Pular para o conteúdo principal

Leah Fora de Sintonia - Resenha


Antes de mais nada, devo declarar meu amor eterno a Becky Albertalli. Tive o prazer de ler seus livros este ano e já quero mais! Leah Fora de Sintonia é o spin-off do livro Com amor, Simon, que nos conta a história de Leah Burke, uma personagem já conhecida por ser a melhor amiga do fofíssimo Simon. 

Leah Burke é uma menina com 18 anos e cursa seu último ano no high school. É baterista em uma banda composta apenas por garotas e tem um ótimo gosto musical. Nada na vida de Leah é ou foi  fácil, sua mãe engravidou aos 17 anos de idade e seu pai as abandonou alguns anos atrás, com isso, sua infância não foi uma das melhores. Leah não é privilegiada como seus amigos, não pode gastar milhares de dólares em uma faculdade. Teve que se esforçar muito para conseguir uma bolsa na universidade da Georgia.

Minha mãe, só pode ser. Ela sempre liga, só manda mensagem em último caso. É nesse momento que você supõe que ela tem uns cinquenta anos, ou um milhão, mas não: minha progenitora só tem trinta e cinco mesmo. Eu tenho dezoito. Vamos lá, faça as contas. Pois é. Sou basicamente uma Rory Gilmore gorda da Sonserina. 

O mundo que Leah conhece, está prestes a mudar. Em breve, ela e seus amigos se formarão no high school, a rotina de antes vai acabar. E isso a deixa completamente fora de sintonia. Uma coisa que também não ajuda nem um pouco, é o fato dela estar se apaixonando por uma belíssima menina. Sim, ela é bissexual, sabe disso desde o início da adolescência e nunca contou para seus amigos, nem mesmo Simon, somente para sua mãe.  

Às vezes, eu me sinto deixada de lado até quando a vida continua junto comigo.

No livro, temos a volta de discussões importantíssimas, como racismo e gordofobia. Leah é uma menina gorda que por conta da pressão estética, tem baixa autoestima, é uma ótima desenhista mas também não tem confiança nenhuma em seu próprio talento. Somos apresentados a uma personagem real, uma pessoa com todas as inseguranças de sua idade, ela não é um adolescente acima da média, ou que fica filosofando sobre a vida, ela é uma menina de 18 anos. 

Na minha opinião, o livro não é o melhor da autora, mas não deixa de ser maravilhoso. É importante lembrar que é um spin-off de Com amor, Simon ( conhecido anteriormente como Simon vs. A Agenda Homo Sapiens), e dá continuidade a história, mas pelo ponto de vista de Leah. Portanto, se você ainda não leu o primeiro livro, LEIA ANTES, porque receberá muitos spoilers lendo Leah Fora de Sintonia

Se você ama referências atuais, representatividade, personagens cínicos e fofos ao mesmo tempo, te recomendo todos os livros de Becky Albertalli. A autora consegue descrever personagens e emoções de uma forma única. Seus livros são leves e  importantes simultaneamente. Conseguindo falar sobre tabus de um jeito nunca antes visto por mim. Eu diria que ela é uma das melhores autoras de YA atualmente e merece ser lida por você!


Avaliação:                                                                            Ficha Técnica
Título: Leah Fora de Sintonia
Autor: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 319




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Fada - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de um livro que mais uma vez tem haver com o nome do blog! Rsrs “A Fada” é o livro que fez Carolina Munhóz ser eleita como melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro. Durante o bate papo na bienal do livro desse ano, Carol explicou que estava passando por um momento muito ruim quando teve um sonho com uma fada e depois disso ela começou a escrever o livro. Detalhe o livro foi escrito quando Carol tinha apenas 16 anos. Melanie Aine é uma menina caseira, que não é muito popular no colégio e vive uma vida solitária. Ela mora com seus pais numa mansão e nunca comemorou um aniversário, mas seus pais resolveram fazer uma festa surpresa para comemorar seus 18 anos. Como ela não tem muitos amigos, na festa só tem de convidados seus amigos Olinda e Vicento. O pai de Mel lhe dá um livro super grosso e antigo de presente, como ama ler, ela fica super feliz e vai dormir com uma sensação boa. “Recebi um livro grosso, marrom, mui...

Clichê - Resenha

Oi pessoal, o fadas esse ano é parceiro da autora Carol Dias e com isso ganhamos a oportunidade de ler o livro Clichê. Já tinha ouvido falar do livro quando conheci a autora em um evento realizado aqui no Rio e acabei o adquirindo, entretanto o li apenas há pouco tempo. Ele tem a capa rosa e nos títulos de cada capítulo tem uns coraçõezinhos que ficaram muito fofos com cada palavra chave que a autora escolheu como título.  Estive lendo vários romances hot ou suspenses e precisava de algo mais leve, porque não um “Chick Lit” (são romances leves e divertidos com mulheres independentes, como não amar?) para dar uma aliviada e ainda por cima poder conhecer e apresentar o trabalho da autora? E assim, meio que sem querer, comecei mais um livro sem esperar muito e tive uma leitura prazerosa. Clichê é um livro que retrata as vidas de Killan Manning e Marina Duarte, duas pessoas que normalmente não teriam seus destinos cruzados, muito menos se apaixonariam. Marina é uma imigran...