Oi povo, tudo bem?
Hoje vamos falar de “Escândalo de Cetim” segundo livro da série “As Modistas”, até agora a minha preferida da diva
Loretta Chase. O que mais curto dessa série é que as irmãs Noirot, não são aquelas mocinhas indefesas a espera de um milagre, elas realizam um milagre se for necessário! Rsrs
O quote abaixo representa muito bem isso:
“Não seríamos quem somos se agíssemos como mulheres normais. Não vejo por que deveríamos começar a agir normalmente agora, só porque nossa melhor cliente cometeu um erro com um homem ou porque a mãe dela guarda mágoas. Não pretendo me sentar e me render só por causa de um pequeno revés.”
Quer conhecer um pouco mais a série?
Sedução da Seda.

Nesse livro conhecemos melhor Sophia Noirot, a diva loura do “temível” trio de irmãs donas do ateliê Maison Noirot. Ela não é tão talentosa com desenhos de roupas quanto sua irmã Marcelline, mas é ótima em desenhar chapéus chiques e em bolar planos super eficazes para salvar a pele delas. Geralmente nesses planos ela se transforma em outra “pessoa” e tirando a suas irmãs, quase ninguém consegue reconhecê-la.
Agora o trio depende ainda mais de um dos planos de Sophie, pois o casamento de Marcelline com o duque de Clevedon, diminuiu muito a clientela. Elas sabem que podem viver muito bem apenas dependendo de Clevedon, mas que graça teria a vida sem seu próprio negócio e sem sua liberdade?
Do outro lado da história conhecemos melhor o conde Longmore, melhor amigo do duque de Clevedon e irmão mais velho de lady Clara. Ele é conhecido pela sua vida boêmia, por suas brigas e principalmente por levar uma vida sem rumo. Desde que ele viu Sophie pela primeira vez ficou super curioso para entender que mulher louca é aquela. O mais engraçado é que ele era uma das poucas pessoas que reconheciam Sophie quando ela estava “vestida” como algum de seus personagens, ela é uma verdadeira atriz.
Lady Clara Fairfax apesar de estar se tornando uma mulher independente, ainda é incrivelmente ingênua e acaba caindo na armação de um lorde mau-caráter e se vê obrigada a casar (Não vou entrar detalhes!!). Desesperada e sem saber o que fazer Clara resolve fugir.
Como Clara é a principal consumidora do ateliê, a fuga dela acaba prejudicando diretamente a imagem da loja e com isso Sophie resolve bolar um plano infalível para salvar a pele de sua cliente. Ela e conde Longmore partem a procura de Clara, com isso eles acabam se aproximando e começam a perceber o perigo que um pode ser para o outro.
“- Truques fazem parte do seu departamento, Srta. Noirot. O meu é distribuir socos. Mas fico lisonjeado pela senhorita imaginar que sou esperto o bastante para enganá-la.”
Preciso comentar que durante a leitura encontramos lados opostos, a inocência de Clara e a esperteza de Sophie, mas depois percebemos que ambas são bem parecidas. Clara é extremamente ingênua, pois sua família a protege de todas as maneiras e nos faz pensar que proteção nem sempre nos livra das furadas da vida. Também observamos que Sophie apesar de toda a sua esperteza é extremamente ingênua quando os assuntos do coração entram em campo, e isso nos mostra o quanto Marcellina se sacrificou em prol de sua irmã.
Não vou me alongar porque não quero soltar nenhum spoiler, mas tenho que dizer que esse livro é maravilhoso! Loretta consegue prender o leitor de uma maneira incrível, é impossível parar a leitura até saber o final, ela ainda nos faz suspirar e dar boas gargalhadas.