Pular para o conteúdo principal

Resenha: Artemis Fowl - O Menino Prodígio do Crime


Hey, pessoal, olha eu aqui novamente! Fiz uma postagem no final da semana passada, mas já voltei porque acabei de descobrir que ainda não falei sobre "Artemis Fowl" por aqui! Como assim, eu ainda não vim aclamar esse livro que tem tudo a ver com o blog e com o #IAmNotAFairy?! Me acompanhem para descobrir.

O Menino Prodígio do Crime” é o primeiro volume das aventuras de Artemis, e que eu conheci por indicação de um amigo do trabalho. Pena que eu só fui saber que a série existia, treze anos após o lançamento do primeiro título.
Eu tenho certeza que você conhece os famosos contos de fada, certo? Então, agora imagine as criaturas desses contos. Fadas — por isso tudo a ver com o blog —, duendes, anões, elfos e mais outros seres desse tipo. Imaginou? Ótimo, porque é agora que Eoin Colfer lança sua magia e pega isso tudo que você conhece e rabisca, rasga, joga no chão e pisa em cima. Pronto, depois de desconstruir bastante o mundo dos contos de fada, Colfer mostra para o leitor o que ele pensa acerca dessas criaturinhas — nada fofas! Hahaha.

Não bastasse os seres modificados que deixam qualquer um — no mínimo — curioso, Eoin cativa o leitor com um protagonista nada dentro dos padrões.
Tá bem, é até fácil conseguir imaginar um criminoso calculista, inteligentíssimo, que consiga criar planos mirabolantes e que tenha um guarda costas fiel como cúmplice. Também é possível imaginar livremente que esse criminoso queira e tente roubar o povo mágico, certo? Mas o que a gente normalmente não imagina é quando esse gênio seja “só” um menino de doze anos! Sim, Artemis é um “garotinho” e está em busca de dinheiro para reerguer a reputação dos Fowl, diante de um acontecido que é o grande motivo para levar a trama da série e eu não vou contar aqui, hahaha. Por isso nosso prodígio vai se meter com as fadas para tentar roubar seus tesouros.
Mas tem uma coisa eu posso dizer! Vai ter muita ação envolvida e principalmente batalhas de inteligência. Confusão entre a corporação policial das fadas — que é osso duro de roer! — e o mundo dos humanos. É uma interação que eu juro que nunca havia encontrado em outras páginas.

Colfer não só consegue a atenção do leitor devido às alterações das ideias comuns sobre criaturas e lendas (até o pote de ouro no final do arco-íris é diferente e me deixou intrigado), mas ele também ganha muitos pontos por despertar a curiosidade sobre qual será o plano final de Artemis, carregando o leitor na expectativa e na tentativa de prever as cenas finais da história. Além disso, ele muda o padrão de local comumente encontrado nas narrativas, levando a trama lá para a Irlanda — mais uma vez tudo a ver com o blog e com a coluna <3

O primeiro livro não é grande e a leitura é tranquila, bem simples e leve, podendo ser lida por um adulto ou por uma criança. O final é bem interessante e deixa a ideia principal para decorrer durante os próximos livros.
Sempre com divertimento garantido durante as páginas, marcando presença com aquela vontade de acompanhar toda a série — que super vale a pena e que eu voltarei a falar dela por aqui.

Avaliação:

Ficha Técnica
Título: Artemis Fowl - O Menino Prodígio do Crime
Autor: Eoin Colfer
Editora: Record
Páginas: 286

Comentários

  1. Pô, que legal essa resenha. Sempre tive vontade de pegar esse livro, mas sempre acabo deixando pra depois... Vou dar mais atenção agora! Achei legal as coisas que você falou e me deixou com vontade de ler o livro e descobrir as artimanhas do personagem! Valeu mesmo!

    Abraços,
    Carla Luz - http://obrigadeiroliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Indomável - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Indomável", último livro da trilogia "Damas Rebeldes", da autora Julia Quinn, lançado pela Editora Arqueiro. Finalmente cheguei no livro de William Dunford! HAHHAA. Ele aparece nos livros anteriores " Esplêndida " e " Brilhante ", e deixa nós leitores apaixonados e doidos para conhecer ainda mais esse personagem libertino tão charmoso! HAHAHA. Ele fica completamente chocado quando descobre que herdou um título e uma propriedade na Cornualha. Dunford, viaja imediatamente para conhecer a propriedade que ele herdou, o que ele não imaginava é que encontraria uma mulher administrando a propriedade e que ela se tornaria sua responsabilidade junto a herança do título.  "Belle bateu palmas. Que fantástico! Dunford acabara de receber uma herança inesperada. Ela torcia para que fosse algo bom. Uma de suas amigas tinha acabado de herdar, a contragosto, 37 gatos. " Pág: 12. Henrietta Barrett, ou apenas Henry,

Eleanor & Grey - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Todo mundo que acompanha o blog sabe que sou mega fã de Brittainy C. Cherry, então quando vi que a caixa do “clube da Carina Rissi” vinha com o livro “Eleanor & Grey" e os marcadores de todos os livros da autora lançado aqui no Brasil, fiquei LOUCA. Graças ao bons Deuses dos livros, a Editora disponibiliza a caixa de maneira avulsa e consegui comprar essa lindeza! Rsrs. Sabe aquele tipo de livro que quando você termina, seus pensamentos são: “Obrigada Deus por eu amar ler! Obrigada por livros assim! Que lição de vida! Que autora maravilhosa!!". Quando terminei mandei uma foto da minha cara inchada de tanto chorar para Helyssa (voocomlivro) e Anastacia (notasliterarias_), falando que não estava sabendo lidar com tantos sentimentos. Eleanor, é uma adolescente que ama ler, não é muito social e ainda usa aparelho nos dentes, essa junção é o bastante para chamarem ela de esquisita ou sorriso metálico. Ela nem liga muito para esses comentários, Eleano