Pular para o conteúdo principal

A Qualquer Custo (Hell or High Water) - Filme

Oi pessoal! Tudo certinho?

Como vocês sabem o Fadas faz parte do grupo Aliança de Blogueiros, e foi através dessa parceria que tivemos a oportunidade de ir na cabine de imprensa do filme A Qualquer Custo do diretor David Mackenzie, que apesar de ser um pouco desconhecido para mim (Priscila), conseguiu  fazer um excelente trabalho, bastante sólido, com muita criatividade e imaginação envolvida em um cenário improvável de faroeste americano. No qual, ele  demostra ser astuto e com uma grande dose de paciência ao estabelecer os  planos de fundo e o tom da narrativa - que, aliás, são muito bons - onde Mackenzie conseguiu expressar  total originalidade em sua direção.

A Qualquer Custo conta a história de dois irmãos, o ex-presidiário impulsivo e explosivo Tanner (Ben Foster, de Os Indomáveis), e pelo cérebro por trás da dupla, que sempre segue as regras, Toby (Chris Pine, da franquia Star Trek), e ainda um pai divorciado com dois filhos. De maneira que ambos acabaram de perder um ente querido e se veem preste a perder, também, a fazenda da família localizada em West Texas, e logo decidem realizar uma série de assaltos à várias filiais de um banco do Texas, como uma chance de recuperarem o legado da família e se restabelecerem financeiramente.
Só que durante o processo a dupla chama a atenção do veterano e astuto ranger Marcus Hamilton (o vencedor do Oscar Jeff Bridges), um texano obstinado e prestes à se aposentar, que passa a seguir implacavelmente os passos da dupla, o qual tudo fará para solucionar os crimes e capturá-los.

Além disso, o filme  mostra a distância entre dois personagens e a sombria relação construída no passado entre eles e ainda demostra a esperança de Toby em restaurar a relação perdida, enquanto Tanner não tem vontade e nenhuma fé em modificar esse status.

Desta forma, toda ambientação de A Qualquer Custo remete à um faroeste moderno, gênero considerado como o mais americano do mundo do cinema. Acrescentado disso, o longa conta com características muito particulares do estado texano que são essenciais para narrar a história, seja pelos aspectos visuais como as paisagens desérticas e amplas, quanto dentro da cidade ou até ainda pelo o costume da população desse estado em particular tem em andar sempre armado,e também o tom mais áspero no modo de tratar as pessoas, tudo isso aliado remete à essa temática.

No entanto, mais do que só retratar o estilo de vida do Texas o roteirista Taylor Sheridan apresenta uma análise sútil desse lugar perdido no tempo em meio a múltiplas placas de vende-se e seu estado arruinado de empobrecimento devido boa parte à crise financeira e uma América falida. Assim, é neste ambiente que são situados personagens clássicos do faroeste e dois anti-heróis que, por mais que estejam assaltando bancos, todos os seus atos são justificáveis para um bem maior, já que nem sempre é errado roubar de um ladrão.

Mais uma vez, Ben Foster rouba todas as cenas em que participa na produção, assim como fez em  Os Indomáveis, sua performance de Foster é vibrante e única fazendo, com isso, a performance de Chris Pine seja apagada pelo caminho. 

Já Jeff Bridges é extremamente competente e habilidoso. Além disso, vale destacar também a ótima trilha-sonora da produção de  Nick Cave, em parceria com Warren Ellis, apesar de não ser fã de carteirinha desse estilo musical, mas por mais surpreendente que possa parecer me peguei por diversas vezes cantarolando e desejando secretamente por mais, sem deixar de fora a tradicional sacudidinha de cabeça.

O  filme é engraçado, empolgante e trata de temas importantes e super atuais como o racismo retratado por Bridges, o porte de armas e a tão temida crise financeira que também chegou a atingir a grande potência. De certo, acredito que Bridges e Foster, além do filme e roteiro têm grandes chances de serem indicados ao Oscar em diversas categorias, e realmente torço para que isso venha a acontecer.

