Pular para o conteúdo principal

A Qualquer Custo (Hell or High Water) - Filme

Oi pessoal! Tudo certinho?

Como vocês sabem o Fadas faz parte do grupo Aliança de Blogueiros, e foi através dessa parceria que tivemos a oportunidade de ir na cabine de imprensa do filme A Qualquer Custo do diretor David Mackenzie, que apesar de ser um pouco desconhecido para mim (Priscila), conseguiu  fazer um excelente trabalho, bastante sólido, com muita criatividade e imaginação envolvida em um cenário improvável de faroeste americano. No qual, ele  demostra ser astuto e com uma grande dose de paciência ao estabelecer os  planos de fundo e o tom da narrativa - que, aliás, são muito bons - onde Mackenzie conseguiu expressar  total originalidade em sua direção.

A Qualquer Custo conta a história de dois irmãos, o ex-presidiário impulsivo e explosivo Tanner (Ben Foster, de Os Indomáveis), e pelo cérebro por trás da dupla, que sempre segue as regras, Toby (Chris Pine, da franquia Star Trek), e ainda um pai divorciado com dois filhos. De maneira que ambos acabaram de perder um ente querido e se veem preste a perder, também, a fazenda da família localizada em West Texas, e logo decidem realizar uma série de assaltos à várias filiais de um banco do Texas, como uma chance de recuperarem o legado da família e se restabelecerem financeiramente.
Só que durante o processo a dupla chama a atenção do veterano e astuto ranger Marcus Hamilton (o vencedor do Oscar Jeff Bridges), um texano obstinado e prestes à se aposentar, que passa a seguir implacavelmente os passos da dupla, o qual tudo fará para solucionar os crimes e capturá-los.

Além disso, o filme  mostra a distância entre dois personagens e a sombria relação construída no passado entre eles e ainda demostra a esperança de Toby em restaurar a relação perdida, enquanto Tanner não tem vontade e nenhuma fé em modificar esse status.

Desta forma, toda ambientação de A Qualquer Custo remete à um faroeste moderno, gênero considerado como o mais americano do mundo do cinema. Acrescentado disso, o longa conta com características muito particulares do estado texano que são essenciais para narrar a história, seja pelos aspectos visuais como as paisagens desérticas e amplas, quanto dentro da cidade ou até ainda pelo o costume da população desse estado em particular tem em andar sempre armado,e também o tom mais áspero no modo de tratar as pessoas, tudo isso aliado remete à essa temática.

No entanto, mais do que só retratar o estilo de vida do Texas o roteirista Taylor Sheridan apresenta uma análise sútil desse lugar perdido no tempo em meio a múltiplas placas de vende-se e seu estado arruinado de empobrecimento devido boa parte à crise financeira e uma América falida. Assim, é neste ambiente que são situados personagens clássicos do faroeste e dois anti-heróis que, por mais que estejam assaltando bancos, todos os seus atos são justificáveis para um bem maior, já que nem sempre é errado roubar de um ladrão.

Mais uma vez, Ben Foster rouba todas as cenas em que participa na produção, assim como fez em  Os Indomáveis, sua performance de Foster é vibrante e única fazendo, com isso, a performance de Chris Pine seja apagada pelo caminho. 

Já Jeff Bridges é extremamente competente e habilidoso. Além disso, vale destacar também a ótima trilha-sonora da produção de  Nick Cave, em parceria com Warren Ellis, apesar de não ser fã de carteirinha desse estilo musical, mas por mais surpreendente que possa parecer me peguei por diversas vezes cantarolando e desejando secretamente por mais, sem deixar de fora a tradicional sacudidinha de cabeça.

O  filme é engraçado, empolgante e trata de temas importantes e super atuais como o racismo retratado por Bridges, o porte de armas e a tão temida crise financeira que também chegou a atingir a grande potência. De certo, acredito que Bridges e Foster, além do filme e roteiro têm grandes chances de serem indicados ao Oscar em diversas categorias, e realmente torço para que isso venha a acontecer.

