Pular para o conteúdo principal

Um Milhão de Finais Felizes - Resenha



Antes de mais nada, vou declarar que os autores brasileiros são INCRÍVEIS e não perdem em NADA para os gringos! E também o meu amor ETERNO ao Vitor Martins, um autor maravilhoso que traz personagens e histórias representativas em seus livros. Um Milhão de Finais Felizes foi publicado pelo selo jovem da Editora Globo, GloboAlt, em junho de 2018.

Jonas é um jovem de 19 anos meio “perdido” sobre o que almeja para o seu futuro, sendo um homem gay que vive com uma mãe evangélica e o pai totalmente babaca. Terminou o ensino médio, mas não conseguiu passar no vestibular e, após um tempo parado em casa, saiu entregando currículos até conseguir um emprego na Rocket Café, uma cafeteria com temática um tanto inusitada, até o cardápio tem o tema espacial e, claro, seu uniforme também (o avental holográfico que o diga). 

Mais uma vez, me sinto impotente diante das expectativas que minha mãe tem para a minha vida. Mais uma vez, sinto que o momento em que ela vai se decepcionar comigo de verdade está próximo.

Apesar de não saber muito bem o que quer estudar, Jonas sempre quis escrever livros, e guarda com ele um caderninho no qual anota as ideias que têm durante o dia. Por mais que tenha muitas ideias, Jonas nunca escreveu um livro, porém isso muda a partir da ideia #66. Em um dia comum de trabalho, Jonas atende um dos caras mais lindo que ele já pôs os olhos pessoalmente e, apesar de seus esforços para parecer minimamente legal para o seu novo cliente/crush, ele acaba parecendo um pateta total, além de não conseguir descobrir nem o seu nome. Jonas tem que se conformar com o apelido que ele mesmo deu ao cliente em um momento de descontração entre os dois, Barba Ruiva, tal qual um pirata se chamaria. E é aí que surge a ideia #66! Escrever um livro sobre PIRATAS GAYS!!!

Pego o copo, escrevo “Barba Ruiva” e ao lado desenho um sorrisinho. Em cima do sorriso eu desenho um chapéu de pirata que fica muito feio, mas não há muito que eu possa fazer.                                                                                                     -Que tal?- pergunto, mostrando o copo para ele.                                                      -Gostei! Você acha que eu daria um bom pirata?- Barba Ruiva responde e eu quero acreditar que ele está TOTALMENTE INVESTIDO no meu flerte. 

O livro não se resume a jornada dele como escritor, vai muito além disso, nos mostra a jornada de Jonas em busca da auto aceitação, amor, independência, família, amizade... É um livro muito representativo e com emoções reais. Não retrata aquelas histórias de jovens super inteligentes e pensadores que embarcam em uma aventura para sei lá o quê. É a história de uma jovem comum, atual. 

-Eu queria que você entendesse que nem sempre a família que nasce com a gente vai nos entender. Nem sempre eles vão ficar do nosso lado pra sempre. Mas isso nunca vai te impedir de escolher uma família nova.

Eu acompanho o Vitor Martins há algum tempo nas redes sociais, e é IMPOSSÍVEL não identificar a escrita dele, se alguém me desse o livro sem a capa e nome do autor, eu reconheceria na hora! Ele é um ótimo autor, sabe criar personagens incríveis e é adepto a todo o tipo de referências da cultura POP, o que nos deixa muito mais imersos ao universo do livro e íntimo de seus personagens. 

Avaliação:                                                                       
Ficha Técnica
Título: Um Milhão de Finais Felizes
Autor: Vitor Martins
Editora: Globo Alt
Páginas: 352

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redenção Sombria - Resenha

  Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar “Redenção Sombria” quarto livro da série "Hades Hangmen” da diva Tillie Cole, quem acompanha o blog sabe que sou super fã da autora e dessa série, mas demorei para pegar esse livro para ler porque estava com medo de não gostar. Agora tenho quase certeza que você está pensando: “Eita porque esse medo?”. O medo é porque eu estava com ódio de Cain/Rider e não queria saber do livro dele!! HAHAHA. Agora posso falar com toda certeza que eu me arrependo imensamente porque o livro é simplesmente fenomenal. Para mim é o melhor livro da série até agora.  Cain, anteriormente conhecido como Rider, era o herdeiro do profeta, seria a pessoa que assumiria o controle da “Ordem de Davi” e levaria seu povo ao céu. Quando descobre o que acontece verdadeiramente nos "ritos” sagrados, ele pira e tenta mudar as coisas. O problema é que seu irmão Judah o trai em "nome da fé”, o joga numa cela e toma o seu lugar. Ele passa a ser espancado todos os dias para...

Clichê - Resenha

Oi pessoal, o fadas esse ano é parceiro da autora Carol Dias e com isso ganhamos a oportunidade de ler o livro Clichê. Já tinha ouvido falar do livro quando conheci a autora em um evento realizado aqui no Rio e acabei o adquirindo, entretanto o li apenas há pouco tempo. Ele tem a capa rosa e nos títulos de cada capítulo tem uns coraçõezinhos que ficaram muito fofos com cada palavra chave que a autora escolheu como título.  Estive lendo vários romances hot ou suspenses e precisava de algo mais leve, porque não um “Chick Lit” (são romances leves e divertidos com mulheres independentes, como não amar?) para dar uma aliviada e ainda por cima poder conhecer e apresentar o trabalho da autora? E assim, meio que sem querer, comecei mais um livro sem esperar muito e tive uma leitura prazerosa. Clichê é um livro que retrata as vidas de Killan Manning e Marina Duarte, duas pessoas que normalmente não teriam seus destinos cruzados, muito menos se apaixonariam. Marina é uma imigran...