusados. Gostei muito do bate papo com o autor, ele é uma pessoa divertida e irreverente, contou algumas situações de suas entrevistas durante a escrita do livro e mom...

Entre Nós – Resenha

Oi gente! Tudo certinho? Hoje, rufem os tambores / o / o  / acreditem se quiserem, eu (Priscila) estou escrevendo a minha primeira resenha desde que comecei a fazer parte das Fadas Literárias, apesar de já estar algum tempo esta escrevendo sobre as cabines de imprensa dos mais variados filmes, e para a minha imensa alegria estou iniciando por um livro que conheci em um evento literário em 2015, diretamente pelas mãos da autora Cátia Mourão que  ao relatar a história me fez imediatamente virar fã de carteirinha, em parceria com a Aliança de Blogueiros do RJ . Então, Entre Nós é o primeiro livro da série Mais Além da Escuridão , dos escritores Jonathan Souza e Cátia Mourão . Sou um pouquinho suspeita ao abordar o tema vampiros, pois desde que me entendo por gente e principalmente pelo filme/livro entrevista com vampiros da querida Anne Rice tenho uma paixonite/amor platônico por esse gênero e sim grito mesmo aos sete cantos do universo o quanto sou envolvida c...