Apesar de não ser tão fã de faroeste, eu (Priscila) sou obrigada a reconhecer a qualidade em cada detalhe dessa produção que me impressionou do início ao fim por ser tão minimalista e detalhista, onde oferece ao espectador um verdadeiro mergulho nesse intenso universo e ainda faz com que fiquem divididos entre qual o lado deve ser escolhido. Definitivamente, tenho tendências a escolher os foras da lei e nesse longa foi exatamente o lado que escolhi. Então convido todos os cinéfilos de plantão e os adeptos para assistirem a esse filme incrível e fantástico, escolham um lado e não esqueçam aquela pipoca gigantesca como acompanhamento. Bom filme !


Ficha Técnica:

Estreia: nos cinemas brasileiros no dia 02  de Fevereiro  de 2016
Título Original: Hell Or High Water
Distribuidor: California Filmes
Direção: David Mackenzie
Nota: 9.0, quase um cinco estrelas
Elenco: Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges, Gil Birmingham, Dale Dickey, Buck Taylor, Marin Ireland, Katy Mixon, Kevin Rankin, Melanie Papalia, Dylan Kenin, Gregory Norman Cruz







Trailer:



Comentários

  1. Sua resenha ficou fantástica, super completa! Eu não sou nem um pouco fã de filmes de faroeste, maaas como nem você gosta, e ainda assim achou o filme bom, talvez eu dê uma chance também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ben Foster é o cara! Queria muito ver esse filme...parece ser bem interessante com fotografia muito bem feita! ^^
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu curti esse filme, mas achei que aconteceu tudo rápido.
    E fiquei triste pelo Chris Pine, que finalmente fez um filme decente, e ninguém deu trela pra ele haha

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Que incrivel ir na cabine do filme, que inveja.... Gostei muito do filme e o jeito que o descreve
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Missão Romance - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Hoje vamos falar de “Missão Romance”, segundo livro da série  “Clube do Livros dos Homens”, lançado pela editora Arqueiro e é da autora Lyssa Kay.  Nossa, como me diverti com o romance anterior da série, foi uma verdadeira surpresa, então estava super ansiosa por essa leitura e posso dizer que ele superou as expectativas, simplesmente devorei o livro! Hahaa. Liv Papandreas, é irmã de Thea, cunhada de Gavin, o casal protagonista do primeiro livro da série. Ela atualmente trabalha no restaurante mais famoso de Nashville,  com o tirano Royce Preston. Ele na TV é uma mega celebridade e seu restaurante é frequentado pelos mais ricos da sociedade, mas internamente ele é podre e trata seus funcionários como se fossem lixo. Todo mundo acha que Liv tem sorte de trabalhar para ele, mas poucos sabem o quão mau caráter ele é. Thea, sempre tenta fazer Liv, desistir desse emprego e montar sua própria confeitaria com a sua ajuda financeira. O problema é Liv, que vencer na vida por

Eleanor & Grey - Resenha

Oi Povo, tudo bem? Todo mundo que acompanha o blog sabe que sou mega fã de Brittainy C. Cherry, então quando vi que a caixa do “clube da Carina Rissi” vinha com o livro “Eleanor & Grey" e os marcadores de todos os livros da autora lançado aqui no Brasil, fiquei LOUCA. Graças ao bons Deuses dos livros, a Editora disponibiliza a caixa de maneira avulsa e consegui comprar essa lindeza! Rsrs. Sabe aquele tipo de livro que quando você termina, seus pensamentos são: “Obrigada Deus por eu amar ler! Obrigada por livros assim! Que lição de vida! Que autora maravilhosa!!". Quando terminei mandei uma foto da minha cara inchada de tanto chorar para Helyssa (voocomlivro) e Anastacia (notasliterarias_), falando que não estava sabendo lidar com tantos sentimentos. Eleanor, é uma adolescente que ama ler, não é muito social e ainda usa aparelho nos dentes, essa junção é o bastante para chamarem ela de esquisita ou sorriso metálico. Ela nem liga muito para esses comentários, Eleano