Apesar de não ser tão fã de faroeste, eu (Priscila) sou obrigada a reconhecer a qualidade em cada detalhe dessa produção que me impressionou do início ao fim por ser tão minimalista e detalhista, onde oferece ao espectador um verdadeiro mergulho nesse intenso universo e ainda faz com que fiquem divididos entre qual o lado deve ser escolhido. Definitivamente, tenho tendências a escolher os foras da lei e nesse longa foi exatamente o lado que escolhi. Então convido todos os cinéfilos de plantão e os adeptos para assistirem a esse filme incrível e fantástico, escolham um lado e não esqueçam aquela pipoca gigantesca como acompanhamento. Bom filme !


Ficha Técnica:

Estreia: nos cinemas brasileiros no dia 02  de Fevereiro  de 2016
Título Original: Hell Or High Water
Distribuidor: California Filmes
Direção: David Mackenzie
Nota: 9.0, quase um cinco estrelas
Elenco: Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges, Gil Birmingham, Dale Dickey, Buck Taylor, Marin Ireland, Katy Mixon, Kevin Rankin, Melanie Papalia, Dylan Kenin, Gregory Norman Cruz







Trailer:



Comentários

  1. Sua resenha ficou fantástica, super completa! Eu não sou nem um pouco fã de filmes de faroeste, maaas como nem você gosta, e ainda assim achou o filme bom, talvez eu dê uma chance também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ben Foster é o cara! Queria muito ver esse filme...parece ser bem interessante com fotografia muito bem feita! ^^
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu curti esse filme, mas achei que aconteceu tudo rápido.
    E fiquei triste pelo Chris Pine, que finalmente fez um filme decente, e ninguém deu trela pra ele haha

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Que incrivel ir na cabine do filme, que inveja.... Gostei muito do filme e o jeito que o descreve
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Indomável - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de "Indomável", último livro da trilogia "Damas Rebeldes", da autora Julia Quinn, lançado pela Editora Arqueiro. Finalmente cheguei no livro de William Dunford! HAHHAA. Ele aparece nos livros anteriores " Esplêndida " e " Brilhante ", e deixa nós leitores apaixonados e doidos para conhecer ainda mais esse personagem libertino tão charmoso! HAHAHA. Ele fica completamente chocado quando descobre que herdou um título e uma propriedade na Cornualha. Dunford, viaja imediatamente para conhecer a propriedade que ele herdou, o que ele não imaginava é que encontraria uma mulher administrando a propriedade e que ela se tornaria sua responsabilidade junto a herança do título.  "Belle bateu palmas. Que fantástico! Dunford acabara de receber uma herança inesperada. Ela torcia para que fosse algo bom. Uma de suas amigas tinha acabado de herdar, a contragosto, 37 gatos. " Pág: 12. Henrietta Barrett, ou apenas Henry,

Long Shot - Resenha

  Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Long Shot” primeiro livro da série Hoops, da autora Kennedy Ryan, lançado pela Editora The Gift Box. Esse livro mexeu tanto comigo que demorei meses para me sentir segura em escrever essa resenha. A história de August e Iris, é muito surpreendente, mas isso não significa que ela é leve. Minha xará passa por cada situação que nenhum ser humano deveria passar, mas ainda bem que existem pessoas como August. Ele é simplesmente sensacional e ela é uma mulher extremamente forte. Deu para perceber que me encantei pelo casal, né? Rsrs. Iris e August se conhecem num barzinho de um hotel e a conversa dos dois acontece de maneira natural e encantadora, eles acabam conversando sobre assuntos que não assumem para quem conhecem a anos, mas parece que abrir o coração é algo natural entre eles. O problema é que tudo que é bom dura pouco e a noite acaba, e ambos tem que voltar para a vida normal. “Eu fico parado, absorvendo o som de seu nome, absorvendo o olhar